Como ser um discípulo de Jesus

/uploads/posts/Como ser um discípulo de Jesus

ASSISTA ESTA MENSAGEM NO YOUTUBE! CLIQUE AQUI ► 5 passos para se tornar um discípulo de Jesus

No ano de 1700, um homem chamado George Whitefield estava conduzindo campanhas evangelísticas ao ar livre nos Estados Unidos. Milhares de pessoas responderam à sua mensagem do Evangelho, então alguém lhe perguntou quantas pessoas haviam se convertido durante os seus sermões. Ele respondeu: "Nós só saberemos depois de 5 anos."

O que ele quis dizer com isso? Ele quis mostrar que há uma grande diferença entre uma decisão momentânea (que pode ser superficial), e um verdadeiro compromisso com Cristo. Uma coisa é conhecermos a Jesus e seus ensinamentos, mas outra coisa é segui-Lo! No Novo Testamento, os seguidores de Jesus são identificados como "discípulos" em mais de 250 vezes, mas o termo "cristão" é mencionado apenas 3 vezes. Por isso eu vou te mostrar 5 atitudes que uma pessoa deve ter para se tornar um discípulo de Jesus:

1) O discípulo de Jesus precisa nascer de novo espiritualmente

Jesus disse: “Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito. O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito. Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo” (João 3:5-7). 

A Bíblia diz que quem não tem Jesus está morto em seus pecados. Ou seja, estamos vivos no corpo, mas, espiritualmente, todos estamos mortos (Efésios 2:1-2), pois o pecado nos separa de Deus e, consequentemente, nosso espírito morre. Por isso, precisamos nascer de novo! Mas como fazer isso?

Precisamos nos arrepender de nossos pecados e crer em Jesus como nosso salvador! A Bíblia diz que Cristo morreu na cruz para levar o castigo que nós merecíamos (João 3:16). E sem esse sacrifício, estaríamos condenado a viver eternamente separados de Deus. Mas, quando cremos em Jesus e recebemos o Seu perdão, é como se tivéssemos morrido na cruz junto com Ele e ressuscitado para uma nova vida.

2) O discípulo de Jesus precisa crucificar o seu "eu"

Jesus disse para seus discípulos que assim como Ele, todos deveriam também carregar sua cruz:

"Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me." (Lucas 9:23)

Tomar a cruz significa deixar de fazer a nossa própria vontade e desejos egoístas, para cumprir a vontade do Pai. Ou seja, Jesus tinha um coração humilde. Se Ele vive em nós, o orgulho não pode dominar nossas vidas. Jesus tinha um coração amoroso. Se Ele vive em nós, o ódio e a amargura não podem nos contaminar. Jesus tinha um coração perdoador e compreensivo. Se Ele vive em nós, a misericórdia deve fazer parte dos nossos relacionamentos. Jesus tinha um coração desprendido. Se Ele vive em nós, o egoísmo não pode predominar, pelo contrário, devemos servir a Deus e as pessoas sem 'segundas intenções'.

Quando você decide abrir mão do pecado, você está crucificando o seu “eu” e se tornando um discípulo de Jesus. Ele mesmo disse:

"Quem não carrega sua própria cruz e não me segue não pode ser meu discípulo." (Lucas 14:27)

3) O discípulo de Jesus precisa ter Deus como prioridade

A terceira exigência que Jesus fez a seus discípulos é que eles deveriam colocá-Lo como prioridade, acima de qualquer ser humano. Veja o que Ele disse:

"Se alguém vem a mim e ama o seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos e irmãs, e até sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo." (Lucas 14:26)

Esta passagem não proíbe que amemos a Deus e a nossa família ao mesmo tempo. Pelo contrário, a Bíblia nos ensina a cuidar de nossas esposas, maridos e filhos (Efésios 5:22-25, 1 Timóteo 5:8). O que Jesus quis dizer é que o nosso amor por Ele deve estar em primeiro lugar, mesmo que a nossa família não aprove isso. Se quisermos ser verdadeiros discípulos, muitas vezes criaremos inimizades com as pessoas ao nosso redor, e Jesus não escondeu isso de nós. Ele disse:

"Se o mundo os odeia, tenham em mente que antes odiou a mim. Se vocês pertencessem ao mundo, ele os amaria como se fossem dele. Todavia, vocês não são do mundo, mas eu os escolhi, tirando-os do mundo; por isso o mundo os odeia." (João 15:18,19)

Jesus até nos alertou sobre a possibilidade de alguns de seus discípulos terem que pagar com a própria vida (Mateus 10:38,39). Isso mostra que, para sermos seus seguidores, devemos também estar preparados para entregar a nossa vida em favor do Reino de Deus, se for preciso.

4) O discípulo de Jesus precisa amar a Deus acima dos bens materiais

Depois que Jesus ensinou sobre as verdadeiras riquezas no Sermão da Montanha, Ele disse:

"Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro". (Mateus 6:24)

Praticar este versículo parece fácil, mas, é no dia a dia que vemos o quanto as pessoas servem ao dinheiro. A sociedade está sempre correndo atrás de bens materiais, e deixam o Reino de Deus em segundo plano.

Ter dinheiro não é pecado, e Jesus não disse que devemos vender tudo o que temos e vivermos sem um centavo no bolso. Ele sempre alertava sobre o nosso coração e, chegou a dizer que é muito difícil um rico entrar no Reino de Deus (Marcos 10:23). O apóstolo Paulo também falou sobre o perigo de amar as riquezas. Veja:

"Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos." (1 Timóteo 6:9,10)

5) O discípulo de Jesus precisa dar frutos

Jesus disse: "Se o grão de trigo não cair na terra e não morrer, continuará ele só. Mas se morrer, dará muito fruto. Aquele que ama a sua vida, a perderá; ao passo que aquele que odeia a sua vida neste mundo, a conservará para a vida eterna." (João 12:24,25)

Assim como Jesus morreu e ressuscitou para nos salvar, nós também devemos morrer para nossa própria vontade, a fim de cumprirmos a vontade de Deus. Somente um discípulo que morreu para seus interesses egoístas e para os desejos da carne, está pronto para ser usado por Deus e, com isso, dar muitos frutos.

Quando deixamos Cristo governar a nossa vida, o pecado não nos domina mais, e começamos a produzir os frutos do Espírito, que são: "amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio" (Gálatas 5:22,23).

Depois de ouvir tudo isso, você pode pensar: "Nossa, pastor, é muito difícil ser discípulo de Jesus, pois Ele é perfeito e nós somos pecadores!" Eu concordo com isso, mas não podemos nos esquecer de que o mesmo Espírito Santo que capacitou Jesus a viver dessa maneira, irá nos capacitar; basta que entreguemos nossa vida a Cristo e nos esforcemos para seguir os Seus passos!

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados