5 dicas para ter um namoro abençoado

/uploads/posts/5 dicas para ter um namoro abençoado

"A bênção do Senhor enriquece e não acrescenta dores" (Provérbios 10.22).

Muitos querem ter um namoro abençoado por Deus, mas poucos sabem quais são os passos que devem seguir. Por isso, quero compartilhar algumas dicas que poderão te ajudar a ter um namoro abençoado:

1) Se conheçam antes de começar o namoro

Por que ter pressa para começar o namoro? Apenas para mostrar à família ou pessoas da igreja de que agora vocês não são apenas amigos? Eu lembro que quando conheci minha esposa, nós ficamos conversando por quatro meses antes de darmos nosso primeiro beijo. Foi uma experiência tão boa que hoje recomendo a todos. Ao decidirem separar um tempo para se conhecerem, vocês conseguirão observar melhor um ao outro e sondar os sentimentos de cada um. Caso não dê certo e vocês decidam continuar sendo amigos, o sofrimento será bem menor. Durante esse período estabelecido por vocês (não pode ser muito tempo), é muito importante que vocês orem juntos, por telefone ou pessoalmente, e peçam a Deus que revele se o que vocês estão sentindo é amor ou apenas uma atração, que chamamos de "química".

2) Sigam as orientações de Deus

É você quem escolhe com quem quer namorar, mas Deus irá te orientar nessa escolha. Por isso, veja se a pessoa em que você está interessado tem uma vida baseada nos princípios de Deus. É claro que você nunca achará a pessoa perfeita, mas que pelo menos esteja buscando uma vida de santidade e obediência a Deus. Veja como ele(a) trata os seus pais, seus amigos e as pessoas ao redor. Observe seu comportamento dele(a) diante de situações boas e ruins e veja quais são as suas companhias, etc. Saiba que Deus também usa os nossos pais para nos orientar, então fique atento aos seus conselhos deles, pois pode ser o próprio Deus falando através de suas bocas. E nunca se esqueça: Nós colhemos os frutos das nossas escolhas! (Leia: 5 dúvidas de quem está esperando em Deus)

3) Não brinquem com o pecado

Estejam sempre em lugares onde há pessoas por perto. Evitem ficarem sozinhos, ainda que por pouco tempo; evitem beijos quentes e demorados, pois o beijo de língua é o começo do ato sexual. Não façam carícias em partes do corpo que vocês sabem que irão estimular o desejo sexual. Deus conhece a intenção que está por trás do toque. A Bíblia diz que se resistirmos ao diabo, ele fugirá de nós (Tiago 4:7), mas em relação às paixões da carne, a ordem é fugir! (Leia: Sexo antes do casamento é pecado)

"Afastem-se de toda forma de mal. Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, alma e corpo de vocês seja conservado irrepreensível na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo" (1 Tessalonicenses 5:22).

"Fuja dos desejos malignos da juventude e siga a justiça, a fé, o amor e a paz, juntamente com os que, de coração puro, invocam o Senhor" (2 Timóteo 2:22).

4) Não tenha medo de dizer não

Saber "dizer não" te livrará de muito problemas. Sempre que você perceber que algo não está certo no seu namoro, não tenha medo, nem se sinta culpado(a) de dizer NÃO ao seu namorado(a)! Seja firme e não ceda às chantagens emocionais, pois a emoção quase sempre contraria a razão. (Leia: Meu namorado quer fazer sexo comigo)

5) Deixe Deus participar do namoro

Muitas pessoas não oram e não entregam seus sonhos nas mãos de Deus, porque têm medo Dele frustrá-los. Acham que Deus é um estraga-prazer, que proíbe tudo e que não quer vê-los felizes aqui na terra. Mas Deus nunca faz nada para nos prejudicar. Ele é um Pai maravilhoso e se algo em que oramos deu errado, é porque Ele nos livrou. Creiam que Deus sempre será o ajudador de vocês, por isso, quanto mais vocês O colocarem no centro do relacionamento, mais Ele irá ajudá-los a resolver situações que vocês não conseguiriam sozinhos. O que tornará o seu namoro abençoado é como vocês estão diante de Deus. Se vocês têm praticado a Palavra de Deus, isso fará uma grande diferença, pois durante as discussões (que são normais na vida de qualquer casal), vocês saberão resolver da melhor maneira possível, e o amor nunca se esfriará. (Leia: Espere por alguém que tenha os frutos do Espírito)

LEIA MAIS:
Mensagens sobre namoro
Mensagens sobre casamento

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados