Quem é o Espírito Santo?

/uploads/posts/Quem é o Espírito Santo?

"Mas eu lhes afirmo que é para o bem de vocês que eu vou. Se eu não for, o Conselheiro não virá para vocês; mas se eu for, eu o enviarei. Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo" (João 16:7,8).

Você sabia que o Espírito Santo é uma pessoa? É bem provável que você esteja surpreso e não consiga entender isso muito bem, afinal de contas, a Bíblia o descreve como um vento impetuoso. Além disso, lemos a respeito de Sua vinda aos discípulos na forma de uma língua de fogo e no batismo de Jesus como uma pomba.

No entanto, vale lembrar que Jesus e o próprio Deus também são descritos de outras formas não-humanas. Cristo já foi chamado de Pão da Vida e o Pai Celeste como um refúgio, que nos esconde sob a sombra de Suas asas. Isso quer dizer que Jesus é um pão e Deus é um pássaro gigante? Óbvio que não! Estas são apenas metáforas para nos ajudar a entender quem Eles são.

O Espírito Santo é uma pessoa e Ele deseja fazer uma obra especial em sua vida. Isso inclui te convencer dos seus pecados e Ele te revelará a mensagem da morte e ressurreição de Jesus, te mostrando que é verdade e que você precisa se voltar para Deus. Sem o poder de convencimento do Espírito, você nunca teria chegado a Jesus. É por isso que, quando se ora por um incrédulo, deve-se orar para que Deus o convença através do Seu Espírito.

O Espírito Santo não nos convence do pecado para nos levar ao desespero, mas para nos levar para os braços de Jesus. A Bíblia conta que, quando Pedro pregou no dia de Pentecostes, os corações das pessoas "ficaram aflitos" (Atos 2:37). Ou seja, eles não estavam esperando ouvir aquela mensagem tão forte, e isso foi preciso para que eles reconhecessem a necessidade de se arrependerem e crerem em Cristo como Salvador. O Espírito Santo vai confrontar o seu coração, mas não para te destruir. É para mostrar o quanto você precisa de Jesus na sua vida.

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados