A oração que agrada a Deus

/uploads/posts/A oração que agrada a Deus

Todos nós já tivemos um tempo bom de oração no passado, mas, por algum motivo, acabamos desistindo dessa prática - e sempre que nos lembramos disso, somos tomados pelo sentimento de culpa, não é mesmo?

Está escrito: "Certo dia Jesus estava orando em determinado lugar. Tendo terminado, um dos seus discípulos lhe disse: 'Senhor, ensina-nos a orar, como João ensinou aos discípulos dele'" (Lucas 11:1).

Esse é o desejo de muitos, porém, alguns cristãos oram apenas porque "devem" orar, porque a Bíblia ordena, porque o pastor cobra, etc. Outros oram apenas quando os problemas surgem. Mas a verdade é que jamais oraremos se não soubermos disso:

1) Oração não é só para o nosso bem estar, e sim para agradar a Deus

Não devemos só pedir o que precisamos, mas pedir o que Deus deseja.

- Não devemos ser egoístas! Está escrito: "Vocês cobiçam coisas, e não as têm; matam e invejam, mas não conseguem obter o que desejam. Vocês vivem a lutar e a fazer guerras. Não têm, porque não pedem. Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres" (Tiago 4:2,3);

- Podemos orar pedindo socorro. O apóstolo Paulo escreveu: "Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade" (Hebreus 4:16).

Mas o nosso principal propósito na oração deve ser a comunhão com Deus. Vejamos: "Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa? Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé? Portanto, não se preocupem, dizendo: Que vamos comer?  ou que vamos beber?  ou que vamos vestir? Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal" (Mateus 6:25-34).

Deus já sabe do que você precisa, mas Ele quer que você ore para ser íntimo dEle. Davi era assim:

"Eles me atacaram no dia da minha desgraça, mas o Senhor foi o meu amparo. Ele me deu total libertação; livrou-me porque me quer bem." (Salmos 18:18,19); "Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração." (Salmos 37:4); "Uma coisa pedi ao Senhor, é o que procuro: que eu possa viver na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a bondade do Senhor e buscar sua orientação no seu templo. Pois no dia da adversidade ele me guardará protegido em sua habitação; no seu tabernáculo me esconderá e me porá em segurança sobre um rochedo. Então triunfarei sobre os inimigos que me cercam. Em seu tabernáculo oferecerei sacrifícios com aclamações; cantarei e louvarei ao Senhor. Ouve a minha voz quando clamo, ó Senhor; tem misericórdia de mim e responde-me. A teu respeito diz o meu coração: 'Busque a minha face!' A tua face, Senhor, buscarei" (Salmos 27:4-8).

Você tem buscado a face de Deus? Você tem se deleitado nEle? Deleitar em Deus significa preferir estar com Ele acima de qualquer coisa! Ana é um exemplo disso: "Certa vez quando terminou de comer e beber em Siló, estando o sacerdote Eli sentado numa cadeira junto à entrada do santuário do Senhor, Ana se levantou e, com a alma amargurada, chorou muito e orou ao Senhor" (1 Samuel 1:9,10).

2) Deus se agrada quando vamos até Ele

Ana era provocada por Penina - a outra esposa de Elcana. Seu marido a amava muito, mas ele não conseguia suprir todas as suas necessidades: "Elcana, seu marido, lhe perguntava: 'Ana, por que você está chorando? Por que não come? Por que está triste? Será que eu não sou melhor para você do que dez filhos?'" (1 Samuel 1:8).

Ana estava triste e buscou a companhia de Deus: "Ana respondeu: 'Não se trata disso, meu senhor. Sou uma mulher muito angustiada. Não bebi vinho nem bebida fermentada; eu estava derramando minha alma diante do Senhor. Não julgues tua serva uma mulher vadia; estou orando aqui até agora por causa de minha grande angústia e tristeza'" (1 Samuel 1:15,16).

Existem pessoas que pensam que a tristeza é fruto da falta de fé. Elas pensam: Vou esperar a minha felicidade voltar para buscar a Deus. Mas Ana nos ensina algo muito importante: "Ela disse: 'Espero que sejas benevolente para com tua serva!' Então ela seguiu seu caminho, comeu, e seu rosto já não estava mais abatido" (1 Samuel 1:18).

Neemias também nos mostra a importância de sermos sinceros com os nossos sentimentos. Ele era copeiro do rei Artaxerxes. Ele experimentava o vinho e a comida que vinha para o rei, para evitar que ele fosse envenenado. Certa vez, Neemias ficou sabendo que Judá e Jerusalém estavam em ruínas. Isso o entristeceu demais, a ponto de ele não conseguir esconder o sentimento do seu rei – lembrando que era proibido chegar triste na presença do rei. Vejamos: "No mês de nisã do vigésimo ano do rei Artaxerxes, na hora de servir-lhe o vinho, levei-o ao rei. Nunca antes eu tinha estado triste na presença dele; Por isso o rei me perguntou: 'Por que o seu rosto parece tão triste, se você não está doente? Essa tristeza só, pode ser do coração!'" (Neemias 2:1,2).

Mas o rei se comoveu com a situação, permitiu que Neemias voltasse para sua terra natal e ainda lhe deu dinheiro e permissão para reconstruir os muros. Pare e pense: Se um rei pagão teve compaixão, imagine Jesus!

Aprenda a ouvir as respostas de Deus

Deus quer falar com você. Ele quer te responder. A Biblia diz: "Quer você se volte para a direita quer para a esquerda, uma voz atrás de você lhe dirá: 'Este é o caminho; siga-o'". (Isaías 30:21)

Deus vai te dizer o que fazer: "Faça as pazes com com aquela pessoa; fique mais calmo; confie em Mim..." Para isso, basta que você permaneça em oração e na leitura da Palavra.

LEIA TAMBÉM:
A oração do justo move a mão de Deus
5 lições de Jesus sobre a oração

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados