3 etapas da paixão - Pregação impactante para sua vida sentimental - Jovens e adultos 2019

ASSISTA ESTA PREGAÇÃO NO YOUTUBE! ► 3 etapas da paixão - Pregação impactante para sua vida sentimental

Você é feliz na vida sentimental ou vive sofrendo nessa área? Ouça esta pregação impactante sobre as 3 Etapas da Paixão que ministrei para os jovens do Acampamento Maanaim, na cidade de São Sebastião do Paraíso/MG.

---

Vamos ver o que a Bíblia diz sobre o amor: “O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” (1 Coríntios 13:4-7)

O amor de 1 Coríntios 13 fala sobre bondade, cumplicidade, humildade, paciência, fé e esperança; já a paixão é algo carnal, que mexe com a cabeça e o coração da gente, mas tem prazo de validade curto e acaba assim que conquistamos o que queremos. Além disso, o amor só faz bem e a paixão quase sempre acaba mal.

Por isso, eu quero refletir com você sobre a história de Sansão, para provar que a paixão é passageira. Abra sua Bíblia em Juízes 14:

1) A primeira etapa da paixão é a ATRAÇÃO

Vamos ler os versículos 1 a 3: “Sansão desceu a Timna e viu ali uma mulher do povo filisteu. Quando voltou para casa, disse a seu pai e a sua mãe: ‘Vi uma mulher filistéia em Timna; consigam essa mulher para ser minha esposa’. Seu pai e sua mãe lhe perguntaram: ‘Será que não há mulher entre os seus parentes ou entre todo o seu povo? Você tem que ir aos filisteus incircuncisos para conseguir esposa?’ Sansão, porém, disse ao pai: ‘Consiga-a para mim. É ela que me agrada’". (Juízes 14:1-3)

Sansão sentiu-se extremamente atraído por aquela mulher. A força desta atração era tão grande que não conseguia ver mais nada, pois a paixão é cega e também surda. Seus pais até tentaram lhe abrir os olhos para outras possibilidades, mas não queria ver nem ouvir, pois estava obcecado.

A primeira coisa que a paixão provoca é uma forte atração física. Como uma química ou um ímã que a pessoa não consegue resistir. Por isso, o apóstolo Paulo orientou ao jovem Timóteo “fuja das paixões da mocidade” (II Timóteo 2.22). Um grande perigo é a pessoa se tornar “escravos de toda sorte de paixões e prazeres” (Tito 3.3). O inimigo sabe que o ser humano é facilmente atraído pelo olhar, então desde a primeira tentação, luta para seduzir ao pecado (Gênesis 3.1-8).

A atração física e emocional é algo da natureza humana, mas para ser saudável é preciso equilíbrio. Muitos casais quando se conhecem sentem uma atração louca um pelo outro. Não conseguem resistir um minuto longe. Este descontrole dos hormônios e emoções não é normal. Se a atração que você sente é exagerado e não consegue se controlar, então o que sente é uma paixão. Cuidado com a Atração da Paixão!

2) A segunda etapa da paixão é a ILUSÃO

Vamos ler os versículos 5 a 9: “Sansão foi para Timna com seu pai e sua mãe. Quando se aproximavam das vinhas de Timna, de repente um leão forte veio rugindo na direção dele. O Espírito do Senhor apossou-se de Sansão, e ele, sem nada nas mãos, rasgou o leão como se fosse um cabrito. Mas não contou nem ao pai nem à mãe o que fizera. Então foi conversar com a mulher de quem gostava. Algum tempo depois, quando voltou para casar-se com ela, Sansão saiu do caminho para olhar o cadáver do leão, e nele havia um enxame de abelhas e mel. Tirou o mel com as mãos e o foi comendo pelo caminho. Quando voltou aos seus pais, repartiu com eles o mel, e eles também comeram. Mas não lhes contou que tinha tirado o mel do cadáver do leão.” (Juízes 14:5-9)

Sansão deixou o que estava fazendo e foi em busca da mulher que tinha se apaixonado. Estava tão iludido com a mulher que nem percebeu que estava pecando ao tocar no leão que havia matado pera tirar o mel, pois segundo as leis do seu povo, ele não poderia se aproximar de cadáver (Números 6:6). Por isso que ele não quis contar aos seus pais sobre o leão morto.

A ilusão da paixão é assim como o mel tirado do leão. Uma pessoa apaixonada sente que tudo está doce, sem perceber nem mesmo o cheiro da morte. Além disso, a paixão às vezes leva em conta somente o momento do prazer e não mede as consequências das escolhas feitas sem pensar. Cuidado com a Ilusão da Paixão!

3) A terceira etapa da paixão é a DECEPÇÃO

Nos versículos 10 a 20 vemos que Sansão fez uma festa de noivado e, em certo momento, lançou um enigma aos familiares da noiva. Só que ninguém conseguiu responder. A mulher insistiu com Sansão até conseguir descobrir o seu segredo e depois o traiu contando aos seus inimigos (v.17). Sansão perdeu sua atração e ilusão pela mulher e ela se casou com o um amigo, que era o padrinho de casamento (v.20).

Depois da Atração e da Ilusão, vem a Decepção. Tanto é verdade que Sansão acabou matando 30 homens naquele lugar e voltou para a casa de seu pai. Este episódio mostra algumas coisas que a revelam que a paixão é mais carnal do que sentimental ou espiritual. Cuidado com a Decepção da Paixão!

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados