Por que devemos estudar a Bíblia?

/uploads/posts/Por que devemos estudar a Bíblia?

Devemos estudar a Bíblia para conhecermos a Deus e vivermos da maneira que Ele deseja.

Você já parou para pensar porque esse livro preto, sem gravuras, sem atrativos, é o livro mais popular do mundo? É porque a Bíblia é a própria palavra de Deus! Ela tem poder espiritual e é o manual de sobrevivência para todo ser humano. Eu costumo dizer que "o mundo pode não cumprir a Bíblia, mas a Bíblia se cumpre no mundo" e os estudiosos hão de concordar que que fatos históricos, geográficos, são verídicos.

Eu me lembro quando comprei minha primeira Bíblia e decidi ler o Novo Testamento inteiro. Comecei pelos evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João, mas eu pulava a maiorias das passagens, pois não entendia quase nada. Percebi que a Bíblia falava muito sobre Israel e isso era um empecilho para mim, pois não conhecia nada daquele povo, além de ter dificuldade de imaginar como tudo acontecia na época. Foi aí que percebi a importância de ouvir pregações e estudar a Bíblia mais profundamente.

O apóstolo Pedro disse que devemos desejar ler a Bíblia como um bebê deseja beber leite: "Como crianças recém-nascidas, desejem de coração o leite espiritual puro, para que por meio dele cresçam para a salvação, agora que provaram que o Senhor é bom" (1 Pedro 2:2,3). Assim como um bebê precisa de leite para sobreviver e crescer, nós devemos nos alimentar da Palavra de Deus para sobrevivermos às guerras que enfrentamos no dia a dia. Isso explica porque há tantos filhos de Deus sofrendo desnecessariamente - eles não têm se alimentado espiritualmente como deveriam. (Oséias 4:6).

Diante disso, ficam algumas perguntas: "Precisamos realmente estudar a Bíblia ou devemos apenas lê-la?", "Será que precisamos ser ensinados por alguém?" Infelizmente, muitas igrejas e líderes não incentivam o estudo da Bíblia e até dizem que buscar muito conhecimento da Palavra é prejudicial. Então vamos ver alguns argumentos comuns que eles usam para desestimular as pessoas a estudar a Bíblia:

1) Muitos dizem que estudar a Bíblia é perigoso, pois "a letra mata" 

Quem cita esse argumento, usa a passagem de 2 Coríntios 3:6: "a letra mata, mas o espírito vivifica". Ou seja, se você estudar muito a Bíblia, você morrerá espiritualmente. Então vamos ler a passagem:

"Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica" (2 Coríntios 3:6).

Neste contexto, vemos que Paulo citou a "letra" se referindo à lei da Antiga Aliança (Dez Mandamentos). Ele quis mostrar que a lei tem o papel apenas de condenar, mas ela não pode dar vida. A leia apenas nos revela o quanto somos pecadores, porém, o Espírito Santo é capaz de mudar o nosso coração e nos conduzir a Cristo.

Por isso é tão importante estudarmos a Bíblia e não sermos prejudicados por falsos ensinos usados fora do contexto. Ao estudar a Bíblia, você conseguirá viver a vida abundante que Jesus conquistou para você.

2) Muitos dizem que o crente não precisa de ensino, pois o Espírito Santo o guia

Quem cita esse argumento, usa passagens como 1 João 2:27: "Quanto a vocês, a unção que receberam dele permanece em vocês, e não precisam que alguém os ensine (...)". Analisando este contexto, percebemos que João não estava desestimulando os crentes a deixarem de ser ensinados por outros homens de Deus. Ele estava apenas os alertando sobre o perigo de abandonar a verdade que haviam aprendido, para seguirem pessoas enganadoras. Veja os versículos anteriores:

"Quanto a vocês, cuidem para que aquilo que ouviram desde o princípio permaneça em vocês. Se o que ouviram desde o princípio permanecer em vocês, vocês também permanecerão no Filho e no Pai. E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna. Escrevo-lhes estas coisas a respeito daqueles que os querem enganar" (v. 24-26).

Há algumas passagens de Jesus que, se forem lidas fora de contexto, poderão nos fazer pensar que não precisamos de ninguém para nos ensinar a Palavra de Deus, pois já temos o Espírito Santo. Veja:

Jesus disse: "O Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse" (João 14:26),

"Quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade" (João 16:13),

"Quando os prenderem, não se preocupem quanto ao que dizer, ou como dizer. Naquela hora lhes será dado o que dizer, pois não serão vocês que estarão falando, mas o Espírito do Pai de vocês falará por intermédio de vocês" (Mateus 10:19,20).

Sabemos que o Espírito Santo revelou o evangelho diretamente aos apóstolos, porém, eles deixaram escrito o Novo Testamento para as gerações futuras, e é nosso dever estudá-lo. (João 20:30-31; Hebreus 2:1-4; 2 Pedro 1:12-15). Se você ainda tem dúvida se precisa ou não estudar a Bíblia, faça essa reflexão: Como o Espírito Santo irá te lembrar do que Jesus disse, se você não ler a Bíblia? Lembre-se que quando Jesus foi tentado no deserto por Satanás, ele usou as Escrituras. O salmista também valorizava a importância de conhecer profundamente a Palavra. Ele disse:

"Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra. Eu te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie dos teus mandamentos. Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti" (Salmos 119:9-11).

Para concluir, quero deixar com você estas palavras de Tiago:

"Portanto, livrem-se de toda impureza moral e da maldade que prevalece, e aceitem humildemente a palavra implantada em vocês, a qual é poderosa para salvá-los. Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos. Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência. Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer" (Tiago 1:21-25).

A Bíblia irá te ensinar e te capacitar para toda boa obra que Deus confiar em suas mãos (1 Timóteo 3:16-17), por isso estude-a com diligência.

LEIA TAMBÉM:
Esboços de pregações
História - O valor de uma Bíblia
Como ler a Bíblia em 3 passos

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados