Namoro Cristão: como ouvir a voz de Deus?

/uploads/posts/Namoro Cristão: como ouvir a voz de Deus?

"A voz de Deus troveja maravilhosamente; ele faz coisas grandiosas, acima do nosso entendimento" (Jó 37:5).

Para termos bons relacionamentos com as pessoas, devemos primeiramente ter um bom relacionamento com Deus. Não podemos começar um namoro cristão, um novo emprego ou tomar decisões importantes, se não soubermos com clareza qual é a vontade de Deus. Toda vez que você conhecer uma pessoa com a intenção de começar um namoro, você deve orar bastante, pois se trata de uma fase de conhecimento e descobertas e Deus quer participar, para que Ele possa trazer as respostas que você precisa.

No entanto, acredito não são apenas aqueles que estão em dúvida sobre namoro que querem ouvir a voz de Deus, mas todos que querem fazer escolhas certas, para não sofrerem consequências no futuro. Quem já não fez perguntas do tipo: "Ele(a) é a pessoa certa para mim?"; "Eu estou preparado(a) para assumir um novo compromisso com alguém?"; "Será que estou agradando a Deus nesse relacionamento?" "Será que devo aceitar essa proposta de emprego?" "Será que Deus quer que continue fazendo esse curso na faculdade?"

Essas perguntas são tão comuns, mas ao mesmo tempo tão difíceis de serem respondidas. E sempre quando pedimos conselhos às pessoas a nossa volta, ouvimos algo do tipo: "Busque ouvir a voz de Deus e obedeça. Não faça nada fora da vontade dEle". Porém, apesar de ser uma resposta bíblica e correta, ela é muito vaga e não tira nossas dúvidas; ao contrário, só nos deixa mais confusos. Mas afinal, como podemos ouvir a voz de Deus para tomarmos decisões?

Em primeiro lugar, você precisa entender que quando várias pessoas estão falando ao mesmo tempo, é muito difícil ouvir somente uma delas, correto? Do mesmo modo, no mundo físico e espiritual, várias vozes também estão falando conosco. Existe a voz do nosso próprio coração, a voz das pessoas à nossa volta, a do diabo e das mensagens que bombardeiam a nossa mente pela Tv e Internet. Por isso, se você quer ouvir a voz de Deus para saber qual decisão tomar, o primeiro passo é calar todas essas vozes que estão falando em sua cabeça.

Você deve também parar de ficar pedindo opinião para qualquer pessoa que aparece na sua frente. Cada um tem um ponto de vista, sua forma de agir e isso, certamente irá confundí-lo. Busque ler a Bíblia, pois mesmo que ela não fale de todos assuntos específicos, ela dá exemplos de pessoas que ouviram a voz de Deus, obedeceram e foram bem sucedidas. Também mostra casos de homens e mulheres que desobedeceram a Deus e pagaram um preço muito alto por isso.

Outro ponto importante é orar em pensamento, buscando em Deus a resposta. Se você está com dúvidas, o inimigo não precisa saber, pois caso ele perceba, poderá aproveitar da situação para te oprimir, confundir e te deixar mais ansioso(a) sobre seu namoro. Busque a Deus em um lugar tranquilo, por exemplo: seu quarto, e sempre ao falar com Deus, ore com fé e diga palavras que demonstrem confiança. Jesus disse: "Quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará" (Mateus 6:6). E lembre-se: oração é diálogo, então é importante você deixar Deus falar também. Passe um tempo em silêncio até que seu coração esteja totalmente voltado para Ele.

Não há uma fórmula "engessada" em que Deus falará com você sobre seu namoro ou qualquer outro assunto. Na Bíblia encontramos várias maneiras de como Deus falou com seus profetas e pessoas comuns. Veja:

Em uma sarça ardente: "Ali o Anjo do Senhor lhe apareceu numa chama de fogo que saía do meio de uma sarça. Moisés viu que, embora a sarça estivesse em chamas, esta não era consumida pelo fogo" (Êxodo 3:2).

Em uma brisa suave: "E depois do terremoto um fogo; porém também o Senhor não estava no fogo; e depois do fogo uma voz mansa e delicada" (1 Reis 19:12).

Por meio de algo inesperado: "Então o Senhor abriu a boca da jumenta, e ela disse a Balaão: "Que foi que eu lhe fiz, para você bater em mim três vezes?" (Números 22:28).

Pessoalmente: "E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões” (Atos 9:5).

Com visões: "Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta, que dizia: Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro; e o que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia..." (Apocalipse 1:10).

Em sonhos: "E, depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões" (Joel 2:28).

Quanto mais íntimo você estiver do Espírito Santo, mais sensível você estará para ouvir a voz de Deus. Lembre-se de que o pecado não só te separa de Deus, mas também atrapalha sua comunicação com Ele. Então viva em santidade, afaste-se de amizades que podem influenciá-lo(a) negativamente e tenha o coração aberto para que Deus fale com você de diferentes maneiras. Não fique tentando imaginar de onde virá a resposta, mas continue caminhando em obediência à Palavra de Deus e tenho certeza que, no tempo certo, Deus trará respostas para seu namoro cristão e para todas as áreas de sua vida.


"Assim diz o Senhor que fez a terra, o Senhor que a formou e a firmou; seu nome é Senhor: Clame a mim e eu responderei e lhe direi coisas grandiosas e insondáveis que você não conhece” (Jeremias 33:2-3).

LEIA TAMBÉM:
6 perguntas antes de casar
Tenha uma vida de solteiro feliz
Como conhecer a pessoa certa

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados