Seja sábio ao usar a sua língua

/uploads/posts/Seja sábio ao usar a sua língua

"O Soberano Senhor deu-me uma língua instruída, para conhecer a palavra que sustém o exausto. Ele me acorda manhã após manhã, desperta meu ouvido para escutar como alguém que é ensinado" (Isaías 50:4).

Deus deu uma língua para todos nós: jovens e velhos, ricos e pobres, sábios e tolos. A língua é uma ferramenta que você pode usar para encorajar ou desencorajar, mas muitas vezes a usamos para machucar as pessoas, em vez de edificá-las. E é exatamente nos relacionamentos mais íntimos que mais a usamos para ferir o outro.

Se você estiver com o coração amargurado, tome cuidado ao fazer críticas, pois elas podem magoar e abalar a auto-estima de uma pessoa. E isso pode fazer com que ela repita esse mesmo ato com os outros. A língua também pode machucar através da piadinhas de mau gosto. Por isso, pense duas vezes antes de rir dos erros dos outros, zombar de alguém e dar a ela o rótulo de "desastrada", "preguiçosa", "estúpida" ou "gorda", por exemplo. Isso pode até provocar o riso dos outros ou da própria vítima, mas essas palavras deixam feridas muito dolorosas e difíceis de cicatrizar.

Você não pode desencorajar as pessoas tentando mostrar que é superior a elas. Às vezes, as magoamos e as prejudicamos com o simples fato de falar demais, as deixando sem tempo para se expressar. Dá a impressão de que, o que elas têm a dizer não é tão importante ou interessante quanto ao que você está dizendo. Assim, você precisa orar todos os dias pedindo ao Senhor sabedoria e domínio da sua língua. Além de agradar ao Pai, essa nova postura fará com que as pessoas gostem ainda mais de você!