Dons e talentos são presentes de Deus

/uploads/posts/Dons e talentos são presentes de Deus

Deus deu a cada um de nós dons e talentos para a Sua própria glória e Ele deseja que você use seus dons para honrá-Lo. Ele tem um propósito nessa Terra que só pode ser cumprido por você, com a capacitação que Ele te deu. Por isso, é muito importante que você entenda que somente cumprindo esse propósito, você se sentirá pleno, realizado e feliz. Fora dele, você viverá constantemente frustrado.

Muitas pessoas gostariam de cantar em um ministério de louvor, se tornar pastor, evangelista, missionário(a), pregar no púlpito da igreja, gravar um CD e coisas assim. Tudo isso, se vem de Deus para o seu coração, certamente irá se cumprir. Porém, é comum encontrarmos pessoas frustradas porque sonham os seus próprios sonhos, e não os sonhos de Deus. Elas insistem em fazer algo no qual não foram chamados para fazer e com isso nunca se sentem realizadas.

Se você está confuso em relação aos seus dons e talentos, analise quais são as suas habilidades, o que você mais gosta de fazer e o que mais "arde" dentro do coração. Peça a Deus para te revelar em qual área você pode ser mais útil para o Seu Reino e Ele te mostrará no dia-a-dia, nos pequenos detalhes, os propósitos Dele para a sua vida.

Alguns têm o dom de cantar, tocar instrumentos, pintar, trabalhar com artes, teatro etc. Há pessoas com habilidades incríveis e com esse dom, podem expressar sua adoração a Deus, dando o seu melhor. Mas devemos entender que nem todos têm dons com grande visibilidade, mas que são tão importantes quanto aqueles em destaque. Talvez você não cante, não tenha ritmo para dançar e não leva jeito para pregar, mas talvez seja um habilidoso contador de histórias, por exemplo. Você pode reunir pessoas, crianças, velhos e contar histórias que falem sobre quem é Jesus. Ou então, talvez você seja muito bom na cozinha e poderá se oferecer para ajudar no almoço que terá em sua igreja.

Enfim, quero encorajá-lo a dar o seu melhor para Deus. Dê a Ele o que Ele mesmo colocou de melhor em você. Não significa que você não vai se esforçar para fazer outras coisas quando for necessário, mas o que eu quero te dizer é que você não precisa viver frustrado, tentando florescer naquilo que Deus não plantou em sua vida. Você é único(a) e com certeza verá a alegria que muitos terão ao verem sua vida dar frutos, por isso viva intensamente cumprindo o que Deus colocar em seu coração.

TUDO É DELE E PARA ELE

Muitas pessoas se esquecem de que foi Deus quem deu seus dons e talentos. Pensam que são boas por si próprias, mas a verdade é que tudo o que temos e somos vem de Deus. A Bíblia chega a afirmar que tudo de bom que alguém têm vem do alto, vem do Pai (Tiago 1:17).

A palavra "dom" em inglês é "gift", que significa presente. Ou seja, dons são presentes! São dádivas que recebemos de Deus. Todos os nossos dons foram dados como um presente, pela Sua graça. Por isso, não temos que nos gabar e achar que somos melhores que os outros. Precisamos, simplesmente, oferecer nossos dons e talentos para a glória de Deus. E como fazer isso?

Jesus contou uma parábola a respeito de três servos que receberam uma quantia em dinheiro de seu senhor. Cada um recebeu uma quantia diferente de prata. Eles deveriam investir e aumentar aquela quantia. Quando o seu senhor retornou, pediu-lhes conta do que haviam feito com o que receberam.

Os dois primeiros agiram de forma intensa. Eles duplicaram o valor que receberam. Seu senhor louvou a atitude deles e lhes deu ainda mais. Ele disse a cada um deles: "Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei..." (Mateus 25:21). O terceiro, no entanto, enterrou o que havia recebido e foi negligente. Ele devolveu ao seu senhor exatamente a mesma quantidade de prata, sem nenhum acréscimo. As palavras que ele ouviu e a sua recompensa foram terríveis - Ele foi chamado de servo mau e inútil, e até o pouco que tinha lhe foi tirado.

Creio que podemos comparar essa quantia de prata aos dons e talentos que Deus nos deu gratuitamente. Se formos fiéis no que Deus nos deu, desenvolveremos e multiplicaremos esses talentos de maneira que o Senhor se alegrará em nós. Ele será glorificado! Por isso devemos cumprir o propósito para a qual Ele nos chamou e nos capacitou. Mesmo que tenhamos apenas um pouco em nossas mãos, se formos fiéis nesse pouco, em breve chegaremos ao muito.

O que você tem feito com os presentes que Deus lhe deu? Onde estão os seus dons? Será que estão guardados em uma gaveta? Estão enterrados? Lembre-se, o caminho para ser bem-sucedido é este: disciplina, esforço e compromisso. É um caminho trilhado por pessoas que se entregam intensamente. Você pode observar homens e mulheres de Deus que são prósperos na vida pessoal e nos ministérios. Eles começaram sendo fiéis no pouco e o próprio Senhor os honrou, colocando-os no muito.

Por isso seja fiel! Foi Deus quem deu suas habilidades, e é para a glória Dele que você as tem. Tenho certeza de que você também deseja ouvir o seu Senhor dizer: "Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei" (Mt 25:21).

LEIA TAMBÉM:
Sua vida é uma oferta a Deus
Seja você mesmo e pare de se comparar
Você tem dado desculpas a Deus?
Aprenda a ver com a visão de Deus
Deus ainda não terminou a obra Dele em sua vida

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados