Você se sente preso a alguma coisa?

/uploads/posts/Você se sente preso a alguma coisa?

Você se sente preso a alguma coisa? Talvez hoje você se sinta preso em um trabalho que não gosta, ou a uma dificuldade financeira, ou até mesmo a um relacionamento que parece não ter futuro. Todos nós, em algum momento, nos sentimos presos a algo, e as decisões que tomamos durante esses períodos podem ter enormes consequências (positivas ou negativas) para o resto de nossas vidas.

Certa vez um amigo me falou sobre um livro chamado "O Garoto Fantasma", que conta a história verídica de um jovem que foi literalmente preso em todos os sentidos que possamos imaginar. Seu nome é Martin Pistorius e ele desenvolveu uma doença rara quando tinha 12 anos de idade, e um diagnóstico médico errado o levou a ficar mais de uma década confinado em uma cadeira de rodas, sem poder falar e controlar seus movimentos. Todos que viviam ao lado dele, inclusive seus familiares e médicos, acreditavam que a mente daquele menino estava paralizada, porém, ele sempre esteve lúcido e sabia de tudo o que estava acontecendo ao seu redor. Ele esteve preso dentro do próprio corpo durante toda a adolescência até o início da fase adulta. Mas, ao final, o livro relata como ele foi curado e como se tornou livre para o resto da vida.

A história de Martin me desafiou a repensar o que Deus quer nos ensinar durante os momentos em que nos sentimos presos. Eu duvido que algum de nós consiga suportar o longo sofrimento que aquele jovem do livro suportou, mas seja qual for o nível de sua luta, acredito que esses quatro princípios podem te ajudar:

1) O tempo de Deus é perfeito

Às vezes temos a sensação de que perdemos muitos anos preso a algo ou alguém, e com isso, achamos que é tarde demais para recomeçar. Mas devemos lembrar que tudo é permissão de Deus e que Ele tem o tempo certo para todas as coisas! Se você não tem as respostas que gostaria, ore e confie em Deus. Não tome decisões precipitadas, nem pense que esperar em Deus é perda de tempo. Deus prova a Sua fidelidade quando decidimos confiar pacientemente no Seu tempo: "Esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor" (Salmos 40:1).

A Bíblia também diz que "os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos ao seu clamor" (Salmos 34:15). Então, com certeza, Deus te responderá no momento certo e você verá que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que O amam!  

2) A paciência gera perseverança

Você pode até achar que esse tempo em que você está preso a algo, pode ser um desperdício, mas tenha a certeza de que Deus está trabalhando em você e te fortalecendo por meio dessa luta. Certa vez, o apóstolo Paulo estava sofrendo por causa de um "espinho na carne" que o perturbava, então ele orou três vezes para que Deus o libertasse disso. Mas a resposta do Senhor foi:" A Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza" (2 Coríntios 12:9). Por isso, lembre-se de uma coisa: as lutas que você enfrenta, estão produzindo em você grandes transformações! Os dias fáceis te trarão descanso; os dias difíceis te trarão crescimento, mas todo dia é um presente de Deus para você.

3) Preocupar é perda de tempo

Quando nos sentimos impotentes diante da nossa situação, a preocupação e a ansiedade logo aparecem. Porém, se preocupar não vai resolver as coisas, pelo contrário, irá enfraquecer a sua fé. A Bíblia nos exorta: "Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus" (Filipenses 4:6,7).

4) Faça o que estiver ao seu alcance

Se existir algo que você possa fazer para melhorar a sua situação, então faça! Mas, ore antes e verifique se você está sentindo a paz de Cristo no seu coração. Em vez de gastar sua energia e tempo tentando encontrar maneiras de se libertar do "problema", pergunte a Deus se há que Ele queira te ensinar por meio dessa situação. Deus sabe o que é melhor para você! "Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas" (Provérbios 3:5,6).

LEIA TAMBÉM:
Como fazer escolhas de acordo com a vontade de Deus
Como saber qual é a vontade de Deus

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados