Santa Ceia

Estudos para células

Santa Ceia

Anúncios

TEXTO BASE: Marcos 14:22-26

INTRODUÇÃO:

A Ceia foi instituída por Jesus na noite em que Ele foi traído por Judas, no dia da páscoa judaica. A Santa Ceia foi ordenada por Cristo para que fosse realizada para sempre como uma forma de se lembrar do Seu sacrifício na cruz pelos nossos pecados. Por causa disso nós cristãos a celebramos até hoje, como um memorial do grande amor de Deus por nós.

DISCUSSÃO:

Além de ser uma cerimônia de recordação, a Santa Ceia é um momento de comunhão na igreja e de fortalecimento da fé de cada um dos membros do corpo de Cristo. Ela é um momento único, especial e que deve ser tratada com toda a nossa adoração. Vamos aprender um pouco mais sobre a Ceia do Senhor:

1) O que é a Santa Ceia?

É uma festa memorial (1 Coríntios 11:23-25). Jesus quer que nós nos lembremos Dele como Aquele que deu a própria vida para que pudéssemos viver, para que nossa aliança com Deus fosse restaurada. A Santa Ceia é o momento em que devemos recordar que Seu corpo santo foi ferido e o Seu sangue foi derramado na cruz para que fôssemos libertos do cativeiro de Satanás.

2) Até quando a Santa Ceia será celebrada?

A Bíblia diz que a Santa Ceia deve ser realizada até que Jesus venha novamente (1 Coríntios 11:26). Além de ser um memorial, a Ceia do Senhor também é um ato profético, uma proclamação da volta do Cordeiro (1 Tessalonicenses 4:16-17). Ao celebrar a Ceia, a igreja mostra que mantém viva a esperança do retorno de Cristo.

3) Quem pode participar da Santa Ceia?

A Palavra de Deus afirma que todos aqueles que foram lavados no sangue do Cordeiro, sem exceção (1 Pedro 1:18-19). Já aqueles que não reconhecem o sacrifício de Cristo, ou se esqueceram Dele, não são dignos de se assentarem à mesa.

4) Como devemos participar da Santa Ceia?

a) Com dignidade: (1 Coríntios 11:27). Não podemos nos assentar na mesa de qualquer maneira para que não sejamos culpados de pecar contra corpo e o sangue de Jesus. A Santa Ceia é um banquete espiritual, não carnal.

b) Com reverência: (1 Coríntios 11:28-31). Devemos examinar o nosso coração e as nossas atitudes, para só então nos assentarmos à mesa. Se existe algo que nos condene, precisamos nos arrepender daquilo, para então comer do pão e beber do cálice.

c) Com alegria e hinos de louvor: Durante a celebração da Santa Ceia, Jesus e seus discípulos cantaram um hino de louvor a Deus. E naquele momento, Ele se encheu de alegria, mesmo sabendo o que Lhe aconteceria horas mais tarde. Ao cantar, Cristo encarou a escuridão da noite, da dor e dar morte, pois sabia que tudo estava nas mãos de Deus. E como Ele, nós também devemos cantar (Salmos 92:1, 147:1, Atos 16:25).

CONCLUSÃO:

A Santa Ceia é muito mais do que uma simples tradição entre os crentes; é um momento de comunhão com os irmãos em Cristo e com o próprio Deus. Ela é a celebração da vitória que nos foi dada através do corpo e do sangue do Cordeiro, é a festa da família do Senhor (Efésios 2:19).

PARA REFLETIR:

. Você tem participado com frequência da Santa Ceia em sua igreja? Se não, por quê?

. Antes desse estudo, você sabia qual era o verdadeiro significado dessa celebração?

. Você prepara o seu coração antes de se assentar à mesa do Senhor com os outros membros de sua igreja?

. Você participa desse momento tão especial com dignidade, reverência, alegria e cânticos de louvor?

Anúncios
Anúncios
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Mensagens por Temas