Aprenda a lidar com dinheiro

Devocional

Aprenda a lidar com dinheiro

Anúncios

"Não devam nada a ninguém, a não ser o amor de uns pelos outros, pois aquele que ama seu próximo tem cumprido a lei" (Romanos 13:8).

A Bíblia recomenda a não devermos nada a ninguém. Quando o assunto é dinheiro, temos que tomar muito cuidado ao entrar em dívidas, pois estamos carregando o nome de Cristo e isso pode se tornar um mau testemunho para aqueles que estão à nossa volta. Não devemos comprar se não temos certeza que poderemos pagar, e também devemos pensar duas vezes antes de nos envolver em parcelas "à perder de vista". Nós não sabemos o dia de amanhã e é preciso somente um imprevisto para complicarmos toda a nossa vida.

Eu sei do que estou falando porque já tive muitos problemas por não saber economizar, e durante muitos anos minha conta poupança não tinha mais do que R$ 10,00. Era algo que me deixava muito mal, pois eu não sabia como sair dessa situação. Mas tudo mudou quando conheci minha esposa Thaís e ela pôde me ensinar a economizar, a não gastar por impulso e a juntar dinheiro sempre que conseguisse. Por isso, se você é como eu, que antes era indisciplinado nessa área, busque ajuda de pessoas que têm uma vida equilibrada financeiramente. Estude sobre o assunto, faça uma planilha com seus ganhos e gastos e entenda que ter dinheiro não é pecado, mas sim torná-lo a sua prioridade (1 Timóteo 6:10). Então, tire os bloqueios em sua mente que te fazem pensar que para ser humilde é preciso ser pobre, pois há muitos pobres orgulhosos, com o coração vazio de Deus, e também há ricos humildes e tementes ao Senhor. 

No Brasil, não aprendemos nas escolas sobre educação financeira e por isso a maior parte da população está individada, e talvez por isso, você nunca recebeu um ensinamento sobre como lidar com dinheiro e hoje sofre com as decisões erradas do passado. Mas você pode aprender com tudo o que passou e pedir sabedoria a Deus para agir corretamente daqui pra frente! Analise bem os motivos que te fazem gastar muito e antes de fazer uma nova dívida, lembre-se do quanto é ruim ficar no "vermelho" e devendo para alguém. O dinheiro não traz felicidade, mas a falta dele certamente trará muita infelicidade.

Geralmente, as pessoas não querem economizar porque não têm um propósito bem definido e a longo prazo. A maioria delas não pensa em investir e só querem comprar coisas fúteis, que duram pouco e que não geram nenhum retorno. Não estou dizendo que não podemos comprar aquilo que queremos, mas devemos refletir bastante se realmente precisamos de tudo o que queremos, e aprender a esperar o tempo certo de gastarmos aquilo que ganhamos com tanto esforço.

Ore assim: "Deus, Tu sabes de tudo o que preciso e graças a Ti, nada tem me faltado. Confesso que muitas vezes tenho agido sem sabedoria e por isso Te peço domínio próprio. Me perdoe se estou devendo a alguém e me capacite a pagar essa dívida para que eu possa dar um bom testemunho. Em nome de Jesus. Amém."

Anúncios
Anúncios
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Mensagens por Temas