Como está a sua consciência?

/uploads/posts/Como está a sua consciência?
"Deus alerta as pessoas sobre o que é certo ou errado? Se Ele faz isso, então por que algumas pessoas fazem coisas terríveis e tomam atitudes erradas sem pensar? Será que a consciência delas é mais fraca?"
 
R: Sim, Deus colocou dentro de cada um de nós uma noção do que é certo e errado, que chamamos de "consciência". Na verdade, uma razão que nos faz sentir culpados quando fazemos algo errado é porque a nossa consciência está nos avisando. A Bíblia nos exorta a fazermos as coisas com um "coração puro, uma boa consciência e uma fé sincera" (1 Timóteo 1:5). 
 
O problema é que a nossa consciência (que nos dirige para o certo e errado) foi corrompida pelo pecado. Você já ouviu falar de alguém que queimou alguma parte do corpo, e seus nervos ficaram tão danificados que já não sentem mais nada lá? Isso é o que o pecado faz com a nossa consciência. O pecado pode endurecer o nosso coração a tal ponto que perdemos a nossa sensibilidade sobre o que é certo ou errado. A Bíblia fala de homens que cederam tanto ao pecado e tiveram suas consciências "cauterizadas como em um ferro quente" (1 Timóteo 4:2). Um ferro de marcar cauteriza a carne, deixando-a cicatrizada e insensível. Muitos têm essa consciência que na verdade está morta e por isso não deixa a pessoa sentir-se culpada ou com vergonha quando erra. Muitos crentes acham isso bom, mas isso é muito perigoso, pois pode impedí-las de receberem o perdão de Deus.
 
Os sentimentos de culpa servem para nos levar ao arrependimento, e com isso, mesmo que tenhamos praticado os piores pecados, Deus nos perdoa. Davi foi um grande exemplo disso. Ele cometeu adultério, matou injustamente um homem, desobedeceu ordens de Deus, mas foi perdoado porque se arrependeu profundamente. Ele tinha tanta vontade de estar com Deus e medo de perdê-Lo, que isso o levou a se humilhar e orar pedindo o perdão. Se você se sente arrependido por algo ou conhece alguém, leia o Salmo 51 em que Davi escreveu reconhecendo sua culpa e ao mesmo tempo pôde provar do perdão maravilhoso de Deus.
 
Também preciso falar sobre algo que geralmente acontece na vida das pessoas. Às vezes a consciência pode nos enganar. Ela pode punir mais do que devia, atormentando o pecador com sentimentos de culpa por muito tempo, mesmo depois que ele se arrependeu. É por isso que precisamos receber pela fé o perdão de Deus e o Seu amor, mesmo que o nosso coração nos condene. Devemos crer que Deus é maior do que qualquer sentimento. Veja o que a Bíblia diz:
 
"E nisto conhecemos que somos da verdade, e diante dele asseguraremos nossos corações, sabendo que, se o nosso coração nos condena, maior é Deus do que o nosso coração, e conhece todas as coisas" (1 João 3:19-20).
 
A melhor coisa que um cristão pode experimentar é uma boa consciência com Deus. Ela nos traz uma tranqüilidade, uma paz interior e uma alegria profunda que o mundo não conhece. Até mesmo as pessoas que tiveram um passado marcado por pecados terríveis, podem experimentar esse alívio que vem através de uma boa consciência, baseada no perdão de Deus. Quando sua consciência o acusar e você sabe que Deus já o perdoou, tome posse do que a Bíblia diz a seu respeito. Diga em voz alta passagens da Bíblia que mostram que Jesus já o purificou de todo o pecado e agora você é uma nova pessoa. Leia e decore versículos para você sempre citá-los em voz alta. Logo você verá que sua fé superou todos os seus sentimentos. O mal é poderoso, e às vezes toma conta da consciência de alguém que se entrega a ele. Mas Deus é muito mais poderoso, e Ele quer sempre nos guiar à vitória pela Sua Palavra!
star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados