A esperança em Deus nunca morre

/uploads/posts/A esperança em Deus nunca morre

Hoje em dia é comum encontrarmos pessoas sem esperança. No passado, elas tinham sonhos e estavam sempre animadas, mas por algum motivo, agora acordam sem expectativa alguma e simplesmente deixam a vida as levar. Talvez seja porque se decepcionaram com alguém ou porque suas orações não foram respondidas como gostariam. Veja o que Bíblia diz:

"A esperança que se adia faz adoecer o coração, mas o desejo cumprido é árvore de vida" (Provérbios 13:12).

Este versículo mostra que se esperarmos por algo durante muito tempo, o nosso coração pode ficar doente, e eu acredito que a única maneira de superarmos isso é buscando a Deus constantemente. Eu sei que há muitas pessoas que não têm mais planos para o futuro porque têm medo de se frustrarem, (talvez você seja uma delas), mas eu costumo dizer que é melhor esperar muita coisa e receber menos, do que não esperar nada e não acontecer nenhuma mudança em nossas vidas.

Esperança é uma expectativa de que coisas boas acontecerão conosco, ou seja, é ela que nos dá força e vontade de experimentar os planos que Deus tem para nós. Jesus disse que o ladrão (Satanás) veio somente para roubar, matar e destruir, mas Ele (Cristo) veio para nos dar uma vida em abundância! (João 10:10). Isso quer dizer que Jesus espera que eu e você tenhamos esperança (não apenas na eternidade), mas em uma vida vitoriosa aqui na terra. No entanto, sabemos que o diabo fará de tudo para acreditarmos que o nosso destino é sofrer e que nada mudará em nossas vidas. É por isso que não podemos esquecer que ele é mentiroso e que a sua intenção é nos destruir.

Eu também sei que muitas pessoas desejam ter mais fé para vencer os problemas, mas se esquecem de que, sem a esperança, elas não terão ânimo para buscar a Deus e com isso crescer espiritualmente. Ter esperança não nos custa nada, mas viver sem ela nos custa muito, pois a vida perde o sentido e se torna um tédio. Todos nós, em algum momento, precisamos renovar a nossa esperança, pois as lutas vêm para nos derrubar, mas com Deus encontramos o encorajamento que precisamos! Ele nos encoraja através do Espírito Santo e da Sua Palavra - a Bíblia.

Existem muitas passagens bíblicas que precisam estar gravadas em nosso coração, para que nos dias difíceis, elas possam nos fortalecer. Eu me lembro do dia em que eu estava muito triste e ferido emocionalmente por causa de algumas pessoas que tentaram me prejudicar. Então abri a Bíblia em Zacarias 9:12 e este versículo tocou profundamente o meu coração:

"Voltem à sua fortaleza, ó prisioneiros da esperança; pois hoje mesmo Eu anuncio que restaurarei tudo em dobro para vocês" (Zacarias 9:12).

Eu acreditei nessa promessa e à partir daquele momento renovei a minha fé e esperança. Eu sabia que Deus estava falando comigo sobre a minha situação e que se eu não perdesse a esperança, chegaria o dia em que Ele me daria de volta o dobro do que tiraram de mim. Hoje eu tenho visto essa promessa se cumprir dia após dia em minha vida! Deus tem mostrado a Sua fidelidade, e tudo o que tentaram contra mim, tem sido revertido em muitas bênçãos.

Se você está passando por uma situação onde não enxerga uma saída, eu quero te encorajar a meditar na Palavra de Deus. Ela tem todas as respostas que você precisa para cada situação na sua vida!

Você se lembra da história de Jó? Aquele homem perdeu tudo o que tinha e sua situação era tão desesperadora que a própria esposa disse para ele amaldiçoar Deus e morrer. Mas ele não fez isso, pois sua esperança continuava firme em Deus, e a Bíblia diz que o Senhor deu para Jó duas vezes mais que tudo o que tinha antes! (Jó 42:10). A Bíblia também conta que quando Davi perdeu o filho que teve com Bate-Seba, ele chorou bastante, mas houve um momento em que Davi parou de lamentar e começou a adorar a Deus, pois confiou nas misericórdias dEle. Mais tarde, Deus o abençoou com outro filho, chamado Salomão, que se tornou o rei mais sábio e mais rico que o mundo já conheceu!

Deus também promete restaurar a sua vida e te levantar do pó. Será um tempo de honra ao invés da humilhação e do desânimo, mas para isso, você precisa ter esperança de que Deus tem um futuro abençoado para você. É por isso que o versículo acima (Zacarias 9:12) diz que precisamos ser "prisioneiros da esperança". Isso quer dizer que, não importa o que está acontecendo, você precisa ter expectativa de que coisas boas acontecerão com você. Por isso, se agarre à esperança, fique preso a ela, mesmo que você não saiba como resolver os problemas. Deus foi fiel com você até hoje e Ele não te abandonará!

Não se preocupe ou fique com raiva. Apenas faça como Davi: adore a Deus e veja as situações difíceis como uma oportunidade para Deus te abençoar e te fazer crescer espiritualmente. Diga sempre palavras de fé e declare: "Deus, eu coloco agora a minha esperança está em Ti! Eu creio que vou vencer e que o Senhor irá restituir tudo em dobro na minha vida. Por isso, peço que me ajude a olhar somente para o Senhor e não para as minhas limitações. Em nome de Jesus. Amém".

LEIA TAMBÉM:
O inimigo se levanta quando Deus tem algo grande para você
Como saber qual é a vontade de Deus?
Não desista da caminhada com Deus
Nunca pare de lutar

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados