Qual a forma certa de falar com Deus?

/uploads/posts/Qual a forma certa de falar com Deus?

"Pastor, muitas vezes eu ouvi as pessoas dizerem que os os católicos 'rezam' e os evangélicos 'oram'. Mas afinal, qual é a diferença? Qual a forma certa de falar com Deus?"

R: Orar e rezar têm significados parecidos. Orar significa falar com Deus de forma espontânea, dizendo palavras que saem do coração, e rezar significa repetir mecanicamente uma oração lida ou decorada. Mas será que é possível uma pessoa fazer uma oração espontânea de forma mecânica? Sim! Na verdade, isso acontece com mais frequência do que imaginamos, pois as repetições de frases e "jargões" são muito comuns nas orações. Por outro lado, uma pessoa pode repetir uma oração decorada, mas com sinceridade. Portanto, antes de julgar a oração de uma pessoa, tenha cautela, pois só Deus conhece a intenção do coração.

Jesus não condenou a repetição de orações e deixou uma oração modelo que é repetida por todos os cristãos ao redor do mundo: o "Pai Nosso". Ele condenou, sim, a repetição vazia e mecânica, e disse que não é pelo muito falar que seremos ouvidos (Mateus 6:7). A melhor oração, de acordo com Jesus, é aquela que fazemos fechados em nosso quarto, ou seja, em um lugar onde ficamos à sós com Deus. Aí não importa se estamos vestidos ou não, sentados ou pé, ajoelhados ou deitados, sorrindo ou chorando. E quando não conseguirmos nos expressar em palavras por causa de uma grande angústia ou êxtase de alegria, O Espírito Santo intercederá por nós. Veja:

"Da mesma maneira também o Espírito nos ajuda em nossas fraquezas, porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis" (Romanos 8:26).

Algumas religiões não-cristãs encorajam seus seguidores a orar a deuses, parentes mortos, santos e espíritos. Católicos romanos são ensinados a orarem a Maria e a vários outros santos, como Pedro. Essas orações não são bíblicas e por isso são contra a vontade de Deus. A Bíblia deixa bem claro que não existe outra maneira de chegar a Deus a não ser através de Jesus Cristo. Veja:

"Jesus disse-lhes: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai, senão por mim" (João 14:6).

"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem" (1 Timóteo 2.5).

Jesus é o único intermediador entre nós e Deus, pois só Ele pagou o preço pelos nossos pecados na cruz e ressuscitou. Ele nos ensinou que devemos orar diretamente ao Pai (Lucas 11:2) e tudo o que precisarmos, devemos pedir a Deus, em seu nome. Veja:

"Eu lhes asseguro que meu Pai lhes dará tudo o que pedirem em meu nome. Até agora vocês não pediram nada em meu nome. Peçam e receberão, para que a alegria de vocês seja completa" (João 16:23-24).

Que você possar orar da forma correta, sempre pedindo ao Pai em nome de Jesus.

LEIA TAMBÉM:
Como aumentar minha fé em Deus
A oração poderosa de Jesus
A oração do justo move a mão de Deus

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados