Vaso nas mãos do oleiro
por: Antonio Júnior
"Ó comunidade de Israel, será que não posso eu agir com vocês como fez o oleiro?", pergunta o Senhor. "Como barro nas mãos do oleiro, assim são vocês nas minhas mãos, ó comunidade de Israel" (Jeremias 18:6).
Você sabe qual é o significado da palavra "oleiro"? Oleiro é aquele que fabrica objetos de barro, entre eles, vasos. Quando o oleiro pacientemente molda um vaso, é natural que o produto do seu trabalho apresente alguns defeitos. Cabe, então, a ele decidir se aquele vaso continuará com as imperfeições ou se o objeto será remodelado.
A Bíblia diz: "Esta é a palavra que veio a Jeremias da parte do Senhor: 'Vá à casa do oleiro, e ali você ouvirá a minha mensagem'. Então fui à casa do oleiro, e o vi trabalhando com a roda. Mas o vaso de barro que ele estava formando se estragou-se em suas mãos; e ele o refez, moldando outro vaso de acordo com a sua vontade. Então o Senhor dirigiu-me a palavra: (...) 'Como barro nas mãos do oleiro, assim são vocês nas minhas mãos(...)'" (Jeremias 18:1-6).
Você consegue imaginar qual foi a reação de Jeremias ao ouvir a ordem do Senhor? O profeta poderia ter pensado: "Mas por que o Senhor não me diz o que tem a dizer aqui mesmo?". Ao chegar no lugar apontado por Deus, Jeremias viu um oleiro trabalhando e, naquele momento, o Senhor fez duas revelações importantes a ele:
1) O oleiro é o próprio Deus zeloso e misericordioso, que nos aperfeiçoa nas fraquezas, que espera ter um relacionamento íntimo com o vaso e que quer moldá-lo para a Sua própria glória;
2) O vaso somos nós. Enquanto Deus falava com Jeremias, Ele mostrava que Ele tinha o poder sobre o "barro", e trabalharia nele para transformá-lo em um vaso útil. Deus continua sendo o oleiro e, agora, o barro em Suas mãos é você. Por isso, pergunte-se: Você vai se permitir ser moldado segundo o padrão de Deus? Você deixará que Ele, através do Espírito Santo, te esvazie do seu "eu", com o propósito de te transformar em um vaso para honra e santificação?