Não seja um crente velho

/uploads/posts/Não seja um crente velho

É muito bom ser criança, pois é a fase da inocência. É muito bom ser adolescente, pois é a fase em que começamos a descobrir a realidade da vida. Também é muito bom ser adulto, pois conquistamos a nossa liberdade. Mas, e quanto a ser velho? Também deve ser muito bom, afinal, é nessa época em que descobrimos a plenitude da vida. É a fase em que as experiências trouxeram grande sabedoria e Deus deseja usar essas pessoas, mesmo quando elas achem que é tarde demais. Veja alguns exemplos de homens que foram usados por Deus após chegarem à "terceira idade":

Noé: "Noé tinha seiscentos anos de idade quando as águas do Dilúvio vieram sobre a terra" (Gênesis 7:6);

Moisés e Arão: "Moisés tinha oitenta anos de idade e Arão oitenta e três, quando falaram com o faraó" (Êxodo 7:7);

Abraão: "Partiu Abrão, como lhe ordenara o Senhor, e Ló foi com ele. Abrão tinha setenta e cinco anos quando saiu de Harã" (Gênesis 12:4); "Estava ele com cem anos de idade quando lhe nasceu Isaque, seu filho" (Gênesis 21:5).

Eu fico maravilhado em ver a disposição destes homens em obedecer a Deus e o quanto Deus se preocupa conosco até o último dia de nossas vidas. Como eu disse, a terceira idade é muito boa, mas pode trazer consigo alguns desgastes físicos e psicológicos, naturais da idade avançada. No entanto, é muito triste saber que existem muitas pessoas, inclusive jovens, que são espiritualmente "velhos" e apresentam características semelhantes àquelas que atingem grande parte dos idosos. Vejamos:

Problema nas pernas

Muitos crentes gostam de ficar sentados confortavelmente nos bancos da igreja e não querem sair de lá por nada. Pedir para eles se levantarem e fazerem algo de útil pela obra de Deus é perda de tempo, pois sempre dirão que não podem porque tem uma lista de "dores" que o impedem. Deus, porém, espera que nos esforcemos para contribuir com o corpo de Cristo, assim como Paulo: "Agora me alegro em meus sofrimentos por vocês, e completo no meu corpo o que resta das aflições de Cristo, em favor do seu corpo, que é a igreja" (Colossenses 1:24).

Problema de visão

Este tipo de crente tem uma visão limitada, e muitas vezes, parece até ser cego. Ele não gosta de sair da zona de conforto e dar passos de fé, pois têm medo do desconhecido e não confia que Deus estará com ele em cada decisão. Prefere ficar onde está, e quando encontra com outros irmãos cheios de visão e sonhos, critica e tenta desmotivá-los por não conseguir acompanhá-los. E, de acordo com a Bíblia, a "cegueira" nada mais é do que a falta de fé: "Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos" (Hebreus 11:1).

Problema de surdez

O crente surdo é aquele que, por mais que o pastor e os outros líderes falem, ele não dá atenção, não ouve conselhos, exortações e está sempre com ouvidos fechados para qualquer palavra que não seja agradável. E o pior de tudo é que ele já se acostumou com isso e, por mais que Deus fale claramente com ele claramente, prefere não dar ouvidos. A Bíblia diz que esse problema de surdez espiritual seria muito comum nos últimos dias: "Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos. Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos" (2 Timóteo 4:3,4).

Problema com mudanças

Quanto mais os anos passam, mais uma pessoa fica resistente a mudanças. Por isso é tão difícil lidar com os crentes "velhos" da igreja. Muitos deles não ajudam e ainda atrapalham aqueles que querem fazer algo novo para o crescimento da obra de Deus. Geram intrigas, fofocas e contendas entre os irmãos, simplesmente porque mudanças costumam dar trabalho - e isso é tudo o que eles não querem. Deus espera uma atitude diferente dessas pessoas: "Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil" (1 Coríntios 15:58).

Cuide da sua saúde espiritual

Assim como na velhice é preciso muito cuidado com a saúde, os crentes precisam se cuidar para que, com o passar dos anos, os problemas da vida não abalem a sua fé. O inimigo de suas almas irá tentar colocar a mágoa, rancor, murmuração e todo tipo de pecado em seus corações. E para se proteger desses ataques, a melhor maneira é obedecer os ensinamentos da Palavra de Deus: "Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor. Cuidem que ninguém se exclua da graça de Deus. Que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando a muitos" (Hebreus 12:14,15).

LEIA TAMBÉM:
Cuide do seu coração espiritual
Você é águia ou galinha?
Jesus Cristo fast-food

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados