O cristão pode fumar?

/uploads/posts/O cristão pode fumar?

"Pastor, eu me converti há 2 anos e tenho tentado levar uma vida correta diante de Deus. Porém, eu fumo há 15 anos e por mais que eu queira, ainda não consegui abandonar esse vício. As pessoas vivem me dizendo que é pecado, mas eu nunca vi na Bíblia nenhum versículo sobre fumar. Afinal de contas, o cristão pode fumar ou não?"

R: Acho muito importante a sua pergunta, pois pode ser a dúvida de muitos. Realmente, não existe na Bíblia nada específico a respeito do fumo. Por exemplo: não existe um mandamento dizendo: "não fumarás", porém, você deve entender que a Bíblia é não apenas um livro cheio de leis e regras que dizem o que você pode ou não fazer. A Bíblia é muito mais do que isso! Ela traz princípios que nos ajudam a avaliar qualquer tipo de situação e tomarmos a decisão mais sábia em qualquer área da nossa vida.

Eu já ouvi algumas vezes essas perguntas: "Fumar é pecado?" ou "O que a Bíblia diz sobre fumar?" e como eu disse, a Palavra de Deus não fala "diretamente" sobre o uso de cigarros e outros produtos semelhantes, no entanto, ela mostra um princípio que se aplica a esse vício. Em 1 Coríntios 6:12 está escrito: "'Tudo me é permitido', mas nem tudo convém. 'Tudo me é permitido', mas eu não deixarei que nada domine". Ou seja, não podemos deixar que nossos corpos sejam dominados por qualquer coisa que não seja o Espírito Santo. 

Todo mundo sabe que fumar causa um vício muito forte, e essa mesma passagem de 1 Coríntios 6 também diz: "Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês" (1 Coríntios 6:19,20).

Está mais que provado que o fumo é prejudicial à saúde. Quantas vezes já ouvimos dizer que alguém morreu de câncer no pulmão ou teve um problema no coração por causa do cigarro? Por isso, será que podemos dizer que quem fuma está honrando verdadeiramente a Deus com o seu corpo? Obviamente que não. Diante disso, a resposta correta é: fumar é pecado e não deve ser praticado por nenhum cristão.

Mesmo assim, alguns cristãos fumantes usam o argumento de que muitas pessoas consomem alimentos que também não são saudáveis, que podem viciar e ser tão prejudiciais à saúde quanto o fumo. Certa vez eu ouvi um rapaz evangélico que fuma, me dizer: "Mas, pastor, condenar quem fuma é hipocrisia porque eu conheço muito crente viciado em cafeína que diz que não consegue fazer nada pela manhã enquanto não toma uma xícara de café". Então eu respondi: "Por mais que você esteja certo, isso torna correto o ato de fumar?". Não. Todo cristão precisa evitar o consumo excessivo de alimentos e produtos que não sejam saudáveis, e isso inclui o cigarro.

Um outro argumento que já ouvi de cristãos que fumam é que muitos homens do passado considerados "homens de fé" fumaram. O exemplo mais citado é do pregador britânico Charles Spurgeon. É fato que ele foi um grande homem e que fez muito pelo Reino de Deus aqui na terra, mas, sinceramente, esse argumento não tem peso algum. Charles Spurgeon estava prejudicando o corpo que Deus lhe deu, mas talvez ele nem tivesse consciência disso, já que na época (por volta do ano de 1870), as pessoas não tinham conhecimento nenhum de que o cigarro fazia mal. Ele era um homem de Deus e um grande pregador da Palavra, com isso eu acredito que se tivesse as informações que nós temos hoje, ele abandonaria o cigarro.

No entanto, preciso esclarecer que, quando digo que fumar é pecado, não estou afirmando que todos os fumantes perderão a salvação. Existem muitos cristãos genuínos que fumam. O ato de fumar não impede uma pessoa de ser salva por Jesus. Fumar não é menos perdoável do que qualquer outro pecado. Se o fumante reconhecer o seu pecado diante de Deus, Ele o perdoará. Está escrito: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça" (1 João 1:9).

Eu creio que o vício do cigarro deve ser abandonado, mas entendo que é preciso ter muita força de vontade e principalmente, buscar a Deus em oração, pois largar o vício não é fácil. Tanto é verdade que, em muitos casos, a pessoa precisa de medicamentos e acompanhamento médico e psicológico para se livrar do cigarro. Também é preciso que as pessoas à sua volta o ajudem, e acredito que a igreja pode e deve dar o apoio necessário ao fumante, ao invés de criticar e apontar o dedo. Veja o que está escrito em Gálatas 6:1,2:

"Irmãos, se alguém for surpreendido em algum pecado, vocês, que são espirituais deverão restaurá-lo com mansidão. Cuide-se, porém, cada um para que também não seja tentado. Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo".

LEIA MAIS:
Perguntas sobre a vida cristã
Perguntas sobre diversos assuntos

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados