5 orações mais poderosas da Bíblia - (Antigo Testamento)

ASSISTA ESTE VÍDEO NO YOUTUBE! CLIQUE AQUI ► 5 orações mais poderosas da Bíblia - (Antigo Testamento)

Conheça as 5 orações mais poderosas da Bíblia no Antigo Testamento que mostram o quanto o nosso Deus é grande e poderoso! Eu creio que esses testemunhos vão te incentivar a ter uma vida de oração.

-----
Olá, eu sou o Pastor Antonio e hoje eu quero falar com você sobre as orações mais poderosas feitas por homens e mulheres de Deus que estão registradas no Antigo Testamento. E, assim que formos analisando cada uma dessas orações, vamos ver que elas foram feitas por pessoas comuns como eu e você!

A Bíblia mostra que a oração é uma das armas mais poderosas na vida do cristão, e não importa se a oração foi feita de manhã, de madrugada, no monte ou na sua casa; se foi feita individualmente ou em grupo, se foi longa ou durou só alguns minutos... Se você tiver fé, for obediente e aceitar a vontade de Deus para a sua vida e não duvidar do Seu poder, Ele moverá as montanhas em seu favor.  

Foi isso o que o Senhor fez com essas 5 pessoas no Antigo Testamento que tiveram suas vidas transformadas através da oração.

1) ORAÇÃO DE JOSUÉ (Leia Josué capítulo 5)

Josué foi escolhido por Deus para ser o sucessor de Moisés e liderar o povo de Israel que havia sido liberto da escravidão no Egito e seguia para a terra prometida. Mesmo diante de todas as dificuldades que aquelas pessoas enfrentaram durante os 40 anos caminhando pelo deserto, Josué não desistiu, nem desanimou.

Atendendo ao chamado de Deus, ele comandou a destruição de Jericó, uma cidade de muros altos e portões de ferro. Isso fez com que cinco reis cananeus se reunissem para tentar destruir Josué. Porém, esse grande exército não foi capaz de derrotá-lo. A Bíblia conta que esses inimigos perceberam que iriam perder a guerra, e ficaram aliviados ao verem que o dia estava terminando, pois sabiam que dificilmente seriam capturados na escuridão da noite.

Mas eles se esqueceram de que Deus estava com o Seu povo e que Josué era um homem de oração. Naquele momento Josué pediu ao Senhor que prolongasse o dia para que pudesse terminar o combate. Ele clamou para que Deus parasse o sol, e um milagre maravilhoso aconteceu. O sol parou, e assim, o exército de Israel pôde derrotar seus inimigos.

2) ORAÇÃO DE ANA (Leia 1 Samuel 1)

Ana era uma mulher que teve um casamento abençoado com um homem chamado Elcana. Ele era temente a Deus e amava muito sua esposa. Porém, Ana guardava uma tristeza muito grande em seu coração: ela não conseguia engravidar. E para piorar a situação, a segunda esposa do seu marido, chamada Penina, (porque naquela época um homem podia ter mais de uma mulher), a Penina tinha vários filhos e zombava de Ana por causa de sua esterilidade.

Cansada de tanta angústia e humilhação, Ana decidiu orar com fervor, e disse a Deus que se Ele lhe desse um filho, ela o consagraria para fazer a obra do Senhor. Deus viu o seu quebrantamento, a sua sinceridade, e lhe deu um filho chamado Samuel, que se tornou um dos profetas mais importantes, tanto é que foi ele quem ungiu Davi como rei de Israel. Depois disso, Ana foi abençoada com mais cinco filhos.

3) ORAÇÃO DE EZEQUIAS (Leia 2 Reis 19)

Ezequias foi um rei da tribo de Judá, que era descendente de Davi. Naquela época, o exército da Assíria já havia destruído 10 das 12 tribos de Israel. E Deus havia permitido que aquilo acontecesse porque aquelas tribos se voltaram contra o Senhor. A tribo de Judá seria a próxima a ser atacada e o rei da Assíria enviou cartas a Ezequias pedindo que ele se rendesse. Além disso, esse inimigo zombou do poder de Deus, dizendo que era impossível ele escapar.

Mas Ezequias era um homem de Deus, que sempre foi obediente e tinha muita fé. Ele apresentou aquelas cartas ao Senhor e orou pedindo misericórdia. Deus ouviu o seu clamor e trouxe um grande livramento. Ele enviou um anjo à Terra e matou, em uma única noite, 185 mil homens do exército inimigo. Então, o rei da Assíria voltou para casa, envergonhado e derrotado.

4) ORAÇÃO DE ISAÍAS (Leia 2 Reis 20)

Depois de um tempo, o rei Ezequias ficou muito doente, e o profeta Isaías foi até ele para entregar uma mensagem de Deus. Ele disse que Ezequias deveria arrumar a sua casa, ou seja, deixar tudo pronto para que alguém governasse em seu lugar, pois ele morreria em breve.

Nesse exato momento, Ezequias voltou o rosto para a parede e orou pedindo a Deus que não o deixasse morrer, e antes do profeta Isaías sair do palácio, Deus mandou ele voltar e dizer que lhe daria mais 15 anos de vida.

Ezequias pediu uma prova de que aquilo realmente iria acontecer. Então Isaías perguntou a ele se queria que a sombra do sol recuasse ou avançasse, e Ezequias pediu para que a sombra recuasse, porque aquilo era mais difícil de acontecer, porque o tempo teria que voltar.

Com isso, Isaías orou e Deus fez com a sombra do sol recuasse 10 graus na escadaria de Acaz, que era um tipo de relógio solar da época. Estudiosos de hoje em dia afirmam que esse retrocesso no relógio solar de Judá influenciou a contagem do tempo na Terra para sempre. Olha que milagre maravilhoso!

5) ORAÇÃO DE JOSAFÁ (Leia 2 Crônicas 20)

Josafá foi outro rei de Judá que também era fiel a Deus e por isso a sua nação era abençoada. Isso fez com que os povos inimigos ficassem muito incomodados e assim decidiram se unir para destruir Judá. A Bíblia conta que um exército enorme com mais de 1 milhão de soldados foi montado para derrotar o povo de Deus.

Diante dessa ameaça, Josafá caiu de joelhos e clamou ao Deus de Israel para que o socorresse, porque não havia escapatória. Depois disso, surgiu no meio do povo um profeta que levou a resposta de Deus ao rei: “Escutem, todos os que vivem em Judá e em Jerusalém e o rei Josafá! Assim lhes diz o Senhor: ‘Não tenham medo nem fiquem desanimados por causa desse exército enorme. Pois a batalha não é de vocês, mas de Deus. Vocês não precisarão lutar. Tomem suas posições; permaneçam firmes e vejam o livramento que o Senhor lhes dará. Não tenham medo nem se desanimem. Saiam para enfrentá-los amanhã, e o Senhor estará com vocês’" (2 Crônicas 20:15-17).

Josafá se encheu de esperança com essas palavras e, atendendo a ordem de Deus, colocou os músicos à frente do seu exército para louvar ao Senhor. Quando chegaram ao local da batalha, todos os inimigos já estavam mortos, porque na noite anterior o Senhor havia causado uma confusão no acampamento deles, fazendo com que os soldados matassem uns aos outros. O povo de Judá demorou 3 dias para juntar todo o despojo da guerra que acharam no acampamento inimigo.

CONCLUSÃO

Agora que você viu sobre essas orações poderosas desses homens e mulheres de Deus, você consegue imaginar quantas bênçãos nós deixamos de receber, quantas coisas ficamos sem entender, e até mesmo quanto males sofremos porque não oramos? Tudo seria diferente se tivéssemos o hábito de orar para tudo o que fizermos no dia a dia.

Entenda de uma vez por todas: os planos de Deus só serão totalmente realizados em sua vida se você manter o seu relacionamento com Ele. Por meio desses testemunhos que vimos neste vídeo, percebemos que:

- Se Ana não tivesse orado, Samuel não teria nascido;

- Se Josué não tivesse orado, o sol não teria parado;

- Se Ezequias não tivesse orado, como certeza ele seria morto e seu reino seria invadido;

- Se Isaías não tivesse orado, Deus não teria voltado a rotação da Terra;

- Se Josafá não tivesse orado, com certeza ele e o seu povo seriam mortos pelo exército de um milhão de homens;

E se você não orar, sua vida continuará a mesma e o inimigo tentará te derrubar. Mas se você orar com fé, o Senhor te ouvirá e enviará seus anjos para te guardar. Ele cumprirá os propósitos que têm em sua vida e te usará para fazer a diferença na sua geração.

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados