Evangelho | Por que ele incomoda tanto?

/uploads/posts/Evangelho | Por que ele incomoda tanto?

Em algum momento de sua vida cristã, alguém já te fez sentir um chato por compartilhar a Palavra de Deus? Você já foi ignorado ou se tornou motivo de piada por falar da Bíblia para alguém? Já teve portas fechadas por ser de Jesus? Eu já, por muitas vezes! A verdade é que nem todas as pessoas gostam de ouvir a verdade do evangelho, porque ela incomoda.

Mas, por que o evangelho incomoda tanto se ele fala do plano de salvação de Deus para a humanidade?

É porque, para caminhar com Cristo e ir morar no céu, precisamos renunciar o pecado e o sistema maligno que governa este mundo, para assim fazer a vontade de Deus. O apóstolo Paulo mostra as consequências de assumirmos um compromisso sério com Jesus: "Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos" (2 Timóteo 3.12).

Algumas vezes já me perguntaram: "Por que somos perseguidos e zombados, até mesmo por pessoas próximas, se queremos simplesmente fazer o que é certo e agradar a Deus?" Eu respondi: "Porque as pessoas se incomodam de ver que você está indo em um caminho contrário ao delas. Elas querem fazer tudo o que "acham" ser o correto, sem serem incomodadas por ninguém. (Leia: Porque soltaram Barrabás e crucificaram Jesus?) As pessoas não gostam de saber que estão no caminho errado e que precisam se converter, ou seja, mudar a direção de suas vidas e seguirem os passos de Jesus. Mas continue firme! Você está no caminho certo e muitas vezes o inimigo irá usar sim, pessoas que você ama, para tentarem te tirar do caminho". Jesus já havia nos alertado sobre isso:

"Quem, pois, me confessar diante dos homens, eu também o confessarei diante do meu Pai que está nos céus. Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai que está nos céus. "Não pensem que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada. Pois vim para fazer que ‘o homem fique contra seu pai, a filha contra sua mãe, a nora contra sua sogra; os inimigos do homem serão os da sua própria família’. "Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim; e quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim. Quem acha a sua vida a perderá, e quem perde a sua vida por minha causa a encontrará" (Mateus 10:32-39).

Mesmo com toda perseguição, nós precisamos entender que se a Palavra de Deus está incomodando, é porque as coisas estão indo bem. Deus não enviou Jesus apenas para nos consolar, curar e libertar, Ele o enviou para morrer, ressuscitar e nos dar a oportunidade de salvação! Desde que Adão e Eva pecaram, toda a humanidade foi condenada ao fogo do inferno, pois Deus é santo e não pode habitar com pecadores. Por isso, Jesus veio com a missão de não pecar, para que Ele pagasse com sua própria vida, o preço pelo nossos pecados. O mundo está caminhando para a perdição eterna, mas Jesus é a esperança de vida eterna ao lado do Pai!

"Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência. Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira. Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões - pela graça vocês são salvos" (Efésios 2:1-5)

O pecado causa a morte espiritual, por isso o evangelho de Jesus foi feito para tirar as pessoas dessa condenação, confrontá-las e mostrar que o ser humano é pecador e precisa ser transformado pelo Espírito Santo. Em várias passagens da Bíblia vemos que onde o evangelho era pregado, as coisas não permaneciam as mesmas. Ou ele mudava a vida das pessoas, ou provocava a rejeição delas. Por isso é tão importante lembrarmos que quem convence as pessoas do pecado é o Espírito Santo, e não nós (João 16:8). Nosso papel é apenas viver o evangelho e pregá-lo.

"E disse-lhes: Ide por todo omundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado" (Marcos 16:15,16).

O evangelho incomoda tanto, porque ele é diferente de todas as outras religiões. Ele exige mudança de vida, pois todos terão que prestar contas a Deus dos seus atos. Ele destrói os planos de Satanás, porque perdoa, salva e liberta as pessoas do pecado; dá paz e alegria em meio ao caos e afirma que Cristo venceu a morte, ressuscitou e voltará para buscar seus seguidores e derrotar de vez Satanás e seus demônios.


Muitas pessoas já morreram e ainda morrem de forma terrível por causa do evangelho. No passado, Estêvão, João Batista, Pedro e Paulo foram apenas alguns deles. Hoje em dia, muitos ainda perdem a vida por causa da fé em Jesus, principalmente na região da Ásia e da África. No entanto, a perseguição nunca parou a Igreja de Jesus como está escrito em Mateus 16:18, pelo contrário, só fortaleceu e fez crescer o número de verdadeiros cristãos. Por isso, mesmo que as pessoas à sua volta não queiram ouvir a Palavra de Deus, não desista nem pare de pregar a verdade, pois Jesus disse que apenas a verdade pode nos libertar. (João 8:32) Veja o exemplo de Paulo:

"Agora, compelido pelo Espírito, estou indo para Jerusalém, sem saber o que me acontecerá ali, senão que, em todas as cidades, o Espírito Santo me avisa que prisões e sofrimentos me esperam. Todavia, não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão-somente puder terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou, de testemunhar do evangelho da graça de Deus" (Atos 20:22-24).

Precisamos entender uma coisa muito importante: se o evangelho não incomoda, ele não é evangelho! Então, se acostume com as perseguições e assuma a responsabilidade que Deus te confiou. Hoje em dia as pessoas não gostam mensagens que as incomodem, pois o mundo as tem iludido com uma falsa mensagem de que "no final tudo dará certo", "todos os caminhos levam a Deus", mas isso não é verdade. Entretanto, elas ainda estão cegas (2 Co 4:4) e preferem ouvir uma doce mentira do que uma amarga verdade. Veja:

"Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina. Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos. Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos. Você, porém, seja sóbrio em tudo, suporte os sofrimentos, faça a obra de um evangelista, cumpra plenamente o seu ministério" (2 Timóteo 4:2-5).

A melhor decisão que você pode tomar é obedecer a Palavra de Deus como ela é, e seguir o exemplo de Paulo, que escolheu se preocupar em agradar a Deus e não com o que os outros iriam pensar. Veja o que ele disse:

"Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho que, na realidade, não é o evangelho. O que ocorre é que algumas pessoas os estão perturbando, querendo perverter o evangelho de Cristo. Mas ainda que nós ou um anjo do céu pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado! Como já dissemos, agora repito: Se alguém lhes anuncia um evangelho diferente daquele que já receberam, que seja amaldiçoado! Acaso busco eu agora a aprovação dos homens ou a de Deus? Ou estou tentando agradar a homens? Se eu ainda estivesse procurando agradar a homens, não seria servo de Cristo" (Gálatas 1:6-10).

LEIA TAMBÉM:
O plano de Deus para sua salvação
Quando Deus fecha uma porta
3 passos para evangelizar

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados