É pecado celebrar o Dia de Finados e visitar o túmulo de um ente querido?

ASSISTA ESTE VÍDEO NO YOUTUBE! CLIQUE AQUI ► É pecado celebrar o Dia de Finados e visitar o túmulo de um ente querido?

Em 2 de novembro, católicos de todo mundo celebram o “Dia de Finados”, que também é conhecido como “dia dos mortos”. É nessa data que milhões de pessoas homenageiam os amigos e familiares que faleceram, visitando o cemitério onde seus corpos estão sepultados.

Mas o que Bíblia diz sobre o Dia de Finados? Será que o cristão evangélico pode fazer parte dessa celebração e visitar o túmulo de seu ente querido? É isso que nós veremos hoje:

Há centenas de anos, a Igreja Católica instituiu a data de 2 de novembro como o dia em que os vivos deveriam interceder pelos mortos; data onde eles deveriam se lembrar daqueles que já se foram e pagar penitências em favor daquelas almas. Por isso, é muito comum vermos pessoas indo ao cemitério, onde deixam flores, rezam e acendem velas, pedindo para que Deus perdoe os pecados desses entes queridos.

Essa prática religiosa é incentivada no segundo livro de Macabeus no capítulo, um livro apócrifo que faz parte da Bíblia dos católicos. Porém, todas essas crenças não possuem nenhum embasamento na Palavra de Deus; na verdade, elas vão contra àquilo que o Senhor fala a respeito da nossa relação com as pessoas que já morreram. O apóstolo Paulo escreveu em Hebreus 9:

“Como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo, assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos” (Hebreus 9:27).

A verdade, meu irmão, é que nós não podemos fazer absolutamente nada por aqueles que já se foram. Quando uma pessoa morre, o seu caminho já foi definido pela sua escolha em vida de servir ou não a Deus, de entregar ou não sua vida a Jesus Cristo! Não existe a chance de arrependimento: ou a pessoa foi salva e passará a eternidade com o Senhor, no céu, ou terá o inferno como destino.

Da mesma forma, a prática de agradecer aos mortos por supostas graças alcançadas ou, então, fazer promessas a eles em troca de algum tipo de “milagre” também não estão de acordo com a Bíblia, como podemos ver em 1 Timóteo 2:5, que diz:

“Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, o qual se entregou a si mesmo como resgate por todos” (1 Timóteo 2:5,6).

Agora que já sabemos que de nada adianta orar pela salvação dos mortos e que eles não podem realizar graças ou milagres, pois isso só é possível através de Jesus, fica a pergunta: o crente pode visitar o túmulo de alguém que ele sente saudades?

Se a pessoa for ao cemitério com a intenção de visitar o túmulo para limpá-lo e deixá-lo bem cuidado, está tudo bem; não há nenhum tipo de pecado nisso. Cuidar do local onde foi sepultado um familiar ou um amigo é uma prática que honra a memória do falecido e não há nada de mal nisso. Ir ao túmulo de alguém que você sente saudades também não é errado. Na verdade, é uma forma sadia de lidar com a perda, com a dor do luto.

A Bíblia também não nos condena por sentimos falta de alguém que se foi. Não é porque alguém que amamos morreu que esse sentimento precisa morrer junto. Então, não tenha medo de ter saudade ou, até mesmo, de chorar pelos seus pais, irmãos, filhos ou amigos que não estão mais ao seu lado. Você pode levar na memória os momentos que viveram e foram felizes juntos sem nenhum tipo de culpa. O que você não pode fazer é deixar de viver a sua vida!

Sendo assim, é preciso que você entenda que deve haver um equilíbrio a respeito de como tratamos a morte. A Bíblia nos dá instruções claras sobre o que é errado fazer com relação aos que já morreram, como, por exemplo orar por eles e buscar sua bênção ou proteção. Mas não há nada que nos proíba de cuidar do local onde foram enterrados, e nem fala nada sobre sentirmos saudades e refletirmos a respeito das coisas desta vida. Aliás, todos deveriam fazer isso de vez em quando, como o rei Salomão nos ensinou:

“É melhor ir a uma casa onde há luto do que a uma casa em festa, pois a morte é o destino de todos; os vivos devem levar isso a sério!” (Eclesiastes 7:2).

E mais uma coisa que nós nunca devemos nos esquecer: Aproveite a oportunidade que o Senhor te deu de estar vivo e decida entregar a sua vida para Jesus ainda hoje, para que você possa viver a eternidade ao lado dEle, no céu. Está escrito:

"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele. Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus.” (João 3:16-18)

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados