Você tem domínio próprio?

Você tem deixado o Espírito Santo governar a sua vida? Se você entregou a sua vida para Jesus, saiba que você não está mais sozinho - o Espírito Santo está aí dentro de você. E Ele, agora, quer conduzir a sua vida, ele quer transformar você, de dentro para fora. E a Bíblia relata que existem nove frutos desse Espírito Santo. E eu quero ler para você um deles em específico, para que você entenda mais sobre a importância de você ter o fruto do domínio próprio. Eu vou ler para você: “Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.” (Gálatas 5:22,23)

Todos esses frutos que eu acabei de falar para você são resultado da sua dependência de Deus. Quanto mais você pede para Deus mudar a sua vida, mais o Espirito Santo vai gerando esses frutos e vai te transformando em uma pessoa muito melhor, muito mais capacitada para viver os planos de Deus. E o domínio próprio é um fruto que vai te dar sucesso em todas as áreas da sua vida. Você vai ser uma pessoa que vai conseguir se controlar e você vai saber tomar as decisões certas na vida. E o apóstolo Paulo falou algo a respeito disso. Diz o seguinte: “Portanto, não permitam que o pecado continue dominando os seus corpos mortais, fazendo que vocês obedeçam aos seus desejos.” (Romanos 6:12)

Paulo disse que agora na sua caminhada cristã você não pode mais ser dominado pelo pecado. Ou seja, você precisa deixar que Deus mude a sua vida, porque a marca do cristão é a transformação do seu caráter. Essa é a maior marca de que uma pessoa teve um encontro com Jesus. As pessoas, lá em Atos, chamaram aqueles homens que seguiram Jesus de "cristãos", porque elas perceberam que as atitudes deles eram muito parecidas com as de Jesus. E assim deve ser a nossa vida. Então esse domínio próprio que nós lemos sobre os frutos do Espírito é algo que vai te dar uma disciplina. Você vai conseguir governar a sua mente, o seu corpo, e assim você vai conseguir dar um bom exemplo diante das pessoas.

E o domínio próprio, no grego, ele significa "segurar". Ou seja: o domínio próprio vai te ajudar a segurar as suas emoções quando você quiser extrapolar, quando você quiser ficar bravo aí na sua casa, no seu trabalho. Ele vai conseguir te ajudar a segurar as suas finanças quando você quiser agir no impulso, querendo gastas aquilo que você não pode. Ele vai conseguir te ajudar a segurar a sua língua quando você quiser falar mal de alguém, quando você quiser fazer uma fofoca. Enfim, o domínio próprio é algo fundamental na vida do cristão, porque as pessoas vão tentar nos tirar do sério. O diabo sabe das sias fraquezas e ele vai te tentar. Ele vai tentar fazer com que você caia, com que você faça coisas que você nem percebeu e quando ver, você vai se arrepender das suas atitudes. Então é muito importante você pedir para Deus todos os dias: Senhor, me dá domínio próprio para mim tratar com a minha mãe, com a minha esposa, com os meus filhos, lá no meu trabalho, lá na escola, em todas as áreas da minha vida. Senhor eu quero ter essa disciplina para que o teu nome seja glorificado. Eu quero ler para você um versículo que está lá em Provérbios que fala sobre isso: "Melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade" (Provérbios 16:32).

Olha que coisa interessante! É melhor você controlar o seu coração do que você conquistar uma cidade. É melhor você ser uma pessoa paciente, com domínio próprio, do que uma pessoa que fala demais, quer agir demais, quer fazer muitas coisas e, às vezes, acaba errando muitas vezes também. Então Deus quer te dar esse domínio próprio para que você conquiste as promessas que Deus tem para a sua vida. Você com certeza se lembra de José. José tinha um sonho vindo de Deus de que ele se tornaria um líder, o governador do Egito. Só que, durante essa caminhada, houve muitos momentos em que ele poderia ter blasfemado, ele poderia ter caído em tentação, pois a mulher de Potifar tentou ele. Ela arrancou as suas roupas e queria que ele se deitasse com ela. Mas José teve domínio próprio, ele soube controlar as suas emoções e ele não agiu na carne. Imagine se José tivesse cedido à tentação: será que ele teria se tornado governador do Egito? Eu acredito que não. José tomou as decisões certas para que Deus operasse na vida dele e para que as promessas do Senhor fossem se cumprindo dia após dia. Assim também precisa ser com você. Peça a Deus domínio próprio para que você consiga reter tudo aquilo que Deus colocar nas suas mãos. Para que nada venha escapar da sua vida. Para que você não venha perder os valores que você já conquistou até hoje.

Então, que o domínio próprio possa fazer você segurar, agarrar as promessas de Deus e não largá-las mais. Amém?

Assista no Youtube > Você tem domínio próprio?

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados