Como deixar um legado duradouro

/uploads/posts/Como deixar um legado duradouro

Muitas pessoas têm o costume de publicar frases de pensadores e filósofos nas redes sociais e esses dias eu li uma frase que me chamou a atenção: "a melhor forma de viver a vida é investir em algo que ultrapasse sua própria duração" (William James).

Diante disso eu fiquei pensando: "Qual investimento precisamos fazer para deixarmos um legado que dure por muitos anos?". Infelizmente, a dura realidade do dia a dia faz com que nos preocupemos com o "aqui e agora" e deixemos de lado o que é mais importante. Eu tenho observado pessoas que, no final de sua vida, veem tudo o que construíram desabar, pois construíram seus "castelos" sobre a areia. Muitas trabalharam sem parar, não reservaram tempo para si, para a família, os amigos e, principalmente, para Deus.

Se você tivesse apenas um mês de vida, você iria querer fazer algumas mudanças para melhor, não é mesmo? E que tal começar a fazer isso à partir de hoje? Se você quer deixar um legado duradouro no qual será lembrado por muitos anos, você precisa investir todos os seus recursos nas áreas que mais dão retorno: Deus e as pessoas.

Sua vida espiritual e seus relacionamentos são investimentos que valem muito mais do que bens materiais. Então analise onde está sendo construída a sua vida: sobre a Rocha, que é Jesus Cristo, ou sobre a areia. Veja o que Ele disse:

"Quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha" (Mateus 7:24-25).

O primeiro ponto para analisar é o quanto você tem sido influente e não estou falando apenas das Redes Sociais. É que todos nós recebemos diariamente oportunidades para influenciar as pessoas e fazer a diferença na vida delas. Deus nos dá condições de ajudar aqueles que estão à nossa volta e Ele espera que cumpramos esse papel ao invés de acharmos que o problema é sempre do outro. Tenho percebido que muitas pessoas ficam mais preocupadas em promover o próprio nome do que causar impacto na vida dos outros, mas se esquecem de que Deus vê a intenção de cada coração e promete nos recompensar se agirmos com a intenção correta.

Se você observar a história da humanidade, perceberá que muitas pessoas consideradas famosas em seu tempo caíram no esquecimento, porém, aqueles que causaram um impacto positivo na vida das pessoas, são lembrados até hoje. E o maior exemplo disso é Jesus Cristo, que por ter obedecido a Deus e entregado a própria vida em favor dos pecadores, o seu legado permanece firme e continuará por toda a eternidade. Devemos seguir o Seu exemplo. Veja o que a Bíblia diz:

"Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz! Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai" (Filipenses 2:5-11).

A nossa vida e o nosso tempo não são nossos; pertencem a Deus, e a melhor forma de sermos lembrados depois de morrermos, é levar as pessoas a entregarem suas vidas a Cristo. "O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio" (Provérbios 11:30).

Como disse a escritora cristã Corrie Bomm: "A medida de uma vida não é a sua duração, mas a sua doação". Um dia, você e eu seremos esquecidos, e não há como escapar disso, mas o que vai permanecer é o que fizemos para Deus e se cumprimos o propósito para o qual Ele nos criou. Por isso, pense em como você gostaria de ser lembrado quando partir dessa terra e o que você tem feito hoje para atingir esse objetivo!

LEIA TAMBÉM:
Maior é o que serve
Andando na luz de Deus
Você tem dado desculpas para Deus?
A importância da obediência a Deus

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados