Parábolas de Jesus | O construtor da torre

/uploads/posts/Parábolas de Jesus | O construtor da torre

PARÁBOLA DO CONSTRUTOR DA TORRE |  Lucas 14:28-30

"Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la? Pois, se lançar o alicerce e não for capaz de terminá-la, todos os que a virem rirão dele, dizendo: ‘Este homem começou a construir e não foi capaz de terminar’”.

RESUMO DA PARÁBOLA

Para realizar um projeto, é necessário fazer muito planejamento, pois ninguém alcança um objetivo se não programar anteriormente os alvos que quer atingir. Jesus sabia disso e ao contar a parábola do construtor da torre, ele comparou a maneira com que as pessoas realizam projetos com a forma que devemos projetar nossa vida espiritual.

O QUE PODEMOS APRENDER?

Em certa ocasião, Jesus disse à multidão que O seguia: "Aquele que não carrega sua cruz e não me segue não pode ser meu discípulo" (Lucas 14:27). Ele estava mostrando como um verdadeiro discípulo seu deveria se portar. Logo depois, Ele usou a parábola do construtor da torre para exemplificar isso. Algumas pessoas podem se perguntar: "Mas o que essa parábola tem a ver com a cruz e seguir a Cristo?". Acontece que a maioria de nós se esquece que a vida espiritual também deve ser planejada, e era exatamente sobre isso que Jesus estava falando. Não podemos agir sem pensar nas consequências, caso contrário, ficaremos como o construtor citado por Jesus: sem terminar o que começamos e pior ainda: sendo alvo de piadas.

Isso significa que não devemos agir na base do "coração" para fazer as coisas de Deus. Devemos agir pela fé e ter cuidado para discernirmos se é da vontade de Deus e se é apenas nosso desejo. É claro que temos que ter objetivos espirituais, mas não podemos nos esquecer de manter os pés no chão. Jesus nunca mentiu para ninguém e, com essa parábola, Ele mostrou que é preciso pensar muito bem nas consequências de sermos discípulos dEle. Quantas pessoas assumem um compromisso de seguir a Cristo, mas quando as lutas vêm, elas desistem e voltam atrás? Essa parábola de Jesus serve para nos alertar e nos mostrar que devemos pensar bem antes de tomarmos qualquer decisão.

PARA REFLETIR

Deus sempre tem um propósito naquilo que Ele faz, da mesma forma, aquilo que desejamos precisa ter um propósito. Só assim poderemos alcançar nossos objetivos. Se você quer ter um casamento abençoado, você deve ter um namoro e noivado bem planejado e seguir os princípios de Deus; se você quer ter intimidade com Deus, você deve buscá-Lo diariamente e fugir do pecado e embaraços da vida (Hb 12:1). A Bíblia diz que Daniel foi um jovem que tinha o propósito de servir a Deus e com isso ele decidiu firmemente não se contaminar com as iguarias do rei. (Dn 1:8) Por isso, se você entregou sua vida a Jesus, você deve seguí-Lo até o último dia de sua vida. "Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida" (Apocalipse 2:10).

AGORA É COM VOCÊ

Durante o estudo dessa parábola de Jesus você conseguiu observar mais alguma mensagem? Ela falou ao seu coração de uma maneira especial? O que você aprendeu nessa parábola de Jesus que pode ser aplicado em sua vida?

LEIA TAMBÉM:
Parábolas de Jesus
Parábola do filho pródigo
Mensagens evangelicas

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados