Uma pessoa amasiada pode tomar Santa Ceia?

/uploads/posts/Uma pessoa amasiada pode tomar Santa Ceia?

"Pastor, eu moro com um homem há oito anos e temos dois filhos, mas nunca oficializamos a nossa união. Nesse período, conheci o amor de Deus e me converti ao cristianismo. Desde então, tento acertar a nossa situação, casando no papel. O problema é que o meu companheiro não é convertido e não quer se casar. Eu gostaria muito de participar da Santa Ceia em minha igreja, mas me sinto indigna. O que eu faço? Uma pessoa amasiada pode tomar a Santa Ceia?"

R: Esse é um tipo de pergunta que sempre ouço. Conheço muitas pessoas amasiadas que, depois que se converteram, querem mudar essa situação por saberem que não agrada a Deus. Quando o casal conhece a Cristo e decide obedecê-Lo, a coisa é mais fácil: basta que eles oficializem a união e pronto. Porém, o seu caso é diferente. Então eu gostaria de fazer algumas considerações para que, juntos, cheguemos a uma conclusão a respeito de você poder ou não participar da Santa Ceia. Vamos lá:

1ª Consideração: Uma das principais marcas do verdadeiro cristão é o seu desejo de abandonar as práticas que desagradam a Deus, inclusive as questões mal resolvidas de quando ainda não conhecia o Evangelho. E a Bíblia fala sobre isso: "Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz" (Efésios 5:8).

Quando as mudanças dependem apenas de nós, acredito que a nossa responsabilidade de lutar contra o que está errado e assumir aquilo que Deus espera, é maior. Mas o que acontece quando apenas uma pessoa do relacionamento amasiado se converteu? Será que essa pessoa que escolheu viver para Cristo deve ser responsabilizada pela negligência do outro?

2ª Consideração: Um relacionamento onde apenas um dos dois é convertido, infelizmente, trará dificuldades para aquele que se tornou cristão. Então, precisamos olhar essa situação com muito cuidado. Você afirmou que o seu companheiro não quer oficializar a união de vocês, então, acredito que você deve se apoiar nesta passagem bíblica: "(...) cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus" (Romanos 14:12).

Isso quer dizer que se você quer regularizar o casamento, mas o seu companheiro não aceita isso, então você não pode ser culpada por viver amasiada. Há quem diga que, nesse caso, o divórcio seria a solução, contudo, a Bíblia é contra a separação e a aceita apenas em questões muito particulares, o que não parece ser o seu caso. Assim, minha irmã, você não precisa se sentir culpada por essa condição que deseja resolver, mas não consegue, por não depender apenas da sua vontade.

3ª Consideração: Desse modo, acredito que a igreja que você frequenta não deve te proibir de participar da Santa Ceia, pois não é justo que você seja privada da comunhão com Deus por algo que você não pode resolver. Você pode (e deve) usufruir de todos os benefícios que os filhos de Deus têm. Sugiro, então, que você converse com o seu pastor sobre essa questão. Tenho certeza que ele te ajudará!

4ª Consideração: Porém, isso não é tudo. Há algo que você precisa começar a fazer o quanto antes: orar pela conversão do seu parceiro e pedir a Deus que toque no coração dele para querer regularizar a união de vocês. Outro conselho que deixo para você é: evite brigar com ele por causa desse assunto. Em vez disso, siga essa orientação bíblica deixada às mulheres para com os maridos não crentes:

"Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, a fim de que, se alguns deles não obedecem à palavra, sejam ganhos sem palavras, pelo procedimento de sua mulher, observando a conduta honesta e respeitosa de vocês" (1 Pedro 3:1,2). Deus dá à mulher sábia um grande poder para trazer seu marido até a Sua presença.

LEIA MAIS:
Perguntas sobre relacionamento
Perguntas sobre vida cristã

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados