Supere o perfeccionismo

/uploads/posts/Supere o perfeccionismo

"(...) se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas" (Filipenses 4:8).

Seja honesto: você já conheceu alguma pessoa perfeccionista que fosse feliz de verdade? Não, porque as coisas estão sempre mudando e nunca estão da maneira que ela gostaria que estivesse. Logo que ela consegue resolver um problema, outro vem e a deixa insatisfeita outra vez.

Em vez de serem gratas pelas bênçãos dadas por Deus, as pessoas perfeccionistas se concentram no que está errado e, segundo elas, isso precisa ser corrigido. Pode ser um trabalho que elas fizeram que não ficou tão bom, ou alguns quilos que não conseguem perder, ou até mesmo um armário que não conseguem organizar. Pode ser ainda as imperfeições das outras pessoas: seus comportamentos, a forma com que elas falam ou se vestem. A verdade é que quando alguém se prende às próprias falhas ou dos outros, ela não consegue ser grata pelo que tem. E a gratidão é a essência da felicidade!

É importante deixar claro que não estou falando aqui do nosso esforço para sermos pessoas melhores. Isso é algo muito bom! Estou falando da obsessão sobre aquilo que não está dando tão certo. Sempre haverá uma forma de fazer algo melhor, mas isso não significa que você não possa desfrutar a vida do jeito que ela está hoje. Então, como ser curado disso? Mude o seu foco daquilo que está faltando e agradeça a Deus pelas bênçãos que você já tem! Lembre-se das palavras de Paulo: "Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam" (Romanos 8:28).

Se você tem sofrido com o perfeccionismo, saiba que Deus está no controle de todas as coisas; tudo está da forma que Ele quer que esteja. Então, em vez de se concentrar no negativo, pense nas coisas que são boas e dignas de louvor. Quando você começar a fazer isso, descobrirá o quanto a vida é maravilhosa!