A falta de fé é terrível

/uploads/posts/A falta de fé é terrível

"Eu lhes digo: ele lhes fará justiça, e depressa. Contudo, quando o Filho do homem vier, encontrará fé na terra?" (Lucas 18:8).

Poucos de nós achamos que sofremos com a falta de fé. Pastores só falam do poder da fé. Existem vários e vários livros falando sobre a fé. Grandes projetos têm sido feitos em nome da fé. Mas se isso é verdade, por que Jesus disse isso? Há uma pista sobre a resposta desta pergunta na Carta de Paulo aos Hebreus:

"Cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha coração perverso e incrédulo, que se afaste do Deus vivo. Pelo contrário, encorajem-se uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama 'hoje', de modo que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado" (Hebreus 3:12,13).

Nos afastamos de Deus porque duvidamos de Sua fidelidade. Não permita que a incredulidade crie raízes. Às vezes, Deus pode parecer distante, mas jamais duvide da fidelidade dEle. Infelizmente, conheci muitos seminaristas que se formaram pastores sem fé alguma, pois eram forçados a demonstrar fé para não serem ridicularizados. Quero mostrar a seriedade que é a falta de fé em nossas vidas:

1) A incredulidade é o pecado que mais irrita a Deus

Em Êxodo 17, Israel chega a um deserto chamado "Sim". Lá não havia água e o povo, nervoso, culpava a Moisés: "Por essa razão queixaram-se a Moisés e exigiram: 'Dê-nos água para beber'. Ele respondeu: 'Por que se queixam a mim? Por que colocam o Senhor à prova?' Mas o povo estava sedento e reclamou a Moisés: 'Por que você nos tirou do Egito? Foi para matar de sede a nós, aos nossos filhos e aos nossos rebanhos?'" (Êxodo 17:2,3).

O povo tratou Moisés como um operador de milagres, mas nenhuma daquelas pessoas orou crendo: "se Deus tem feito maravilhas, abriu o mar, Ele nos dará água". Diante de tanta reclamação, o Senhor disse para Moisés chegar a uma rocha e bater nela com o seu cajado. Então, os rios de água fluíram e saciou a sede do povo. Mas Deus ficou muito irritado com a atitude daquela gente: "E chamou aquele lugar Massá e Meribá, porque ali os israelitas reclamaram e puseram o Senhor à prova, dizendo: 'O Senhor está entre nós, ou não?'" (Êxodo 17:7).

Deus não ficou irritado com as reclamações em si, mas pela falta de fé das pessoas, mesmo Ele tendo operado milagres grandiosos em suas vidas.

2) A incredulidade impede o livramento do poder do pecado

Toda causa do pecado é a incredulidade. Muitos já desistiram de lutar contra o pecado e, então, Deus não os abençoa. Ele só abençoa e tem paciência com que odeia o pecado e luta contra ele. Paulo expressou isso em Romanos 7:24, quando disse: "Miserável homem eu que sou! Quem me libertará do corpo sujeito a esta morte?" (Romanos 7:24).

Mas, no verso seguinte, o apóstolo complementou: "Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor! De modo que, com a mente, eu próprio sou escravo da lei de Deus; mas, com a carne, da lei do pecado" (Romanos 7:25).

Na visita do papa Francisco ao Brasil, vi muitas pessoas querendo apagar os seus pecados com promessas. Do mesmo modo, muitos crentes querem vencer o pecado com a própria força. Mas não é assim que a coisa funciona: "Pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado. Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade" (Hebreus 4:15,16).

3) A incredulidade bloqueia nossos ouvidos para Deus

Zacarias foi o pai do profeta João Batista. Ele era um homem de Deus, sério, fiel e esperava pela vinda do Messias. Porém, ele duvidou da promessa e não entendeu quando Deus falou com ele. Vejamos:

"Muitos já se dedicaram a elaborar um relato dos fatos que se cumpriram entre nós, conforme nos foram transmitidos por aqueles que desde o início foram testemunhas oculares e servos da palavra. Eu mesmo investiguei tudo cuidadosamente, desde o começo, e decidi escrever-te um relato ordenado, ó excelentíssimo Teófilo, para que tenhas a certeza das coisas que te foram ensinadas. No tempo de Herodes, rei da Judéia, havia um sacerdote chamado Zacarias, que pertencia ao grupo sacerdotal de Abias; Isabel, sua mulher, também era descendente de Arão. Ambos eram justos aos olhos de Deus, obedecendo de modo irrepreensível a todos os mandamentos e preceitos do Senhor. Mas eles não tinham filhos, porque Isabel era estéril; e ambos eram de idade avançada. Certa vez, estando de serviço o seu grupo, Zacarias estava servindo como sacerdote diante de Deus. Ele foi escolhido por sorteio, de acordo com o costume do sacerdócio, para entrar no santuário do Senhor e oferecer incenso. Chegando a hora de oferecer incenso, o povo todo estava orando do lado de fora. Então um anjo do Senhor apareceu a Zacarias, à direita do altar do incenso. Quando Zacarias o viu, perturbou-se e foi dominado pelo medo. Mas o anjo lhe disse: 'Não tenha medo, Zacarias; sua oração foi ouvida. Isabel, sua mulher, lhe dará um filho, e você lhe dará o nome de João. Ele será motivo de prazer e de alegria para você, e muitos se alegrarão por causa do nascimento dele, pois será grande aos olhos do Senhor. Ele nunca tomará vinho nem bebida fermentada, e será cheio do Espírito Santo desde antes do seu nascimento. Fará retornar muitos dentre o povo de Israel ao Senhor, o seu Deus. E irá adiante do Senhor, no espírito e no poder de Elias, para fazer voltar o coração dos pais a seus filhos e os desobedientes à sabedoria dos justos, para deixar um povo preparado para o Senhor'. Zacarias perguntou ao anjo: 'Como posso ter certeza disso? Sou velho, e minha mulher é de idade avançada'. O anjo respondeu: 'Sou Gabriel, o que está sempre na presença de Deus. Fui enviado para lhe transmitir estas boas novas. Agora você ficará mudo. Não poderá falar até o dia em que isso acontecer, porque não acreditou em minhas palavras, que se cumprirão no tempo oportuno'". (Lucas 1:1-20)

Em vez de olhar para o poder de Deus, Zacarias olhou para as limitações que a sua idade impunha sobre a possibilidade de ele e sua esposa terem um filho e, por isso, pagou um alto preço. Então, não seja como ele: olhe para a grandeza do Senhor e confie em Seu infinito poder.

LEIA TAMBÉM:
Deus usa os problemas para testar minha fé?
7 dicas para aumentar a sua fé

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados