É pecado o cristão comemorar o Natal? Natal é festa pagã?

ASSISTA ESTE VÍDEO NO YOUTUBE! CLIQUE AQUI ► É pecado o cristão comemorar o Natal? Natal é festa pagã?

Todo final de ano é a mesma coisa: enquanto muitos cristãos montam suas árvores e enfeitam suas casas à espera do Natal, outros ficam indignados e os criticam por dizerem que eles estão celebrando uma festa pagã, ou seja, que ela tem origem nas antigas religiões não cristãs. E realmente, o Natal é uma festa secular. Mas será que nós devemos descartar totalmente a data do Natal do nosso calendário? É pecado o cristão comemorar o Natal no dia 25 de dezembro, como se fosse o nascimento de Jesus? Antes de responder estas perguntas, vamos conhecer um pouco a história do Natal.

É verdade que, no passado, o dia 25 de dezembro marcava a celebração de uma festa pagã conhecida como Natalis Solis Invicti, que significa “Nascimento do Sol Invencível”, em homenagem ao deus Mitra, da religião do povo persa. Essa festa era regada a orgias sexuais e a embriaguez.

Porém, no ano 440, a data foi fixada para marcar o nascimento de Jesus, já que ninguém sabia ao certo o dia em que Cristo veio ao mundo. Diante disso, fica a pergunta: será que é pecado os cristãos do mundo todo quererem homenagear Jesus só porque nesta data era feito uma celebração pagã? Por mais que a Bíblia foque muito mais na morte de Jesus do que no Seu nascimento, eu não vejo que é errado refletirmos sobre a razão de Cristo ter vindo ao mundo, pois esta é uma grande oportunidade de evangelizarmos as pessoas e dizermos que Ele nasceu e viveu com o propósito de dar a Sua vida por nós lá na cruz, para que hoje tivéssemos a oportunidade de salvação.

Onde existia uma festa dedicada ao nascimento de um falso deus, considerado o Sol Invencível, por que não podemos celebrar o nascimento do Deus verdadeiro, que se fez homem como nós e veio ao mundo para nos libertar do pecado e das garras de Satanás? Ao celebrar o Natal, nós cristãos, estamos dizendo ao mundo que o Sol Invencível existe sim e que o seu nome não é Mitra, e sim Jesus Cristo! Pois, muitos anos antes do nascimento de Cristo, o profeta Malaquias já havia profetizado sobre Ele. Veja o que está escrito:

“Para vocês que reverenciam o meu nome, o Sol da Justiça se levantará trazendo cura em suas asas. E vocês sairão e saltarão como bezerros soltos do curral” (Malaquias 4:2).

O dia 25 de dezembro dos persas oferecia prazeres terrenos e momentâneos; enquanto que o nascimento de Cristo simboliza a vinda dAquele que oferece a salvação, a libertação do pecado e a vida eterna. Veja o que está escrito em Mateus capítulo 1: “Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados” (Mateus 1:21).

Isso significa que o cristianismo foi paganizado? De jeito nenhum! Que nome vem à sua mente quando se fala do dia 25 de dezembro? Mitra ou Jesus? Mitra, o deus falso, foi esquecido há séculos, enquanto o “Sol da Justiça” mencionado nas Escrituras, veio e venceu o mundo, o pecado e a morte, provando que Ele, sim, é verdadeiramente o Deus Invencível! Assim, o nome de Jesus foi mais uma vez engrandecido. Onde havia trevas, resplandeceu a luz!

Então, meu irmão, você pode sim - e até deve - celebrar o Natal. Mesmo não sabendo a data exata do nascimento de Jesus, isso não quer dizer que Ele não nasceu, viveu como homem entre nós e nos trouxe a vida eterna através de Sua morte na cruz. E talvez você pense: “Ah, mas o Natal se tornou uma festa comercial e as pessoas só querem saber de Papai Noel, de comprar e vender...” Eu sei disso, porém, esse é mais um motivo de nós, cristãos, lembrarmos a todos que existe algo muito mais importante do que distribuir presentes e se reunir com a família. É quando Jesus nasce verdadeiramente no coração de cada um.

E se você já tomou a decisão de não celebrar essa data, eu respeito, porém, lamento muito, pois essa é uma época em que as pessoas que não conhecem a Verdade da Palavra de Deus ficam mais sensíveis para ouvir algo sobre o nosso Salvador. Então, sugiro que você aproveite essa data para anunciar o que o profeta Isaías profetizou:

“O povo que caminhava em trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz... Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz” (Isaías 9:2,7).

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados