10 frases que as pessoas pensam que estão na Bíblia

/uploads/posts/10 frases que as pessoas pensam que estão na Bíblia

A Bíblia precisa ser um mapa que norteia a nossa vida, um manual enviado por Deus para vivermos de acordo com a Sua vontade. Por isso o salmista disse que a Palavra é lâmpada para nossos pés, luz para o nosso caminho. Porém, o fato de não se conhecer as Escrituras, tem levado muitos cristãos a repetirem frases que ouviram de outras pessoas, achando que estão escritas na Bíblia, quando na verdade, não estão. E o profeta Oséias nos deixou um alerta vindo de Deus em relação a isso:

Meu povo foi destruído por falta de conhecimento. Uma vez que vocês rejeitaram o conhecimento, eu também os rejeito como meus sacerdotes; uma vez que vocês ignoraram a lei do seu Deus, eu também ignorarei seus filhos.” (Oséias 4:6)

Quer um exemplo prático disso? No final dos anos 90, surgiu uma suposta profecia sobre o fim do mundo, que dizia: “Até 1000 irá; de 2000 não passará”. Você não tem ideia de quantas pessoas entraram em depressão - e algumas até cometeram o suicídio - por acreditarem que essa frase realmente estava no Livro de Apocalipse. Mas não estava! E esse é apenas um exemplo. Agora, quero mostrar para você 10 frases que as pessoas pensam que estão na Bíblia, mas não estão. Vamos a elas:

1) O dinheiro é a raiz de todos os males

Muitas pessoas atribuem essa frase ao apóstolo Paulo, mas não foi isso que ele disse! O dinheiro, na verdade, é algo muito importante, pois necessitamos dele para a manutenção da nossa casa e da nossa família. Como sobreviveríamos nos dias de hoje sem o nosso salário? Como teríamos comida, água, energia elétrica? Como compraríamos roupas e viajaríamos?

O que Paulo disse é que não devemos amar o dinheiro, ou seja, não podemos colocar o nosso coração nele: “Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.” (1 Timóteo 6:10)

2) O cair é do homem, mas o levantar é de Deus 

Essa é outra frase bastante conhecida e que muitas pessoas acham que está na Bíblia. Mas, por mais que faça todo o sentido, afinal de contas, Deus é quem nos sustenta quando não temos mais forças e nos levanta quando estamos caídos, ela não é encontrada nas Escrituras.

Na verdade, existem alguns versículos semelhantes a esta frase. Um deles está no Salmo 145, e diz: “O Senhor ampara todos os que caem e levanta todos os que estão prostrados.” (Salmos 145:14); e a outra, que está em Provérbios 24, diz: “Pois ainda que o justo caia sete vezes, tornará a erguer-se, mas os ímpios são arrastados pela calamidade.” (Provérbios 24:16). Porém, é importante observar que Deus levanta aqueles que O obedecem e clamam por Ele.

3) Deus escreve certo por linhas tortas

Essa é uma das frases que mais ouvimos das pessoas quando algo não vai bem em suas vidas. Porém, ela não passa de um ditado popular, algo que atravessou gerações sendo pregado como se fosse uma passagem bíblica. Mas a verdade é que Deus nunca escreveu por linhas tortas. Nós é que não entendemos completamente os Seus caminhos, que são muito mais elevados que os nossos. Deus escreve certo por linhas certas, porque nada foge do Seu controle e poder.

"Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos e os meus pensamentos mais altos do que os seus pensamentos” (Isaías 55:9).

4) Quem não vem pelo amor, vem pela dor

É verdade que, em muitas situações, Deus usa o sofrimento para fazer com que alguém se arrependa dos seus erros e se volte para Ele. E foi exatamente isso que ele fez com o rei Nabucodonosor. Mesmo tendo presenciado maravilhas feitas por Deus, ele não entregou completamente a sua vida a Deus. Então, um dia, Nabucodonosor foi atingido por uma forma de loucura que quase acabou com a sua vida. Ele passou a pensar que fosse um animal, talvez um boi, e viveu literalmente dessa maneira. Só depois de 7 anos que o rei teve a razão devolvida pelo Senhor e, então, se prostrou aos Seus pés.

Mas essa frase não está na Bíblia! O que está escrito que se assemelha a isso é: A tristeza segundo Deus produz um arrependimento que leva à salvação e não remorso, mas a tristeza segundo o mundo produz morte.” (2 Coríntios 7:9).

5) O pouco com Deus é muito

É verdade que a matemática de Deus é diferente da nossa. Tanto é que em Provérbios está escrito: “Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza.” (Provérbios 11:24)

Porém, muitos pregadores têm usado essa frase como uma passagem bíblica para iludir e se aproveitar da boa vontade de pessoas menos instruídas da Palavra de Deus. O “pouco com Deus é muito”? É claro que sim! Mas isso não está escrito na Bíblia e você deve ficar atento para não ser enganado por falsos profetas.

6) É dando que se recebe

É bem provável que essa frase tenha surgido a partir do versículo de Atos 20, que diz: “Em tudo o que fiz, mostrei-lhes que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: ‘Há maior felicidade em dar do que em receber’". (Atos 20:35)

Mas você consegue perceber a diferenças nos discursos? Enquanto esse ditado popular fala em uma espécie de troca, pois “é dando que se recebe”, o texto bíblico afirma que dar é melhor do que receber. A verdade, meu irmão, é que você nem sempre receberá das pessoas algo em troca pelo bem que praticou - não se iluda! Por isso não dê algo esperando um retorno; dê porque Deus diz que é melhor dar do que receber.

7) Deus tarda, mas não falha

Essa frase pode parecer reconfortante no princípio, pois dá a entender que, por mais que Deus demore, no final tudo dará certo. Mas isso não é verdade, pois Deus nunca tarda. O tempo dEle é perfeito e tudo acontece pontualmente no dia e na hora exata em que Ele planejou. Deus não tarda; nós é que somos ansiosos e, por querer que algo se concretize rápido em nossa vida, passamos a crer que o nosso tempo é o tempo de Deus. Foi por isso que o apóstolo escreveu:

“Não se esqueçam disto, amados: para o Senhor um dia é como mil anos, e mil anos como um dia. O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Pelo contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento.” (2 Pedro 3:8,9)

8) Não cai uma folha da árvore sem que Deus queira

Essa é outra frase que foi inspirada em um versículo bíblico, mas que, na verdade, não se encontra nas Escrituras. Ela nos traz a ideia de que, mais do que controlar, Deus determina tudo o que acontece em nossas vidas. Mostra que tudo está dentro dos planos do Senhor e que nada foge à Sua vontade. Porém, devemos nos lembrar que nem tudo o que acontece, é da vontade de Deus. Por exemplo: Deus não queria que Adão e Eva O desobedecessem e também se não agrada quando nos afastamos dEle, no entanto, Ele permite que certas situações aconteçam para que a nossa fé se fortaleça e enxerguemos ao Senhor com mais clareza. Um versículo parecido com esse ditado popular está no Evangelho de Lucas: “Todos odiarão vocês por causa do meu nome. Contudo, nenhum fio de cabelo da cabeça de vocês se perderá.” (Lucas 21:17,18)

9) Esforça-te, e Eu te ajudarei

É verdade que o termo “esforça-te” é encontrado em diversas passagens bíblicas, porém, nenhum deles é acompanhado por “e eu te ajudarei”. Por quê? Porque Deus não é um Deus que faz barganhas. Ele não precisa que se esforce para te ajudar, para te livrar, para te abençoar. Deus é Deus e Ele vai fazer o que Ele tiver que fazer! Está escrito: “Pois o Senhor, o seu Deus, é o Deus dos deuses e o Soberano dos soberanos, o grande Deus, poderoso e temível, que não age com parcialidade nem aceita suborno.” (Deuteronômio 10:17)

Então isso significa que não precisamos fazer nada, que basta esperamos pela ajuda de Deus? Não, não é isso! Deus espera sim que você O busque de todo o seu coração, mas não esperando alguma coisa em troca, e sim para que o nome dEle seja honrado e glorificado por você, independente de qualquer coisa.

10) Jesus é o Médico dos médicos

O Novo Testamento está cheio de passagens sobre os milagres que Jesus fazia na saúde física e espiritual das pessoas. Ele curou todo tipo de doenças e enfermidades. Andou por toda parte fazendo o bem, oferecendo alívio aos cansados, paz aos aflitos, libertação aos cativos e cura aos enfermos. Ele purificou os leprosos, deu vista aos cegos, audição aos surdos, fala aos mudos. Ele levantou os coxos e ressuscitou os mortos. Porém, não há nenhuma passagem que afirme que “Jesus é o Médico dos médicos”. O mais próximo disso que está na Bíblia é:

“Jesus foi por toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas deles, pregando as boas novas do Reino e curando todas as enfermidades e doenças entre o povo.” (Mateus 4:23)

Então, meus irmãos, eu espero que esse vídeo, além de mostrar a vocês quais são as frases mais comuns que acreditamos serem bíblicas, mas não são, mostre a vocês a importância de ler a Bíblia e conhecer a Palavra do Senhor. Somente assim não seremos enganados. Foi por isso que Jesus nos falou: “E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará" (João 8:32).

VEJA TAMBÉM:
VÍDEO - 10 frases que não estão na Bíblia
Como ler a Bíblia em 3 passos

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados