7 pecados que Deus odeia na vida do cristão

ASSISTA ESTE VÍDEO NO YOUTUBE! CLIQUE AQUI ► 7 pecados que Deus odeia na vida do cristão

O Livro de Provérbios nos traz uma série de instruções e advertências que nos mostram de forma muito clara e objetiva o que Deus espera de cada um de nós. E, conforme o escritor nos revela o caminho que devemos seguir, também aponta as atitudes que devemos evitar e os pecados que Deus odeia que pratiquemos. E é exatamente isso que acontece no capítulo 6. Veja o que está escrito: 

“Há seis coisas que o Senhor odeia, sete coisas que ele detesta: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que traça planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal, a testemunha falsa que espalha mentiras e aquele que provoca discórdia entre irmãos.” (Provérbios 6:16-19)

Nesses versículos, o rei Salomão nos revela sete pecados que o Senhor odeia e que devemos tirar de nossas vidas, caso queiramos ter um relacionamento íntimo com Ele. Por isso, eu vou te mostrar que nenhum de nós está livre de cometer alguns desses erros.

1º pecado: Olhos altivos

Ter “olhos altivos” significa ser soberbo, orgulhoso, se achar melhor que as outras pessoas por qualquer motivo que seja. Esse é um pecado tão perigoso que a Bíblia diz que ele leva à ruína e à queda (Provérbios 16:18). E eu fico impressionado de ver tantos crentes que, só porque vão à igreja e conhecem a Palavra de Deus, acham que podem apontar o dedo e condenar, como faziam os religiosos na época de Jesus.

Certa vez, Cristo contou uma parábola em que um fariseu se achava tão superior que ele dizia em suas orações: “Deus, obrigado porque eu não sou como as outras pessoas!”. Enquanto isso, um cobrador de impostos orava a Deus humildemente, pedindo misericórdia. No final da história, o religioso que tinha olhos altivos, foi rejeitado pelo Senhor, e o outro homem foi aceito porque reconheceu que sem Deus ele não era nada. Então, Jesus termina a parábola citando a famosa frase: ”Porque todo o que se exalta, será humilhado; mas o que se humilha, será exaltado” (Lucas 18:14). 

2º pecado: Língua mentirosa

O cristão deve ser conhecido como um povo que vive na verdade e luta por ela, custe o que custar. Por isso, devemos fugir de todas as formas de mentira, caso contrário, estaremos fazendo a vontade do inimigo. Veja o que Jesus disse aos mentirosos: “Vocês pertencem ao pai de vocês, o diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira.” (João 8:44).

Muitas vezes queremos mostrar aos outros aquilo que não somos, e por isso mentimos. Outras vezes, queremos esconder de alguém algo errado que estamos fazendo, e ocultamos a verdade. O problema é que, se você repete uma mentira várias vezes, você pode começar a acreditar nela; então tome muito cuidado ao dizer certas coisas que não são verdade e que não estão alinhadas com a Palavra de Deus.

O que você precisa, na verdade, é mudar o seu coração, porque Jesus disse que “a boca fala do que o coração está cheio” (Mateus 12:34). Então, peça ao Senhor que transforme a sua vida à partir de hoje.

3º pecado: Mãos que derramam sangue inocente

Quando se fala em “derramar sangue inocente”, logo pensamos em crimes de assassinato. E é verdade que tirar a vida de outra pessoa é algo gravíssimo, pois a vida é um dom divino e ninguém tem o direito de destruí-la. Mas, esse pecado vai além de causar a morte de alguém; ele também trata de agressões físicas. Quantos maridos aparentam ser homens bons dentro da igreja, mas quando estão em casa, se transformam e são violentos com suas esposas e filhos!? Deus odeia isso!

Todos nós conhecemos o mandamento: “Não matarás”, porém, quando Jesus estava no Monte das Oliveiras, Ele ensinou a essência dessa ordem, e disse algo interessante:

“Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados: ‘Não matarás’, e ‘quem matar estará sujeito a julgamento’. Mas eu lhes digo que qualquer que se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento. Também, qualquer que disser a seu irmão: ‘Racá’, será levado ao tribunal. E qualquer que disser: ‘Louco!’, corre o risco de ir para o fogo do inferno” (Mateus 5:21,22).

Jesus afirmou que o assassinato também pode estar nas nossas palavras e emoções. Só pelo fato de guardarmos ódio no coração contra alguém, já significa que estamos desobedecendo o sexto mandamento, como disse o apóstolo João: “Todo aquele que odeia a seu irmão é assassino” (1 João 3:15).

Que Deus nos capacite a respeitarmos a vida e amarmos as pessoas, inclusive os nossos inimigos.

4º pecado: Coração que traça planos perversos

Quando Satanás lança uma semente do mal sobre nós, ela pode se instalar em nosso coração. Por isso, devemos protegê-lo e não permitir que essa semente brote e gere frutos amargos, porque Deus não se agrada das pessoas que tem um coração mal, onde só há intenções ruins, como o rancor, o ódio, a inveja, o desejo de vingança, entre outros sentimentos. Então, tome muito cuidado! Em outro provérbio, Salomão escreveu: “Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.” (Provérbios 4:23).

E como devemos proteger o nosso coração do mal? Guardando a Palavra de Deus nele. Isso significa obedecer e seguir os seus mandamentos. A Bíblia diz que o nosso coração deve ser ocupado com tudo o que verdadeiro, que for nobre, correto, puro, amável, de boa fama, excelente ou digno de louvor (Filipenses 4:8).

Por isso, tome cuidado com as más amizades que estão sempre planejando fazer o que é errado. Busque andar com pessoas tementes a Deus e que nunca te levaria para os maus caminhos. Não é por acaso que a Bíblia diz:

“Não se deixem enganar: "as más companhias corrompem os bons costumes” (1 Coríntios 15:33).

5º pecado: Pés que se apressam para fazer o mal

“Pés apressados em fazer o mal” se refere a pessoas que vivem querendo praticar o mal. Parece que estão sempre querendo ”passar alguém pra trás”, “dar o calote” em alguém, se aproveitar da bondade dos outros. Porém, o rei Salomão disse que “quem permanece na justiça viverá, mas quem sai em busca do mal corre para a morte” (Provérbios 11:19). Ou seja, quem faz o mal, está cavando o próprio buraco.

Eu fico triste em ver que tantas pessoas que se dizem cristãs, são mal pagadores, não honram seus compromissos e prejudicam os outros de todas as formas, achando que não haverá conseqüências. Mas estão completamente enganados, porque Deus é amor, mas também é justiça.

E não podemos esquecer que “fazer o mal” também está relacionado ao pecado. Muitas vezes nós ficamos pensando em maneiras de pecar e satisfazer nossos desejos, por isso, devemos pedir a Deus que tire de nós o desejo pelas coisas mundanas. Veja o que o apóstolo Paulo disse:

“Comportemo-nos com decência, como quem age à luz do dia, não em orgias e bebedeiras, não em imoralidade sexual e depravação, não em desavença e inveja. Pelo contrário, revistam-se do Senhor Jesus Cristo, e não fiquem premeditando como satisfazer os desejos da carne” (Romanos 13:13,14).

6º pecado: Testemunha falsa que espalha mentiras

Não podemos falar de algo que não vimos ou não ouvimos, pois, senão, estaremos espalhando mentiras, e isso pode acabar com a vida de uma pessoa. É por isso que Deus odeia esse pecado! Quantas pessoas já não vão mais à igreja por causa de fofocas que os próprios irmãos fizeram contra elas, não é mesmo?

A Bíblia diz que “o amor cobre multidão de pecados” (1 Pedro 4:8). Então, quando alguém chegar até você contando uma fofoca ou algo que prejudique a imagem de alguém, “corte o mal pela raiz” e não leve esse assunto adiante. Em vez disso, incentive o outro a orar, em vez de ficar falando mal daquela pessoa.

7º pecado: Provocar discórdia entre irmãos

Dos sete pecados listados em Provérbios capítulo 6, este não apenas aborrece ao Senhor, como também é detestável aos Seus olhos. E, se pararmos para pensar, este é mais um pecado relacionado à nossa língua, porque, realmente, as palavras têm poder de trazer vida ou morte (Provérbios 18:21). Quantos casamentos foram destruídos, ministérios acabaram, pessoas ficaram feridas, por causa daqueles que emprestaram a língua para Satanás semear contendas entre irmãos!? O diabo gosta de causar divisão, e devemos fazer de tudo para permanecermos unidos. Veja o que Jesus disse:

“Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá” (Mateus 12:25).

Isso quer dizer que a destruição de um lar e de um ministério começa pelas brigas, discórdias e desunião. Então, vamos vigiar e pedir a Deus que nos livre de todo o mal.

Estes são os 7 pecados do cristão que desagradam a Deus, e que não podem ser praticados por nós de maneira alguma, caso contrário, sofreremos as consequências da nossa desobediência. Que Deus nos ajude e nos fortaleça!

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados