Precisamos nos relacionar para crescer

/uploads/posts/Precisamos nos relacionar para crescer

Vivemos em uma época de mudanças tecnológicas e do avanço na comunicação por meio da internet. As pessoas nunca tiveram tanto acesso à informação como hoje, mas, ao mesmo tempo, elas nunca se sentiram tão sozinhas e perdidas. Por quê? Porque os tempos podem mudar e o acesso à informação podem melhorar a rotina, mas os nossos conflitos internos serão sempre os mesmos.

Passamos por lutas, perdas e dificuldades, e devemos entender que o que irá nos ajudar a superar tais desafios, é o nosso relacionamento com Deus e as pessoas. Eu gosto muito de compartilhar mensagens da Palavra de Deus nas Redes Sociais. Todos os dias eu escrevo para pessoas que nem conheço, mas sinto um carinho muito especial, e sei que Deus as ama muito. É muito bom ver que, através da internet, podemos aconselhar, ouvir pregações e louvores, e até mesmo ler a Bíblia. Mas também sei o quanto é importante nos encontrarmos pessoalmente. Aprendi que se eu quiser fazer a vontade de Deus, preciso crescer junto com os outros.

Se você é alguém que prefere se isolar e evitar o contato com outras pessoas, quero aconselhá-lo a se envolver mais. Não fique esperando que os outros tomem atitude, mas busque se relacionar - vá à igreja, conheça novas pessoas, converse mais. Isso irá lhe ajudar a ser mais sociável e, principalmente, a crescer na caminhada com Deus. O apóstolo Paulo sabia da importância de um relacionamento. Ele entendeu que sozinho não chegaria muito longe, por isso pediu a Timóteo que convidasse mais pessoas para ajudar no ensino. Veja: "As coisas que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie a homens fiéis que sejam também capazes de ensinar a outros" (2 Timóteo 2:2).

Precisamos uns dos outros. Ninguém pode saber tudo e estar em todos lugares ao mesmo tempo. Muitos dizem que não gostam de se envolver porque não suportam "gente falsa e mentirosa". Eu também não gosto disso, mas não posso me apoiar nessa desculpa e deixar de me relacionar com os outros. A igreja é como um hospital, onde todos estão em busca do Médico Jesus Cristo, por isso, cada um se encontra em uma fase de amadurecimento espiritual. Sempre existirão aqueles que são imaturos ou que ainda não decidiram caminhar verdadeiramente com Cristo, porém, confesso que estou sempre aprendendo ao conviver com as pessoas imperfeitas. Entendo que posso ajudá-las, e muitas vezes, elas acabam sendo usadas por Deus para moldar o meu caráter, assim como diz neste versículo:

"Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro" (Provérbios 27:17).

Deus apóia os relacionamentos e Ele quer nos abençoar através deles. E também não posso deixar de falar de outro ponto importante: nosso principal relacionamento deve ser com Ele. Muitas pessoas criam relacionamentos íntimos e começam a depender demais de seus amigos, ao invés de buscar a Deus. Colocam sua total confiança em pessoas e, em algum momento, se frustram, acabam machucadas e fecham o coração para o Senhor. Devemos aprender com Jesus em relação a isso. Jesus amava de coração todas as pessoas, especialmente seus discípulos. Ele se relacionava muito bem com eles, viajava, comia com eles, os ensinava. Mas, Ele não colocava sua confiança neles, pois sabia o quanto a natureza humana é falha. Veja:

"Muitos (...) creram no seu nome, mas o próprio Jesus não se confiava a eles (...) porque ele mesmo sabia o que era a natureza humana" (João 2:23-25).

Isso não significava que Jesus não confiava no seu relacionamento com seus discípulos. Ele simplesmente não se abria com eles da mesma forma que confiava e se abria com seu Pai celestial. É assim que você deve ser à partir de hoje. Mesmo nos melhores relacionamentos, as pessoas o desapontarão em algum momento porque elas não são perfeitas. Você deve amar e respeitar os outros, mas lembre-se sempre de que o único que nunca falhará com você é Deus.

LEIA TAMBÉM:
Jesus nos ajuda na fé e na fraqueza
Tenha compaixão pelos outros
Mensagens sobre vida cristã

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados