4 coisas que todo cristão tem que parar de fazer

/uploads/posts/4 coisas que todo cristão tem que parar de fazer

Segundo dados do último Censo do IBGE a respeito da religião, 87% dos brasileiros declaram ser cristãos. Mas será que as pessoas sabem o que é realmente ser cristão? Será que o Brasil tem melhorado ou piorado nos últimos anos, por causa dessa enorme quantidade de pessoas religiosas?

Na Bíblia, a palavra "cristão" é usada 3 vezes no Novo Testamento e ela significa no grego: "Pequenos Cristos", ou seja, o verdadeiro cristão é um imitador de Jesus Cristo. Em Atos 11:26, os seguidores de Jesus foram chamados "cristãos" pela primeira vez porque o comportamento deles e suas atividades eram muitos parecidas com Cristo.

Infelizmente, a palavra "cristão" tem perdido o seu significado e geralmente é utilizada para descrever alguém que é religioso ou que tem bons valores na vida, ao invés de se referir a um verdadeiro seguidor de Cristo. Muitos se consideram cristãos simplesmente porque vão à igreja ou porque gostam de fazer o bem aos outros. Mas ser uma pessoa boa não faz de você um cristão! É preciso se arrepender de seus pecados, reconhecer que Jesus morreu na cruz para carregar sua culpa e crer que Deus O ressuscitou dentre os mortos para que você seja perdoado e receba a vida eterna. À partir daí, você precisa obedecer a Palavra de Deus, pois esta é a marca do verdadeiro cristão. Veja:

"Jesus Cristo é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo. E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade. Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele. Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou" (1 João 2:2-6).

Se você já entregou sua vida para Jesus e tem buscado guardar os seus mandamentos, você precisa parar de fazer estas 4 coisas:

1) Ser um cristão só de fachada

Ir à igreja e dizer "amém" pra tudo é fácil. Mas a sua fé será provada fora da igreja, no relacionamento com sua família, com os amigos e vizinhos, com o patrão e empregados. Você mostrará que é um cristão de verdade através do seu bom comportamento, do seu linguajar, das suas roupas, daquilo que você assiste, lê, participa, etc. Afinal, de que adianta citar versículos, falar do amor de Deus o tempo todo e no dia a dia maltratar as pessoas, fazer fofoca, criar intrigas, buscar vingança, não pagar quem deve e ser desonesto no trabalho? Jesus chamou pessoas que agem assim de hipócritas. Veja o que Ele disse:

"Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês são como sepulcros caiados: bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos e de todo tipo de imundície. Assim são vocês: por fora parecem justos ao povo, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e maldade" (Mateus 23:27,28).

Se as nossas atitudes não condizem com a fé que professamos, está na hora de colocarmos a vida em ordem para não darmos um mau testemunho e sermos pedra de tropeço na vida dos outros.

2) Se achar superior às outras pessoas

O fato de crermos no Filho de Deus não faz de nós pessoas melhores que ninguém. Jesus morreu pelos pecados de toda a humanidade, independente da crença (ou descrença), etnia, classe social e outros fatores. Por isso temos o dever de amar e respeitar a todos, mesmo que não concordemos com suas práticas. A fé e o conhecimento que temos hoje, só foi possível porque Deus demonstrou amor e graça por nós, por isso, em vez de nos sentirmos melhores do que os outros, devemos nos sentir gratos e responsáveis por dar um bom testemunho do que Deus fez em nossas vidas. Veja o que está escrito em 1 Pedro:

"Antes vocês não eram povo, mas agora são povo de Deus; não haviam recebido misericórdia, mas agora a receberam. Amados, insisto em que, como estrangeiros e peregrinos no mundo, vocês se abstenham dos desejos carnais que guerreiam contra a alma. Vivam entre os pagãos de maneira exemplar para que, naquilo em que eles os acusam de praticarem o mal, observem as boas obras que vocês praticam e glorifiquem a Deus no dia da sua intervenção" (1 Pedro 2:10-12).

3) Achar que só orar pelos necessitados é suficiente

Certa vez uma página cristã no Facebook fez a seguinte pergunta: "O que vocês acham que podemos fazer para ajudar as pessoas necessitadas que moram nas ruas?" Por incrível que pareça, a maioria das respostas foi: "devemos orar e jejuar por elas". Ou seja, inconscientemente, as pessoas pensam que ao orarem, Deus enviará anjos do céu com sacolas de roupa, alimentos, remédios, dinheiro, etc.

Não podemos esquecer que a Bíblia diz que "a fé sem obras é morta" (Tiago 2:14-26), ou seja, precisamos ter atitudes que demonstrem o que acreditamos, caso contrário, só orar não basta. Veja o que Deus disse ao povo de Israel que fazia jejuns e orações, mas não praticavam o bem:

"O jejum que desejo não é este: soltar as correntes da injustiça, desatar as cordas do jugo, pôr em liberdade os oprimidos e romper todo jugo? Não é partilhar sua comida com o faminto, abrigar o pobre desamparado, vestir o nu que você encontrou, e não recusar ajuda ao próximo?" (Isaías 58:6,7).

4) Falar mal de cristãos de outras denominações por causa de doutrinas diferentes

Jesus disse que seus discípulos seriam conhecidos por amar uns aos outros (João 13:35), mas o que vemos hoje em dia são cristãos criticando uns aos outros e ofendendo-os até mesmo nas redes sociais por causa de doutrinas e pontos de vista diferentes. Isso só gera divisão e se torna um mau testemunho para aqueles que ainda não conhecem o Evangelho. Eu sei que devemos examinar a Bíblia e julgarmos todo ensinamento errado, mas o que nos faz cristãos é a nossa dependência de Cristo, nosso Salvador, e nos esforçarmos para cumprir seus mandamentos. Por isso não devemos julgar ninguém, pois só Deus conhece o coração de cada um. Jesus disse:

"Não julguem, para que vocês não sejam julgados. Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês" (Mateus 7:1,2).

Estas foram as 4 atitudes que acredito que todo cristão precisa parar de praticar, pois a marca do verdadeiro seguidor de Cristo é o amor e a obediência à Palavra de Deus! 

LEIA TAMBÉM:
Esboços de pregações
O que é santidade e santificação?
Pequei contra Deus. E agora?

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados