Sansão e sua fraqueza sexual

/uploads/posts/Sansão e sua fraqueza sexual

O livro de Juízes na Bíblia conta a história de um homem consagrado a Deus, chamado Sansão. Ele era tão forte que matou um leão com as próprias mãos. Veja como foi:

"Sansão foi para Timna com seu pai e sua mãe. Quando se aproximavam das vinhas de Timna, de repente um leão forte veio rugindo na direção dele. O Espírito do Senhor apossou-se de Sansão, e ele, sem nada nas mãos, rasgou o leão como se fosse um cabrito. Mas não contou nem ao pai nem à mãe o que fizera. Então foi conversar com a mulher de quem gostava" (Juízes 14:5-7).

Deus deu a ele uma força física muito maior que qualquer ser humano, mas isso não foi suficiente para compensar sua fraqueza interior. A Bíblia conta que Sansão era obcecado por sexo e isso trouxe graves consequências para a sua vida. 

Por isso lembre-se: todos nós temos áreas na vida onde somos mais fracos, mas Deus quer que essas falhas de caráter nos mostrem o quanto somos dependentes dEle! Quando lidamos com nossas fraquezas de forma certa, elas nos levam a um relacionamento mais profundo e íntimo com o Senhor, porém, uma fraqueza descontrolada causa muitos estragos na vida de uma pessoa!

Sansão tinha um ponto fraco - ele não conseguia controlar seus impulsos sexuais. Quantas pessoas têm passado por isso hoje em dia, não é mesmo? A mídia tem sido um grande instrumento de Satanás para corromper os valores de Deus, e muitas pessoas (até mesmo cristãs), têm sido enganadas pelas ilusões do pecado.

Sansão, apesar de ter sido criado em um lar onde Deus era honrado e tivesse uma missão importante em sua vida, ele cedeu aos seus desejos carnais e desobedeceu as Escrituras, que conhecia tão bem. Segundo a lei de Deus, Sansão não poderia se envolver com mulheres estrangeiras, mas ele perdeu o controle e foi atrás de uma prostituta e se deitou com ela (Juízes 16:1). Pouco mais tarde, ele conheceu outra mulher chamada Dalila, e acabou se entregando de corpo e alma para ela, tudo por causa de sexo.

Nesse momento, os filisteus, que eram inimigos de Sansão, descobriram que ele estava se deitando com Dalila e ofereceram muito dinheiro para que ela descobrisse de onde vinha o poder dele. Ela aceitou a proposta e fez muita chantagem emocional para que revelasse o seu segredo. Como Sansão estava apaixonado por Dalila, acabou contando que sua força vinha das tranças de seu cabelo que nunca haviam sido cortadas por causa de um voto a Deus. Então o pior aconteceu:

"Fazendo-o dormir no seu colo, Dalila chamou um homem para cortar as sete tranças do cabelo dele, e assim começou a subjugá-lo. E a sua força o deixou. Então ela chamou: "Sansão, os filisteus o estão atacando!" Ele acordou do sono e pensou: "Sairei como antes e me livrarei". Mas não sabia que o Senhor o tinha deixado" (Juízes 16:19,20).

A triste notícia é que Sansão foi capturado, teve os seus olhos furados e o puseram a girar um moinho na prisão. Ou seja, antes de morrer, Sansão perdeu tudo que tinha: sua força, sua visão e sua honra. Que triste fim para um homem de Deus que havia liderado o seu país de forma tão poderosa!

Diante dessa trágica história, eu quero te perguntar: "Qual é a sua fraqueza? O que te impede de obedecer a Deus? É o mesmo pecado de Sansão? O seu problema é na área sexual ou é a ganância, cobiça, orgulho, inveja, medo, insegurança, ou outras coisas?" Todos nós temos falhas em nossa personalidade e elas podem nos dar um impulso muito grande para o bem ou para o mal, dependendo da nossa escolha. A inclinação para o pecado pode arruinar a nossa vida como aconteceu com Sansão, mas ela também pode nos levar a depender mais de Deus. Qual será a sua escolha?

LEIA TAMBÉM:
Mensagens sobre sexualidade
Pequei contra Deus e agora?
Por que eu sempre caio no mesmo erro?

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados