O poder de Deus e os problemas do mundo

/uploads/posts/O poder de Deus e os problemas do mundo

Fome, falta de água, miséria, doenças, violência, corrupção, impunidade. Esses são apenas alguns dos problemas que atingem milhões e milhões de pessoas em todo o mundo. Enquanto essas aflições ganham força, a esperança de que viveremos dias melhores parece ficar menor a cada dia.

Há algumas semanas, após um culto de sábado à noite, eu ofereci carona para um menino que havia se convertido há pouco tempo. Durante o trajeto da igreja para a casa dele, passamos perto de uma praça onde uns 4 andarilhos tentavam se esconder do frio e da garoa que caía naquela noite. E diante daquela cena, o rapaz me perguntou: "Se Deus é Todo-poderoso e criou o universo, por que Ele não tem poder para resolver todos as coisas ruins e sofrimentos que acontecem no mundo?. Confesso que aquilo me intrigou um pouco. Não que eu duvide do poder de Deus, pelo contrário, mas aquela pergunta me pegou de surpresa. Então me lembrei de uma passagem bíblica e respondi a ele: "É claro que Deus é poderoso", e citei o versículo: "Eu sou o Senhor, o Deus de toda a humanidade. Há alguma coisa difícil para mim?" (Jeremias 32:27).

"Mas por que, então, Ele não faz alguma coisa para acabar com o sofrimento?", replicou ele. Minha resposta foi simples: "Deus já fez! Há 2 mil anos Ele enviou o Seu Filho para morrer na cruz e nos resgatar da maldição do pecado, mas a humanidade insiste em não aceitar este presente de salvação".

Diante disso, resolvi escrever esta mensagem para aqueles que ainda não entendem o porquê o mundo está indo de mal a pior:

Alguma vez você já se perguntou de onde vêm todos os sofrimentos? De acordo com a Bíblia, essas coisas acontecem porque o nosso mundo está infectado com uma doença mortal chamada pecado. Desde que Adão e Eva desobedeceram a Deus no Jardim do Éden, todo ser humano já nasce contaminado com o pecado e, com isso, está afastado espiritualmente de Deus. Está escrito na Bíblia: "Da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram" (Romanos 5:12).

E além da maldade do coração humano, o pecado é como um câncer que afeta este mundo físico, trazendo dor e a destruição que vemos todos os dias nos noticiários. Mas Jesus veio para destruir o poder do pecado por meio de Sua morte e ressurreição. Então, à medida em que nos voltamos para Ele em arrependimento e fé, Ele coloca em nossos corações amor pelos outros, e supre as nossas necessidades básicas. Com isso, Deus espera que aliviemos os sofrimentos do mundo. Não é por acaso milhares de pessoas deixam suas famílias e o conforto dos seus lares para atuarem como missionários em lugares destruídos por grandes diferenças sociais e econômicas.

Vale lembrar que na grande maioria das vezes, o problema do mundo vem do egoísmo do homem que pensa só no seu bem estar, sem se importar com o próximo, ignorando o mandamento de Jesus de "amar ao próximo como a si mesmo" (Mateus 22:39). A Bíblia diz ainda que um dia a batalha final será travada e o pecado e Satanás serão derrotados para sempre (Apocalipse 20: 7-9). Isso mostra que esta Terra não é o nosso verdadeiro lar e devemos caminhar com Cristo para morarmos na eternidade com Ele. Por isso, coloque a sua esperança nEle e peça a Deus para te usar como instrumento de paz neste mundo tão carente de amor.

LEIA TAMBÉM:
Por que os maus prosperam e os bons sofrem?
Pecado - o maior problema do mundo
O que significa aceitar Jesus?

 

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados