Namoro está na Bíblia?

/uploads/posts/Namoro está na Bíblia?

Dias atrás, enquanto eu conversava com alguns jovens, um deles me perguntou: "Pastor, eu não encontrei a palavra 'namoro' na Bíblia. Isso quer dizer que namoro não é de Deus?".

Eu expliquei que o namoro é algo da nossa cultura. No passado, ele não existia e os casamentos aconteciam através de um acordo entre os pais. Eles eram os responsáveis pela união dos filhos. Veja um exemplo:"Aqui está Rebeca; leve-a com você e que ela se torne a mulher do filho do seu senhor, como disse o Senhor" (Gênesis 24:51). Porém, era comum que os filhos estivessem de acordo, como neste caso de Rebeca em que ela concordou em se casar com Isaque, filho de Abraão:

"Então lhe disseram: ‘Vamos chamar a jovem e ver o que ela diz’. Chamaram Rebeca e lhe perguntaram: ‘Você quer ir com este homem?’ ‘Sim, quero’, respondeu ela" (Gênesis 24:57,58).

Uma outra história é a dos pais de Jesus, Maria e José, que foram comprometidos pelos pais ao casamento - "A uma virgem prometida em casamento a certo homem chamado José, descendente de Davi. O nome da virgem era Maria" (Lucas 1:27). Provavelmente, esse período vindo antes do casamento, seja o que mais se aproxima ao namoro dos nossos tempos atuais.

Um cristão não pode ser proibido de namorar só porque a Bíblia não fala disso. O namoro é uma fase importante na vida de uma pessoa, porém, é preciso obedecer a Palavra de Deus, pois nela estão os princípios que nos orientam para fazermos as melhores escolhas. Em 1 Coríntios 10:31 diz: "Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus".

Ou seja, os casais de namorados precisam entender que tudo o que eles fizerem deve ser para a glória de Deus, caso contrário, as coisas não darão certo e muitas decepções poderão vir. Diante disso, as pessoas não podem namorar só por curtição ou passatempo. O namoro tem que ter o propósito do casamento, pois senão dará espaço para um relacionamento sem compromisso, baseado apenas no contato físico, e Deus não se agrada disso.

O namoro é uma fase para fazer amizade, conhecer um ao outro, orarem juntos e se envolverem com as coisas de Deus. O relacionamento aonde o casal quer ultrapassar os limites, é condenado por Deus. A Bíblia diz:

"Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo. Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês" (1 Coríntios 6:18-20). (Leia: Seu corpo é templo do Espírito Santo).

Como eu disse anteriormente, o namoro é algo dos nossos dias e não vemos nenhum exemplo de namoro na Bíblia, porém, a Palavra de Deus não reconhece nenhum tipo de relacionamento entre homem e mulher que não tenha como objetivo o casamento, sendo assim, ninguém deve namorar se não pensa em se casar. Por isso, eu sempre aconselho as pessoas a não começarem um namoro, se ainda forem muito novos. Como o casamento pode demorar muito tempo para acontecer, a convivência e a intimidade conquistada com o passar do tempo podem levá-los a um namoro vulnerável ao pecado. Por isso, é muito importante servir a Deus até que a pessoa certa chegue. Em Eclesiastes 3:1 está escrito: "Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu".

LEIA TAMBÉM:
Mensagens sobre namoro
Mensagens sobre sexualidade


 

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados