Parábola do joio e o trigo

/uploads/posts/Parábola do joio e o trigo

Em Mateus 13:24-30 Jesus contou a parábola do Joio e o Trigo. Leia:

"Ele disse ao povo: "O Reino do Céu é como um homem que semeou sementes boas nas suas terras. Certa noite, quando todos estavam dormindo, veio um inimigo, semeou no meio do trigo uma erva ruim, chamada joio, e depois foi embora. Quando as plantas cresceram, e se formaram as espigas, o joio apareceu. Aí os empregados do dono das terras chegaram e disseram: "Patrão, o senhor semeou sementes boas nas suas terras. De onde será que veio este joio?" "Foi algum inimigo que fez isso!", respondeu ele. E eles perguntaram: "O senhor quer que a gente arranque o joio?" "Não", respondeu ele, porque, quando vocês forem tirar o joio, poderão arrancar também o trigo. Deixem o trigo e o joio crescerem juntos até o tempo da colheita. Então eu direi aos trabalhadores que vão fazer a colheita: "Arranquem primeiro o joio e amarrem em feixes para ser queimado. Depois colham o trigo e ponham no meu depósito."

---------------

Você já deve ter lido ou ouvido a respeito desta parábola, em que, no meio da plantação de trigo, um homem mau planta o joio escondido de todos. Jesus então, diz que o trigo representa os filhos de Deus e o joio são os filhos do maligno. Ambos crescerão juntos até o dia da colheita.

Eu e você precisamos saber que dentro de toda igreja existem pessoas boas e más, e elas estão ali juntas, conversando, vivendo suas vidas de igual para igual, mas entre elas há uma grande diferença: umas são trigo e outras são joio. Porém, está chegando o tempo em que elas serão separadas. Esta colheita acontecerá no dia do Julgamento onde haverá o acerto de contas com Deus, e Jesus disse que muitos se lamentarão profundamente naquele dia.

É comum vermos as pessoas tentando distinguir quem é trigo e quem é joio; apontando o dedo e julgando, mas na verdade, Jesus disse para deixarmos crescerem juntos até a colheita. Devemos sim, analisar a nossa própria vida e nos perguntar: "Eu sou joio ou eu sou trigo?"

O dia da colheita está chegando, e Deus está esperando o momento em que o trigo estará pronto. Esta é uma das razões pelo qual Jesus ainda não veio, pois o trigo ainda não está pronto para a colheita. O que estamos esperando para fazer aquelas mudanças que ainda faltam em nossas vidas? Devemos decidir hoje, de que lado estamos e adequar nossa vida com a vontade de Deus. Nesta parábola, Jesus é o semeador e Ele semeou você e eu no campo (mundo). Estamos aqui crescendo até a colheita, por isso devemos permitir que Ele mude nossas vidas dia após dia!

Leia a explicação de outras Parábolas de Jesus - Clique aqui

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados