Vença as tentações

/uploads/posts/Vença as tentações

"Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar" (1 Coríntios 10:13).

Um dos significados da palavra "tentação" é "Impulso íntimo dirigido para o pecado", ou seja, a tentação nos leva a fazer algo que sabemos que é errado, mas que nos dá algum prazer, mesmo que seja momentâneo. Deus nunca nos levaria ao pecado, já que a Sua vontade para nossas vidas é a santificação (I Tessalonicenses 4:3). Por isso, as tentações não vêm de Deus, e sim do diabo, que deseja nos fazer cair e nos afastar do Senhor. Ele sabe quais são os nossos pontos fracos e usará todas as armas que tem para nos derrubar, pois o pecado é o maior destruidor da nossa vida espiritual:

"Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: "Estou sendo tentado por Deus". Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta arrastado e seduzido. Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte" (Tiago 1:13-15).

Satanás é tão ousado que tentou Jesus logo depois que foi batizado por João Batista. Ele sabia o que Jesus veio fazer aqui na terra (libertar a humanidade da escravidão do pecado e da morte eterna), por isso O tentou durante os 40 dias que permaneceu no deserto em jejum. Como Jesus não tinha nada para comer, o inimigo O provocou para que transformasse pedras em pães (Mateus 4:3).

Com todo o Seu poder, Jesus poderia muito bem transformar aquelas pedras em um delicioso banquete, mas havia um "porém": Ele estava cheio do Espírito Santo (Lucas 4:1) e tinha somente um alvo: fazer a vontade de Deus. Por isso Ele estava preparado para resistir aos ataques de Satanás. Como não estava sozinho, Jesus suportou todas as tentações até o diabo se cansar e ir embora. - "Então o diabo o deixou, e anjos vieram e o serviram" (Mateus 4:11).

A Bíblia diz: "Submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês" (Tiago 4:7) Isso mostra que não podemos enfrentar as tentações, sem antes buscarmos a Deus, pois senão certamente cairemos. Também nos mostra que as tentações e os ataques do diabo não duram para sempre. Toda tentação tem um fim e se resistirmos ao diabo, ele fugirá de nós.

Jesus não precisava passar por tentações, da mesma forma que não precisava passar pela cruz, pois Ele é santo. Porém, Ele nos amou a tal ponto que aceitou passar por tudo isso. Ele venceu todas as tentações para nos dar a vitória completa e nos dizer: "Resista, meu filho, pois eu também já passei por isso. Eu sei o que você está sentindo. Resista!".

O apóstolo Paulo nos garantiu que nenhuma tentação é maior do que a nossa carne possa suportar, e que Deus sempre nos mostrará uma saída, pois Ele é fiel. Sendo assim, não há desculpas para cairmos nas ciladas do inimigo! Ele sabe que as tentações podem nos seduzir, por isso Ele mostrou o que devemos fazer para vencê-las: "Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca" (Mateus 26:41). Só a oração e a vigilância nos faz vencer as tentações.

"...Tendo em vista o que ele mesmo sofreu quando tentado, ele é capaz de socorrer aqueles que também estão sendo tentados" (Hebreus 2:18). Jesus venceu as tentações do diabo e te socorrerá se você clamar por Ele!

LEIA TAMBÉM:
Como vencer as tentações da carne
Sexo antes do casamento é pecado?
Pequei contra Deus e agora?
Mensagens sobre sexualidade

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados