Declarar falência para se livrar das dívidas é errado?

/uploads/posts/Declarar falência para se livrar das dívidas é errado?

"Minha empresa tem sido prejudicada com a crise financeira no nosso país e acabamos contraindo uma dívida muito grande, praticamente impagável. Um amigo meu, que também é empresário, disse que o melhor que eu tenho a fazer é declarar falência, pois assim eu me livraria dessa preocupação. Será que isso é errado?"

R: Infelizmente, essa crise financeira que atingiu o Brasil prejudicou muitas empresas, fazendo com que milhares delas tivessem que dispensar seus funcionários e declarar falência. Eu não sou advogado, mas sei que existem leis que prevêem formas de se eliminar dívidas através da falência.

Porém, eu espero que você não siga o caminho que foi sugerido pelo seu amigo - a menos que não haja outro jeito de você superar seus problemas financeiros. Por quê? Porque eu conheço vários casos de empresários que agiram desse modo e acabaram tendo mais problemas do que antes de declarar falência para se livrarem das dívidas.

Mas eu também te aconselho a não fazer isso porque as suas dívidas não irão desaparecer como num passe de mágica só porque você declarou falência. Saiba que alguém terá que pagá-las - o banco, a empresa de cartão de crédito, pessoas que emprestaram dinheiro a você, etc. Percebe como outras pessoas serão prejudicadas por sua causa? E Deus não se agrada disso. O apóstolo Paulo escreveu: "(...) ninguém prejudique a seu irmão nem dele se aproveite. O Senhor castigará todas essas práticas, como já lhes dissemos e asseguramos" (1 Tessalonicenses 4:6).

A Bíblia também ordena: "Dêem a cada um o que lhe é devido: Se imposto, imposto; se tributo, tributo; se temor, temor; se honra, honra. Não devam nada a ninguém, a não ser o amor de uns pelos outros, pois aquele que ama seu próximo tem cumprido a lei" (Romanos 13:7,8).

Então, como você pode superar o seu problema? Em primeiro lugar, faça um levantamento de todas as dívidas de sua empresa e, em seguida, procures seus credores para tentar uma renegociação. Eles verão que você quer honrar seus compromissos e te ajudarão. Em segundo lugar, faça o possível para não assumir novas dívidas; cancele cartões de crédito, corte gastos desnecessários; faça um orçamento realista e busque mantê-lo a qualquer custo; aprenda a dizer "não" para as coisas que você e a empresa não precisam.

Por fim, mas não menos importante, peça para Deus te dar sabedoria e força para sair dessa situação tão difícil. Entregue sua vida, sua empresa, suas dívidas e tudo mais nas mãos de Jesus. Ele vai te ajudar a descobrir o que realmente é importante na vida. Ele disse: "Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas" (Mateus 6:33).

LEIA MAIS:
Perguntas sobre finanças
Perguntas sobre diversos assuntos

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados