Por que esquecemos de Deus tão rápido?

Por quê nos esquecemos tão rápido de Deus? Você já se perguntou isso? Eu mesmo já me perguntei muitas vezes porque eu me esqueço tão rápido daquilo que não deveria ser esquecido. Eu quero ler para você uma passagem do Salmo 106 e vamos ver que o povo de Israel também cometia os mesmos erros que nós. Diz assim: "No Egito, os nossos antepassados não deram atenção às tuas maravilhas; não se lembraram das muitas manifestações do teu amor leal e rebelaram-se junto ao mar, o mar Vermelho" (Salmos 106:7).

A história do povo de Israel é muito parecida com a nossa. Aquele povo via os milagres, experimentava muitas bênçãos do Senhor, mas logo eles se esqueciam e então viviam à sua própria maneira; viviam no pecado, desobedeciam a Deus, até que os problemas chegavam, e aquele povo mais uma vez clamava a misericórdia de Deus.

Deus então, por ter um amor tão grande por nós, sempre abençoou aquele povo e Ele sempre nos abençoa quando pedimos socorro, mas nós devemos mudar os nossos caminhos quando essas coisas acontecem. Não podemos acostumar com a misericórdia de Deus. E a continuação deste salmo mostra que aquele povo continuou se rebelando, assim como nós fazemos muitas vezes. O versículo 10 em diante diz:

"Salvou-os das mãos daqueles que os odiavam; das mãos dos inimigos os resgatou (?) Então creram nas suas promessas e a ele cantaram louvores. Mas logo se esqueceram do que ele tinha feito e não esperaram para saber o seu plano. Dominados pela gula no deserto, puseram Deus à prova nas regiões áridas" (Salmos 106:10-14).

Perceba que aquele povo, em um momento eles estavam cantando louvores, mas logo em seguida se esqueceram completamente de tudo o que Deus tinha feito, e a Palavra diz que eles não deram atenção aos planos que Deus tinha para eles. Assim também é conosco, nós temos uma tendência muito grande de querer fazer tudo do nosso jeito; achamos que somos deuses dos nossos próprios caminhos, e talvez isso seja influenciado pelos conselhos que ouvimos das pessoas; experiências que fizemos lá atrás e que achamos que sempre vão dar certo, ou talvez é uma oportunidade muito boa que surge no seu caminho e você automaticamente pensa que já é da vontade de Deus que aquilo aconteça, mas nós devemos sempre consultar ao Senhor. Em Provérbios 3 diz que nós não devemos confiar em nosso próprio entendimento, mas entregar todos os nossos caminhos ao Senhor. Até o salmista Davi reconheceu que tinha esta tendência de se esquecer das coisas de Deus, então ele disse no salmo 103:

"Bendiga ao Senhor a minha alma! Bendiga ao Senhor todo o meu ser! Bendiga ao Senhor a minha alma! Não esqueça de nenhuma de suas bênçãos! É ele que perdoa todos os seus pecados e cura todas as suas doenças, que resgata a sua vida da sepultura e o coroa de bondade e compaixão, que enche de bens a sua existência, de modo que a sua juventude se renova como a águia" (Salmos 103:1-5).

Davi entendeu que a melhor forma de não se esquecer da bondade de Deus, é se lembrar do que Deus fez no passado. Quando nós lemos a Bíblia, vemos o que Deus fez com aquele povo; o que Ele fez com os discípulos, com os apóstolos, e isso pode renovar a nossa fé, mas nós também devemos nos lembrar do que Deus fez em nossa própria vida. Lembre do dia em que Deus te tocou pela primeira vez; lembre do quanto você era rebelde e Deus te deu um novo coração. Em seguida reveja os seus conceitos, veja onde você tem andado e deixe que o Senhor dirija a sua vida a partir de hoje. Quando Deus é o primeiro lugar em sua vida, todas as outras coisas são acrescentadas! Que Deus te abençoe.

Assista o vídeo no Youtube > Por que esquecemos de Deus tão rápido?

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados