As bênçãos da presença de Deus

/uploads/posts/As bênçãos da presença de Deus

"Depois ordenou o Senhor a Moisés: 'Saia deste lugar, com o povo que você tirou do Egito, e vá para a terra que prometi com juramento a Abraão, a Isaque e a Jacó, dizendo: Eu a darei a seus descendentes. Mandarei à sua frente um anjo e expulsarei os cananeus, os amorreus, os hititas, os ferezeus, os heveus e os jebuseus. Vão para a terra onde manam leite e mel. Mas eu não irei com vocês, pois vocês são um povo obstinado, e eu poderia destruí-los no caminho'. Quando o povo ouviu essas palavras terríveis, começou a chorar, e ninguém usou enfeite algum. Isso porque o Senhor ordenara que Moisés dissesse aos israelitas: 'Vocês são um povo obstinado. Se eu fosse com vocês, ainda que por um só momento, eu os destruiria. Agora tirem os seus enfeites, e eu decidirei o que fazer com vocês'. Por isso, do monte Horebe em diante, os israelitas não usaram mais nenhum enfeite. Moisés costumava montar uma tenda do lado de fora do acampamento; ele a chamava Tenda do Encontro. Quem quisesse consultar a Deus ia à tenda, fora do acampamento. Sempre que Moisés ia até lá, todo o povo se levantava e ficava de pé à entrada de suas tendas, observando-o, até que ele entrasse na tenda. Assim que Moisés entrava, a coluna de nuvem descia e ficava à entrada da tenda, enquanto o Senhor falava com Moisés. Quando o povo via a coluna de nuvem parada à entrada da tenda, todos prestavam adoração de pé, cada qual na entrada de sua própria tenda. O Senhor falava com Moisés face a face, como quem fala com seu amigo. Depois Moisés voltava ao acampamento; mas Josué, filho de Num, que lhe servia como auxiliar, não se afastava da tenda. Disse Moisés ao Senhor: 'Tu me ordenaste: Conduza este povo, mas não me permites saber quem enviarás comigo. Disseste: Eu o conheço pelo nome e de você tenho me agradado. Se me vês com agrado, revela-me os teus propósitos, para que eu te conheça e continue sendo aceito por ti. Lembra-te de que esta nação é o teu povo'. Respondeu o Senhor: 'Eu mesmo o acompanharei, e lhe darei descanso'. Então Moisés lhe declarou: 'Se não fores conosco não nos envies'(Êxodo 33:1-15).

Parte do povo de Israel chegou à conclusão do quanto a presença de Deus era tudo, só depois que a perderam. Os versículos de 2 a 4 mostram que essas pessoas tinham dura cerviz, ou seja, não aceitam ordens, eram desobedientes e teimosos.

Precisamos buscar a valorizar a presença de Deus, pois só com ela realizamos, conquistamos, recebemos bênçãos. Por isso eu quero falar sobre algumas bênçãos da presença de Deus:

1) A presença de Deus nos traz descanso (versículos 13 e 14)

Moisés estava angustiado com a situação do povo, que era rebelde e não conhecia a Deus. Mas, em meio à angústia e necessidade, a presença de Deus traz descanso à alma.

Jesus disse: "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve" (Mateus 11:28-30).

Então vá até Jesus e tenha uma vida de obediência. Assim você terá descanso para a sua alma.

2) A presença de Deus nos tira do Egito e te leva para a terra prometida

Em Deuteronômio 4:37,38 está escrito: "Porque amou os seus antepassados e escolheu a descendência deles, ele foi em pessoa tirá-los do Egito com o seu grande poder, para expulsar diante de vocês nações maiores e mais fortes, a fim de fazê-los entrar e possuir como herança a terra deles, como hoje se vê".

Egito > deserto > terra prometida. Percebam que há um espaço entre o Egito e Canaã. Por quê? Porque precisamos atravessar o deserto para que as coisas do mundo sejam tiradas de nós. Nós podemos sair da escravidão e ir diretamente para a terra prometida. Veja o por quê:

"Tenham o cuidado de obedecer toda a lei que eu hoje lhes ordeno, para que vocês vivam, multipliquem-se e tomem posse da terra que o Senhor prometeu, com juramento, aos seus antepassados. Lembre-se de como o Senhor, o seu Deus, os conduziu por todo o caminho no deserto, durante estes quarenta anos, para humilhá-los e pô-los à prova, a fim de conhecer suas intenções, se iriam obedecer aos seus mandamentos ou não. Assim, ele os humilhou e os deixou passar fome. Mas depois os sustentou com maná, que nem vocês nem os seus antepassados conheciam, para mostrar-lhe que nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca do Senhor. As roupas de vocês não se gastaram e os seus pés não incharam durante esses quarenta anos. Saibam, pois, em seu coração que, assim como um homem disciplina o seu filho, da mesma forma o Senhor, o seu Deus, os disciplina. Obedeçam aos mandamentos do Senhor, o seu Deus, andando em seus caminhos e dele tendo temor. Pois o Senhor, o seu Deus, os está levando a uma boa terra, cheia de riachos e tanques de água, de fontes que jorram nos vales e nas colinas" (Deuteronômio 8:1-7).

3) A presença de Deus nos traz alegria

O salmista disse: "Sempre tenho o Senhor diante de mim. Com ele à minha direita, não serei abalado. Por isso o meu coração se alegra e no íntimo exulto; mesmo o meu corpo repousará tranquilo, porque tu não me abandonarás no sepulcro, nem permitirás que o teu santo sofra decomposição. Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua presença, eterno prazer à tua direita" (Salmos 16:8-11). Com isso vemos que Davi sabia contar com a presença de Deus nas perseguições, guerras e fracassos.

4) A presença de Deus nos traz proteção

"Como é grande a tua bondade, que reservaste para aqueles que te temem, e que, à vista dos homens, concedes àqueles que se refugiam em ti! No abrigo da tua presença os escondes das intrigas dos homens; na tua habitação os proteges das línguas acusadoras. Bendito seja o Senhor, pois mostrou o seu maravilhoso amor para comigo quando eu estava numa cidade cercada" (Salmos 31:19-21).

Davi sabia que a presença de Deus o escondia dos inimigos. Não tenha medo. Deus está com você? Então você está bem!

5) A presença de Deus nos traz respostas

"Ó Senhor, Deus que me salva, a ti clamo dia e noite. Que a minha oração chegue diante de ti; inclina os teus ouvidos ao meu clamor" (Salmos 88:1,2).

Se a presença de Deus está conosco, Ele nos ouve e nos atende. A melhor maneira de garantir respostas é estar na Sua presença!

LEIA TAMBÉM:
Por que não sinto mais a presença de Deus?
Todos podem entrar na presença de Deus?

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados