Alimentando Jesus com a sua vida

/uploads/posts/Alimentando Jesus com a sua vida

"Nisso veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: 'Dê-me um pouco de água'. (Os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida)" (João 4:7,8).

Jesus foi para a Galiléia e parou em um poço para descansar. Enquanto isso, Ele pediu a uma mulher: "Dê-me um pouco de água". A partir daí, se iniciou uma longa conversa. E durante essa conversa, a mulher ficou admirada e Jesus se revelou: "Disse a mulher: 'Eu sei que o Messias (chamado Cristo) está para vir. Quando ele vier, explicará tudo para nós'. Então Jesus declarou: 'Eu sou o Messias! Eu, que estou falando com você'" (João 4:25,26).

Então os discípulos ficaram surpresos em verem o Mestre conversando com aquela mulher e disseram: "Mestre, come alguma coisa" (João 4:31).

Continuando a leitura, vemos algo muito interessante:

"Mas ele lhes disse: ‘Tenho algo para comer que vocês não conhecem’. Então os seus discípulos disseram uns aos outros: ‘Será que alguém lhe trouxe comida?’ Disse Jesus: ‘A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e concluir a sua obra. Vocês não dizem: ‘Daqui a quatro meses haverá a colheita’? Eu lhes digo: Abram os olhos e vejam os campos! Eles estão maduros para a colheita. Aquele que colhe já recebe o seu salário e colhe fruto para a vida eterna, de forma que se alegram juntos o que semeia e o que colhe. Assim é verdadeiro o ditado: Um semeia, e outro colhe. Eu os enviei para colherem o que vocês não cultivaram. Outros realizaram o trabalho árduo, e vocês vieram a usufruir do trabalho deles’. Muitos samaritanos daquela cidade creram nele por causa do seguinte testemunho dado pela mulher: ‘Ele me disse tudo o que tenho feito’. Assim, quando se aproximaram dele, os samaritanos insistiram em que ficasse com eles, e ele ficou dois dias. E por causa da sua palavra, muitos outros creram. E disseram à mulher: ‘Agora cremos não somente por causa do que você disse, pois nós mesmos o ouvimos e sabemos que este é realmente o Salvador do mundo’" (João 4:32-42).

Aquela mulher alimentou Jesus! Como? Ao falar de Jesus para os seus vizinhos, a mulher o fez com alegria. Ela entregou a Ele um coração sedento e honesto. Ela ouviu ao Senhor e fez o que Ele pediu. Esse é o alimento de Jesus!

Foi esse tipo de relacionamento entre a mulher samaritana e Jesus, que Deus sempre sonhou em ter conosco. Tanto é verdade que o Senhor ia até o Jardim do Éden para caminhar com Adão e Eva.

Vejamos agora algo interessante a respeito de algumas pessoas que andaram com Deus:

- O Capítulo 5 de Gênesis fala sobre a descendência de Adão e, em determinado momento, fala de Enoque: "Aos 65 anos, Enoque gerou Matusalém. Depois que gerou Matusalém, Enoque andou com Deus 300 anos e gerou outros filhos e filhas. Viveu ao todo 365 anos. Enoque andou com Deus; e já não foi encontrado, pois Deus o havia arrebatado." (Gênesis 5:21-24). Por que ele viveu tanto tempo e, depois, foi levado por Deus ao céu em vida?

- O último capítulo de Deuteronômio relata a morte de Moisés: "Então, das campinas de Moabe Moisés subiu ao monte Nebo, ao topo do Pisga, em frente de Jericó. Ali o Senhor lhe mostrou a terra toda: de Gileade a Dã, toda a região de Naftali, o território de Efraim e Manassés, toda a terra de Judá até o mar ocidental, o Neguebe e toda a região que vai do vale de Jericó, a cidade das Palmeiras, até Zoar. E o Senhor lhe disse: ‘Esta é a terra que prometi, sob juramento a Abraão, a Isaque e a Jacó, quando lhes disse: Eu a darei a seus descendentes. Permiti que você a visse com os seus próprios olhos, mas você não atravessará o rio, não entrará naquela terra’. Moisés, o servo do Senhor, morreu ali em Moabe, como o Senhor dissera. Ele o sepultou em Moabe, no vale que fica diante de Bete-Peor, mas até hoje ninguém sabe onde está o seu túmulo. Moisés tinha cento e vinte anos de idade quando morreu; todavia, nem os seus olhos nem o seu vigor se enfraqueceram" (Deuteronômio 34:1-7). Por que Moisés foi levado por Deus no auge de seu vigor e o seu corpo foi sepultado pelo próprio Senhor?

- O capítulo 2 do segundo Livro de Reis relata o arrebatamento do profeta Elias: "De repente, enquanto [Elias e Eliseu] caminhavam e conversavam , apareceu um carro de fogo, puxado por cavalos de fogo, que os separou, e Elias foi levado aos céus num redemoinho" (2 Reis 2:11). Por que Deus fez questão de buscar Elias em um carro de fogo quando ele ainda estava vivo?

A resposta para essas três perguntas é a mesma: Eles alimentaram o coração de Deus! E até hoje é assim. Jesus disse: "Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles". (Mateus 18:20) O Senhor ainda quer ter comunhão conosco. Quer que ouçamos a Sua voz. Esse é o propósito!

Agora vamos ao monte da transfiguração:

"Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, irmão de Tiago, e os levou, em particular, a um alto monte. Ali ele foi transfigurado diante deles. Sua face brilhou como o sol, e suas roupas se tornaram brancas como a luz. Naquele mesmo momento apareceram diante deles Moisés e Elias, conversando com Jesus. Então Pedro disse a Jesus: ‘Senhor, é bom estarmos aqui. Se quiseres, farei três tendas: uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias’. Enquanto ele ainda estava falando, uma nuvem resplandecente os envolveu, e dela saiu uma voz, que dizia: ‘Este é o meu Filho amado em quem me agrado. Ouçam-no!’ Ouvindo isso, os discípulos prostraram-se com o rosto em terra e ficaram aterrorizados. Mas Jesus se aproximou, tocou neles e disse: ‘Levantem-se! Não tenham medo!’ E erguendo eles os olhos, não viram mais ninguém a não ser Jesus. Enquanto desciam do monte, Jesus lhes ordenou: ‘Não contem a ninguém o que vocês viram, até que o Filho do homem tenha sido ressuscitado dos mortos’" (Mateus 17:1-9).

Jesus entrou no Reino espiritual e, naquele momento, Moisés e Elias falaram com Ele - ou seja, tiveram comunhão com o Senhor.  Mas isso não tinha nada a ver com o ministério de Jesus aqui na terra - tanto é que Ele pediu para que os discípulos não contassem o que tinham visto a ninguém até que Ele ressuscitasse.

Então por que esse encontro entre Moisés, Elias e Jesus aconteceu? Porque Jesus precisava se alimentar com amigos íntimos antes de ser crucificado. E os discípulos não conheciam esse alimento, por isso Jesus havia dito a eles: "Tenho algo para comer que vocês não conhecem".

Por isso, hoje, Deus quer que você abra os olhos e conheça esse alimento espiritual! Seja como aquela samaritana, como Elias, como Enoque, como Moisés. Ande com o Senhor e o alimente. Vejamos essa parábola contada por Jesus:

"Qual de vocês que, tendo um servo que esteja arando ou cuidando das ovelhas, lhe dirá, quando ele chegar do campo: ‘Venha agora e sente-se para comer’? Pelo contrário, não dirá: ‘Prepare o meu jantar, apronte-se e sirva-me enquanto como e bebo; depois disso você pode comer e beber’? Será que ele agradecerá ao servo por ter feito o que lhe foi ordenado? Assim também vocês, quando tiverem feito tudo o que lhes for ordenado, devem dizer: ‘Somos servos inúteis; apenas cumprimos o nosso dever’" (Lucas 17:7-10).

O mestre é Jesus. O servo representa cada crente. Jesus fala que devemos alimentá-lo. Esse é o nosso chamado. Ele não disse que trabalhar no campo é o maior chamado. Lembre-se: tudo o que você fizer na obra deve ser resultado da sua intimidade com Deus! E nós só entendemos isso se nos vermos como servos. Diante disso, fica a pergunta: Qual é o seu sentimento quando faz algo para Deus?

Chegamos na casa famintos, cansados, precisando comer. Mas Jesus não disse: "Sente-se e coma". Pelo contrário. Ele disse: "Me alimente. Me sirva primeiro e, depois, você poderá comer".

O que Jesus quis dizer com isso? Ele quis dizer que é preciso colocar o Reino de Deus em primeiro lugar e você terá tudo! Você pode dizer: "Mas isso não parece demonstrar intimidade com Deus, pastor!" Mas é sim! Jesus explica o por quê: "Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos. Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno. Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido" (João 15:13-15).

Cristo está dizendo que somos seus servos, que devemos obedecê-lo. Mas também diz que Ele sente a necessidade de nos ter como amigos!

E você pode se perguntar: "Mas por que Jesus me quer? Sou tão pecador que não posso alimentá-Lo". Mas é aí que você se engana, pois a arma mais forte contra o pecado é alimentar a Jesus:

"Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo. Ao vencedor darei o direito de sentar-se comigo em meu trono, assim como eu também venci e sentei-me com meu Pai em seu trono" (Apocalipse 3:20,21).

LEIA TAMBÉM:
Como ser mais semelhante a Jesus
5 palavras de Jesus que podem mudar o mundo

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados