Você tem dado desculpas para Deus?

/uploads/posts/Você tem dado desculpas para Deus?

Quando queremos fugir de uma responsabilidade, muitas vezes inventamos desculpas para nos livrar dela. Procuramos uma justificativa que não deixe nenhuma dúvida quanto à nossa "inocência", e uma das desculpas que mais ouvimos nos dias de hoje é: "Não posso porque não tenho tempo".

Eu entendo que a vida tem ficado cada vez mais corrida por causa dos muitos compromissos que assumimos. Mas será que os nossos dias estão cada vez mais curtos mesmo? Todo mundo tem a mesma quantidade de horas por dia para administrar, por isso ninguém pode contar vantagem de ter mais tempo ou reclamar que tem menos tempo que o outro. É triste saber que as desculpas tem prejudicado tanto as pessoas, principalmente quando o assunto é a obra de Deus. Infelizmente, há mais pessoas fugindo de Deus do que imaginamos. Elas querem conquistar tudo e fazer o que tem vontade, e só depois se lembram de Deus. Mas Jesus disse:

"Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas" (Mateus 6:33).

Se não priorizarmos o Senhor, poderemos ganhar o mundo e perder a nossa alma. Por isso, faça uma reflexão e seja sincero consigo mesmo. Você tem usado a tal desculpa do "não tenho tempo" para fugir das responsabilidades da obra de Deus? Quando um cristão afirma que não tem tempo para servir ao Senhor, ele só pode estar dizendo duas coisas:

1) Não quero me envolver com as coisas de Deus

Geralmente, quando alguém não gosta de se envolver com a obra de Deus, ela usa a desculpa de "não ter tempo" só para manter a aparência de religioso. Se este é o seu caso, tome muito cuidado, pois você está mentindo. Provérbios 12:22 diz: "O Senhor odeia os lábios mentirosos, mas se deleita com os que falam a verdade”, "O mentiroso não permanecerá na Minha presença" (Salmos 101:7).

Analise bem o motivo que tem feito você fugir das responsabilidades e comece hoje a usar os dons que Deus te deu para abençoar outras vidas. Talvez você não leva jeito para evangelizar com folhetos nas praças, mas você gosta de interceder ou até mesmo levar a Palavra de Deus através do teatro, dança, ministrações durante o louvor etc. Peça direção ao Senhor, e à medida em que você se envolver mais, você poderá descobrir dons e talentos que você nem sabia que tinha!

2) Não sei administrar o meu tempo

Pode ser que você realmente não esteja mentindo, mas tudo tem sido tão corrido que você não está conseguindo administrar o seu tempo. Temos o mau costume de fazer escolhas sem consultar a Deus, então comprometemos, assumimos responsabilidades e ficamos enrolados com coisas secundárias, nos tornando, assim, escravos do mundo. Por isso, devemos parar e pensar: "Será que eu tenho cumprido os planos de Deus para a minha vida?" Veja o que o sábio Salomão disse:

"...Quando avaliei tudo o que as minhas mãos haviam feito e o trabalho que eu tanto me esforçara para realizar, percebi que tudo foi inútil, foi correr atrás do vento..." (Eclesiastes 2:11).

Se há muito tempo você vem levando sua vida espiritual de qualquer jeito, mude sua postura e peça sabedoria a Deus para administrar melhor sua vida. Não espere ter tempo de sobra ou todos os problemas resolvidos para fazer alguma coisa para Ele, mas coloque como prioridade a oração, leitura da Palavra e tudo irá correr bem com você. Quando estamos bem com Deus, estamos bem com tudo.

"Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus" (Romanos 12:2).

LEIA MAIS:
Face a face com Deus
Naamã e sua vida de aparência
O pecado atrapalha nossas orações

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados