A convicção nos leva à transformação

/uploads/posts/A convicção nos leva à transformação

Antes de falar sobre transformação, eu gostaria que refletíssemos sobre o significado da palavra "convicção". Segundo o dicionário, "Convicção é uma certeza que vem através de fatos ou razões; é um convencimento". Isso nos mostra que se não estivermos convencidos de certas coisas na nossa vida, não veremos transformação nessas áreas e não lutaremos por elas. Citarei alguns exemplos: "Você já está convencido que sexo antes do casamento é pecado? Se não, você não lutará para evitá-lo. Você já chegou à conclusão de que envolver com um descrente é um jugo desigual? Se não, você poderá correr este risco. E em relação a dinheiro, você já chegou a conclusão que dizimar e ofertar na obra de Deus é necessário? Se não, você será sempre mesquinho. Apenas citei alguns exemplos, mas sei que se não tivermos certeza daquilo que acreditamos, não veremos transformação.

Nós lemos também no dicionário que a convicção está baseada em fatos ou razões. Por isso precisamos buscar na Palavra de Deus e no dia a dia, fatos em que podemos nos apoiar. Por exemplo: em relação o sexo antes do casamento, precisamos buscar na passagens bíblicas que mostram que o sexo foi criado por Deus para ser usufruído dentro do casamento. Em relação ao jugo desigual com incrédulos, podemos ver exemplos de pessoas que se relacionaram e tiveram conflitos. E sobre a generosidade com o Reino de Deus, podemos ver exemplos tanto na Bíblia como na vida de pessoas que foram fiéis nos dízimos e ofertas e nunca lhes faltou nada, pelo contrário, colheram muitos frutos.

Porém, às vezes, a convicção só vem em nosso coração quando passamos por sofrimentos, decepções, lutas. Então dizemos: "Eu não quero viver do meu jeito. Quero viver segundo o que Deus diz que é certo. Não quero ser como as outras pessoas, quero ser um cristão genuíno!".

A Bíblia conta a história de Elias - "um homem igual a nós, sujeito às mesmas paixões" (Tiago 5:17), mas que viu transformações em sua vida e na sua geração, tudo porque ele tinha fortes convicções em seu coração. (Leia 1 Reis 16:30-33 e 17:1)

Perceba que naquela época a situação de Israel era terrível! O rei Acabe havia abandonado Deus e se levantado contra Ele. Se tornou idólatra e levou toda a nação para o mesmo caminho. Casou-se com uma mulher que até hoje é o símbolo da maldade (Jezabel) e seu reinado se tornou tão opressor que até mesmo os fiéis a Deus, se esconderam com medo nas cavernas. E somente Elias resistiu e ficou firme na sua fé, correndo risco de vida! Mas no fim, veremos que houve uma grande transformação: Os profetas de Baal foram derrotados, o rei Acabe perdeu sua honra, Jezabel foi devorada por cães e todos se voltaram para Deus. Diante disso, precisamos questionar: o que fez Elias ficar firme? De onde veio tamanha ousadia a ponto dele enfrentar o rei com uma mensagem tão dura? Posso concluir que Elias tinha convicções que lhe deram ousadia e teve como resultado transformações. Vejamos:

1) Elias tinha certeza da realidade de Deus

(1 Reis 17:1a) "Tão certo como vive o Senhor"

Elias tinha consciência do poder de Deus. Ele sabia que o Senhor vive eternamente!

O rei Acabe pensou que tinha acabado com o culto a Jeová, mas ele não sabia que um homem ainda tinha convicção, e para o Deus de Abraão, Isaque e Jacó, um homem temente é o bastante!

Jó também tinha esta mesma convicção. Ele disse: "“Eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a Terra" (Jó 19:25).

Paulo também era um homem convicto: “"Não me envergonho de sofrer, pois eu sei em quem tenho crido e estou certo de que Ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia" (2 Timóteo 1:12).

2) Elias tinha certeza que representava a Deus

(v.1b) "Perante cuja face estou..."

Sabe quem Deus escolheu para reagir às crises? VOCÊ! Deus usa pessoas comuns, muitas vezes sem condições financeiras ou desprezadas da sociedade. (2 Corintios 5:20)

3) Elias tinha certeza que o poder de Deus estava à sua disposição

(v.1c) “"Nem orvalho nem chuva haverá nesses anos segundo minha palavra..."

Como ele sabia que sua profecia iria se cumprir? Qual era a base do seu ministério de profeta? A própria Palavra de Deus. Veja: (Deuteronômio 11:16,17).

Devemos entender que espiritualidade e conhecimento da Bíblia andam juntos.

Certa vez, o grande pregador Moody disse: Eu nNunca vi um cristão útil nas mãos de Deus que não seja um estudante da Bíblia.

E você? Deseja ser ousado como o profeta Elias? Basta ter convicções baseadas na Palavra de Deus.

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados