Festa junina | Evangélico pode participar?

/uploads/posts/Festa junina | Evangélico pode participar?

ASSISTA O VÍDEO QUE GRAVEI SOBRE FESTA JUNINA! ► CLIQUE AQUI

Muitas pessoas me perguntam se é pecado ir em Festa Junina, se podem comer os pratos típicos e se podem deixar os seus filhos participarem desta festa na escola. Por causa disso, gravei este vídeo para te instruir, de acordo com a Bíblia, sobre qual a melhor decisão a ser tomada.

---
Durante os meses de junho e julho são realizadas em todo o Brasil as tradicionais festas juninas. Essas celebrações foram criadas há muitos anos pelos católicos para comemorar o aniversário de João Batista, que se tornou um santo para eles e ficou popularmente conhecido como “São João”. A data escolhida para a comemoração é dia 24 de junho, uma vez que a Bíblia afirma que João havia nascido seis meses antes do seu primo Jesus. Além disso, outros “santos” católicos como Santo Antonio, São Pedro e São Paulo, também são homenageados nesse período.  

Diante disso, muitos líderes religiosos mais tradicionais condenam a participação de cristãos nesse tipo de festa, pois, segundo eles, existe a adoração às imagens desses santos. Segundo eles, as danças, a música, a fogueira e até as comidas típicas devem ser evitadas, porque são consagradas. Para isso, eles se baseiam em várias passagens bíblicas, e uma delas é a que está em Isaías 42:8, onde Deus disse: "Eu sou o Senhor; esse é o meu nome! Não darei a outro a minha glória nem a imagens o meu louvor.” 

E, para ser sincero, eu não acho que esses pastores que defendem esse ponto de vista estão totalmente equivocados. Eu respeito o ponto de vista deles, porque nós, cristãos, realmente devemos fugir da idolatria (1 Coríntios 10). Mas será que o simples fato de participar de uma festa popular brasileira nos leva ao pecado? 

Se estas festas tiverem somente um caráter religioso, não convém, porque sabemos que Deus é contra adorarmos imagens, santos, pessoas ou qualquer coisa que não seja Ele; por mais que há certas pessoas que mereçam o nosso respeito como é o caso dos apóstolos. 

Acontece que as festas juninas de hoje, na grande maioria delas, não tem mais o lado religioso e se tornou apenas uma festa. As pessoas se aproveitam do clima que está mais frio para se divertirem com os familiares e amigos. Hoje vemos festas juninas nas escolas, nos bairros, nas empresas, em família e até em algumas igrejas evangélicas sem se referir a nenhum santo. As pessoas apenas se vestem com trajes típicos, acendem fogueiras e se reúnem para dançar, cantar, e comer milho cozido e outras comidas tradicionais do interior do País. O que há de errado nisso? Absolutamente nada. 

Em Mateus 15, Jesus afirma que não é o que entra pela nossa boca que nos contamina, e sim o que sai. Não é o lugar que nós estamos que nos santifica, e sim nós que santificamos o lugar onde estamos. Jesus também disse em Mateus capítulo 6: 

"Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz. Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são!” (Mateus 6:22,23) 

Então, meus irmãos, se vocês entenderem que não estão participando de nenhum evento que faça adoração a imagens e santos, nem vão contra a Palavra de Deus, você não está cometendo nenhum pecado. Agora, se você se sente mal por isso e fica com a consciência pesada, é melhor não ir. Certa vez, o apóstolo Paulo se deparou com uma situação no qual os irmãos ficavam julgando uns aos outros e criando intrigas, porque um achava que podia comer certo tipo de alimento e outro dizia que era pecado. Então, Paulo disse que cada deveria cuidar da sua vida com Deus e viver em paz porque cada um vai prestar contas de seus atos a Deus. Veja o que ele disse: 

“Seja qual for o seu modo de crer a respeito destas coisas, que isso permaneça entre você e Deus. Feliz é o homem que não se condena naquilo que aprova. Mas aquele que tem dúvida é condenado se comer, porque não come com fé; e tudo o que não provém da fé é pecado” (Romanos 14:22,23). 

E, antes de encerrar, eu queria dizer que tenho visto muitos pais cristãos proibindo seus filhos pequenos de participarem das festas juninas da escola por acreditarem que é pecado, e isso acaba traumatizando a criança. Se o seu filho tem vontade de participar dessas festinhas, converse com a direção da escola e veja se nela terá algum tipo de culto a santos; caso não tenha, deixe ele participar. O importante é que você converse com os seus filhos sobre o que é a idolatria e o que ele pode fazer ou não. 

Às vezes, nós, pais, queremos tirar nossos filhos de tudo o que tem no mundo, mas isso não é possível, e, ainda pode se tornar algo negativo, porque eles podem querem fazer algo só porque é proibido. Por isso, eu te aconselho a ensinar os valores certos e, desta forma, eles vão crescer sabendo tomar a decisão certa, sempre buscando agradar a Deus.

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados