Quero cuidar da minha família, mas eles não querem ajuda

/uploads/posts/Quero cuidar da minha família, mas eles não querem ajuda

"Oi, pastor. Eu sou daquelas pessoas que valoriza muito a família e sempre busco fazer tudo que posso por eles. Eu dou conselhos, oriento, fico brava quando é preciso... Enfim, tento ser a mais útil possível. Porém, meus filhos e meu esposo não entendem minha preocupação e, agora, estão me evitando. Até nos almoços de domingo eles estão estranhos comigo. Estou muito triste e frustrada. Será que errei em me preocupar demais com eles?"

R: Será que a vontade de ajudar as pessoas o tempo todo, pode dificultar a vida delas? Infelizmente, sim, minha irmã. Isso pode acontecer, caso a ajuda que você estiver dando, estiver fazendo de você uma pessoa incômoda, manipuladora ou controladora. A verdade é que se você está querendo ajudá-los porque você está ansiosa e preocupada com alguma coisa, então você pode estar querendo ajudar apenas a si mesma e não eles.

Veja o que a Bíblia diz em relação ao amor: "O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará" (1 Coríntios 13:4-8).

Esse amor da Bíblia é o amor puro; aquele que só ama, sem esperar nada em troca. É o amor incondicional de Deus. Mas como você pode saber se o seu coração e suas atitudes estão transmitindo esse amor? Como você pode amar com a intenção pura? É difícil saber, já que você acredita estar fazendo tudo da melhor forma. Mas quero que você reflita nestes versículos abaixo:

"Todos os caminhos do homem lhe parecem puros, mas o Senhor avalia o espírito" (Provérbios 16:2); "Todos os caminhos do homem lhe parecem justos, mas o Senhor pesa o coração" (Provérbios 21:2); "Portanto, não julguem nada antes da hora devida; esperem até que o Senhor venha. Ele trará à luz o que está oculto nas trevas e manifestará as intenções dos corações. Nessa ocasião, cada um receberá de Deus a sua aprovação" (1 Coríntios 4:5).

Estes versículos falam da intenção do coração que está por trás de cada atitude nossa. Então, minha irmã, peça a Deus em oração, que te mostre como você pode estar ferindo ou prejudicando seus familiares no desejo de ajudá-los. O salmista disse: "Antes mesmo que a palavra me chegue à língua, tu já a conheces inteiramente, Senhor. Tu me cercas, por trás e pela frente, e pões a tua mão sobre mim" (Salmos 139:4-5).

Peça também que Deus te ajude a demonstrar o amor que é "paciente, bondoso, não inveja, não se vangloria, não se orgulha, não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente e nem guarda rancor" (1 Coríntios 13:4-5).

A verdade é que nosso esforço em querer ajudar as pessoas, principalmente aquelas que mais amamos, nunca estará totalmente livre da ansiedade. Mas, pela graça de Deus, nós conseguimos amar sem cobranças e sem esperar nada em troca, e isso pode mudar o coração das pessoas! Desejo que você tenha uma família unida e abençoada.

LEIA MAIS:
Perguntas sobre relacionamento
Perguntas sobre diversos assuntos

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados