O que eu devo fazer para ser salvo?

/uploads/posts/O que eu devo fazer para ser salvo?

Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade, provenientes da verdade. (Efésios 4:22-24)

Paulo antes de sua conversão não era um homem manso... Ele era soberbo, egoísta, intolerante, agressivo, e prendeu muitos cristãos para destruí-los e matá-los. Quem imaginaria que ele se tornaria um homem bom, que ajudou e ainda ajuda milhões de pessoas a serem salvas? Ninguém! Mas isso tudo aconteceu quando Jesus entrou em sua vida, e então ele se tornou um novo homem. Veja o que ele escreveu à igreja de Gálatas, dizendo: "O fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio..." (Gl 5:22-23)

Veja que Paulo não se tornou um homem humilde, manso e bondoso através de suas forças. Ele disse que isso tudo são frutos de quem tem o espírito transformado por Jesus. A tendência da nossa natureza não é ter essas qualidades citadas no versículo acima, pelo contrário, a nossa natureza humana é egoísta e orgulhosa. E por isso que Jesus disse que todos nós precisamos nascer de novo, para nos tornarmos novas criaturas e com isso recebermos o Reino de Deus. (João 3:3-5) Veja o que a Bíblia diz: "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é, as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo." (2 Coríntios 5:17)

MAS AFINAL, O QUE DEVO FAZER PARA ME TORNAR UMA NOVA CRIATURA?

Com certeza todos já se perguntaram: "O que eu devo fazer para ser salvo?” Muitas pessoas querem achar uma forma de estarem "em dia" com Deus, e com isso praticam boas obras, tentam mentir menos, evitam ao máximo prejudicar alguém e acham que assim passarão no teste de Deus. Eu também já fui assim antes de me converter e pensava que no dia do Julgamento Deus iria contabilizar todas as coisas boas e ruins que fiz, e com isso me castigaria ou me levaria para o Céu. Mas o que eu não sabia é que um pecado somente, já era o suficiente para me condenar eternamente. Então descobri na Bíblia que não existe nada que possamos fazer para sermos salvos e transformar-nos em novas criaturas. Isso tudo é um dom gratuito de Deus e recebemos pela fé. (Efésios 2:8,9). Por isso quero mostrar a você 3 transformações que DEUS faz em nossas vidas quando cremos em Jesus:

1) DEUS NOS UNE COM JESUS CRISTO

Observe que o versículo acima fala primeiramente sobre "alguém que está em Cristo", para depois dizer que a pessoa se tornou uma nova criatura. A pessoa está em Jesus Cristo quando ela reconhece que o seu pecado é suficiente para condená-la ao inferno, então ela precisa crer que Jesus foi o preço pago na cruz para salvá-la e arrepender-se de forma sincera. Quando aceitamos o que Jesus fez por nós, ficamos ligados a Ele, e então no Dia do Julgamento Final, Deus não verá nossos pecados, mas somente o sangue de Jesus que nos purificou de todos eles. (1 João 1:9)

2) DEUS APAGA NOSSO PASSADO

Quando Paulo disse que as coisas velhas já passaram, ele estava se referindo a tudo que fazia parte da nossa vida antiga, com nossos pecados, pensamentos e comportamentos. Quando recebemos Jesus como nosso único Senhor e Salvador, somos perdoados de todos nossos pecados e ganhamos uma nova vida.

3) DEUS FAZ TUDO NOVO

Este é um verdadeiro milagre. Não importa como éramos antes. Nos tornamos novas criaturas e precisamos a cada dia buscar a Deus para recebermos Dele a santificação, que não é algo gerado por nós, mas pelo poder de Deus. Agora, quem está em Cristo, não consegue viver mais na prática do pecado, pois o que está nele é a divina semente, que é o Espírito Santo. (1 João 3:8-10) O pecado deixa de ter domínio, mas é muito importante lembrar que "ser uma nova criatura não é ser alguém perfeito". Jesus disse que o espírito está pronto mas a carne é fraca. A pessoa que nasceu de novo, pode cair e falhar, mas deve sempre arrepender-se e confiar na Graça de Deus para não tornar-se escrava novamente do pecado. É preciso fazer como Paulo: prosseguir para o alvo que é Jesus e nunca olhar para trás:

"Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus."(Filipenses 3:12-14)

Que Deus te abençoe.

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados