Como se libertar do passado

/uploads/posts/Como se libertar do passado

Acredito que você já deve ter assistido o filme "De volta para o futuro". Na época, ele fez muito sucesso, pois todo mundo gosta da ideia de poder viajar no tempo e mudar a história. Muitos fariam o que fosse preciso para poder voltar no passado e mudar as coisas, mas na vida real nós sabemos que isso não é possível. Todos nós temos a chance de fazer o que é certo hoje e com isso moldar o futuro, mas tentar voltar ao passado, nos preocupando com ele, é só perda de tempo e energia.

Devemos aprender com o passado e construir algo novo em cima dele, mas nunca querer que tudo seja como antes. Assim como o retrovisor do seu carro; quando você olha para trás, você tem uma ideia de onde você está, mas se você ficar olhando o tempo todo para trás, sua vida poderá ser um desastre. Você precisa viver o hoje, pois é o único momento que você tem para viver. É por isso que Jesus disse para nos preocuparmos somente com o Hoje, pois as preocupações roubam a paz e nos impedem de ver as bênçãos de Deus. Se você é uma das muitas pessoas que está vivendo de passado e não consegue esquecer os arrependimentos, aqui estão alguns princípios para te ajudar a seguir em frente:

1) Seus pecados foram pagos na cruz

Jesus recebeu o castigo que era para mim e para você, e pela fé Nele, somos totalmente perdoados. Quando Jesus estava na cruz, Ele disse: "Está consumado!" Ele não disse: "É melhor você passar o resto de sua vida se sentindo mal com o que você fez." Não. Ele veio para te libertar e dar uma nova vida, por isso, se você arrependeu e pediu perdão, não fique se "castigando". Ele sofreu um castigo terrível, carregando em seu corpo os pecados que traziam culpa e condenação para sua vida, e agora você pode receber Sua paz. Veja:

"Ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniqüidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados." (Isaías 53:5)

2) Seu passado não define você

É fácil acreditar na mentira de que as coisas que fizemos no passado ou que fizeram para nós, são o que formaram a nossa identidade. A verdade é que o seu passado ajudou a moldar o seu caráter, mas não tem nada a ver com a sua identidade. A sua identidade vem somente de Deus e Ele te ama muito! O amor Dele não é definido pelo que você faz ou fez - É um amor incondicional e que não diminui por causa de suas falhas e fracassos.

3) Seus melhores dias estão por vir

Não fique preso tentando reviver os "bons velhos tempos", quando os seus melhores dias ainda estão por vir! Leia com atenção o que a Bíblia diz em Eclesiastes 7:10: "Não diga: "Por que os dias do passado foram melhores que os de hoje?" Pois não é sábio fazer tais perguntas."

Muitas vezes eu lia este versículo e não entendia nada. Afinal, por que não devemos dizer que o nosso passado foi melhor do que hoje, já que antes éramos mais felizes e estávamos em uma fase melhor? A verdade é porque, ainda que tivéssemos vivido tempos melhores nos anos anteriores, hoje nós temos mais maturidade e experiência para saber desfrutar das bênçãos que Deus tem para nós. Por isso, ignore o que ficou para trás e creia que Deus tem algo especial para você hoje!

LEIA TAMBÉM:
Como superar a dor do luto
Como reconquistar a confiança perdida
Medo - Vença-o com a ajuda de Deus
Deus castiga quando nós pecamos?

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados