O cristão pode ter árvore de Natal em casa?

/uploads/posts/O cristão pode ter árvore de Natal em casa?

"Pastor, minha família serve a Deus e todo ano celebramos o Natal. Uma das coisas que mais gostamos de fazer é nos reunir para montar e enfeitar a árvore de Natal na sala de casa. Mas um pastor de outra denominação me disse, citando versículos da Bíblia, que não podemos ter árvore de Natal, pois vem do paganismo e por isso é um pecado muito grave contra Deus. Ele está certo?"

R: Essa questão do cristão ter ou não árvore de Natal em casa é uma discussão que acontece há muito tempo e eu acredito que nunca chegaremos a um senso comum. Eu, particularmente, respeito a opinião de quem é contra, mas preciso deixar claro que esse costume moderno de ter uma árvore de Natal não está relacionado a nenhum tipo de paganismo.

Por mais que algumas denominações critiquem as árvores de Natal (usando, por exemplo, a passagem de Jeremias 10:1-16), não existe na Bíblia nada que condene ou proíba montar uma árvore decorada. Eu vou ler para você o que esse texto bíblico diz:

“Os costumes religiosos das nações são inúteis: corta-se uma árvore da floresta, um artesão a modela com seu formão; enfeitam-na com prata e ouro, prendendo tudo com martelo e pregos para que não balance. Como um espantalho numa plantação de pepinos, os ídolos são incapazes de falar, e têm que ser transportados porque não conseguem andar. Não tenham medo deles, pois não podem fazer nem mal nem bem". (Jeremias 10:3-5)

Se analisarmos esse texto bíblico, veremos que Deus, na verdade, proíbe a fabricação de imagens feitas de madeira que são revestidas com ouro e prata para serem ADORADAS. E eu sei que ninguém se prostra diante de uma árvore de Natal para adorá-la.

Uma outra passagem que também é usada como argumento para dizer que é pecado ter árvore de Natal em casa, está em Isaías capítulo 44, onde o profeta fala da ignorância das pessoas que cortam uma árvore, queimam parte dela no fogo para se aquecerem e usam a outra parte para formar um ídolo para adorar. Por isso, só seria errado se usássemos a árvore de Natal como um amuleto da sorte, mas acredito que ninguém faz isso. As pessoas usam a árvore apenas como objeto de decoração.

Pra você ter uma ideia de como essa teoria de paganismo não faz sentido, eu pesquisei na internet e descobri que a primeira árvore de Natal foi decorada por cristãos protestantes na Alemanha do século 16. A nossa árvore de Natal moderna veio à partir dessa tradição e se espalhou pelo mundo afora através dos imigrantes daquele país. Então está muito claro: Não existe nenhum significado espiritual em ter uma árvore de Natal em casa. Veja o que a Bíblia diz:

"Assim, seja qual for o seu modo de crer a respeito destas coisas, que isso permaneça entre você e Deus. Feliz é o homem que não se condena naquilo que aprova" (Romanos 14:22).

Então, independente da sua escolha em montar a árvore de Natal ou não, saiba que essa decisão (assim como todas as outras que você toma diariamente) deve ser feita para agradar a Deus. O apóstolo Paulo estabeleceu um principio sobre essa liberdade que o Senhor nos deu. Veja:

"Há quem considere um dia mais sagrado que outro; há quem considere iguais todos os dias. Cada um deve estar plenamente convicto em sua própria mente. Aquele que considera um dia como especial, para o Senhor assim o faz (...)" (Romanos 14:5,6).

Deus se entristece quando Seus filhos menosprezam os outros por celebrarem ou não o Natal; por montarem ou não uma árvore de Natal em suas casas. Isso se chama "orgulho espiritual" e todo cristão precisa tomar muito cuidado com isso! Quando nos achamos no direito de julgar alguém sobre algo que a Bíblia não diz, estamos usando a liberdade que Cristo nos deu de forma errada e criamos divisões dentro do Seu corpo (a Igreja) e, desse modo, desonramos a Deus.

LEIA MAIS:
Qual é o verdadeiro significado do Natal?
Perguntas sobre datas comemorativas
Perguntas sobre diversos assuntos

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados